MySQL não conecta pelo getConnection() Netbeans

Estou já a um tempo tentando fazer com que meu banco de dados MySQL conecte pelo getConnection(), já tentei varias formas diferentes, de colocar o nome do banco, já vi varios tutoriais inclusive os tutoriais que são do próprio site do MySQL, videos, postagens na internet e nenhuma das soluções lá vistas resolveu meu problema!

Estou tentando usar o formato que não recorro ao driver manualmente uma vez que nas versões mais atuais do java isso é feito automaticamente.

Segue um print do do código que executei ao lado do banco conectado.

O erro é o seguinte:

Exception in thread "main" java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:mysql:@localhost:3306/Java
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:689)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:247)
	at acessobanco.AcessoBanco.main(AcessoBanco.java:14)
/Users/Alecell/Library/Caches/NetBeans/8.1/executor-snippets/run.xml:53: Java returned: 1
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 0 segundos)

Eu uso Netbeans no Mac com MAMP, inicialmente a porta do MySQL era 8889, cheguei a pensar que seria esse o problema e modifiquei para 3306 mesmo assim não funcionou. Fiz uma verificação de se o banco esta funcionando na nova porta(3306) com o MySQLWorkbanch e esta de fato funcionando, eu só não consigo efetuar a conexão via código java.

O JDBC foi instalado de varias formas diferentes e o mysql-connector-java-5.0.8-bin.jar de fato esta na biblioteca do projeto.

Tente com essa classe de conexão


import java.sql.Connection;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.*;
import java.util.logging.Level;
import java.util.logging.Logger;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Conexao {
    public static PreparedStatement stm = null; //responsavel por preparar e realizar pesquisas no banco de dados
    public static ResultSet rs = null; //responsavel por armazenar o resultado de uma pesquisa
    public static Connection conn = null; //responsavel por realizar a conexao com o banco de dados

    private static final String DRIVER  = "com.mysql.jdbc.Driver"; // responsavel por identificar o serviço de banco de dados
    private static final String URL = "jdbc:mysql://localhost:3306/SeuBanco"; //responsavel por setar o local do banco de dados
    private static final String USUARIO = "root";
    private static final String SENHA = ""; 

    //metodo que realiza a conexao
    public static void getConexao() {
        try {
            System.setProperty("jdbc.Drivers", DRIVER); //seta a propriedade de driver de conexao
            conn = DriverManager.getConnection(URL,USUARIO,SENHA);
            System.out.println("Conectato");
            
        } catch (SQLException ex) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de conexao");
            Logger.getLogger(Conexao.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
        }
    }
    
    public static void main(String[] args) {
        Conexao.getConexao();
    }

}

A exceção diz que o Driver não é adequado. Vai em bibliotecas do seu projeto, e tente adicionar o Driver JDBC do mysql, lá vai ter a lista, adicione esse

1 curtida