Olá,
Preciso gerar um relatório que calcule a porcentagem de preventivas não concluídas de um funcionário e exiba no relatório
Para fazer isso criei uma tabela onde guardo nela as informações como nome do funcionário, porcentagem e o mês referente.
A questão é que não posso por exemplo gerar 2 informações para um mesmo funcionário em um mesmo mês, então fiz o seguinte trigger abaixo:
[code]CREATE TRIGGER preventiva_AUPD AFTER UPDATE ON preventiva FOR EACH ROW
– Edit trigger body code below this line. Do not edit lines above this one
if exists (select idFuncionario as fatoIdFun,data from fato_performance_individual where idFuncionario = NEW.idFuncionario and data = NEW.data) then
UPDATE preventiva.fato_performance_individual
INNER JOIN (SELECT preventiva.idFuncionario,nome,count(idPreventiva) * t.factor AS pct,MONTH(data) as MES,data
FROM preventiva
INNER JOIN funcionario on funcionario.idFuncionario = preventiva.idFuncionario
JOIN (SELECT 100/COUNT(*) AS factor FROM preventiva where idFuncionario = NEW.idFuncionario and data= NEW.data ) AS t
where preventiva.idFuncionario = NEW.idFuncionario and data= NEW.data and concluida = 0
GROUP BY data,concluida) as f – Tabela para o join
ON preventiva.fato_performance_individual.idFuncionario = f.idFuncionario
SET porcentagem = f.pct
WHERE fato_performance_individual.idFuncionario = NEW.idFuncionario and fato_performance_individual.data = NEW.data;
else
INSERT INTO preventiva.fato_performance_individual
(idFuncionario,Nome,porcentagem,mes,data)
SELECT preventiva.idFuncionario,nome,count(idPreventiva) * t.factor AS pct,MONTH(data) as MES,data
FROM preventiva
INNER JOIN funcionario on funcionario.idFuncionario = preventiva.idFuncionario
JOIN (SELECT 100/COUNT(*) AS factor FROM preventiva where idFuncionario = NEW.idFuncionario and data= NEW.data ) AS t
where preventiva.idFuncionario = NEW.idFuncionario and data= NEW.data and concluida = 0
GROUP BY data,concluida;
end if;[/code]
Minha questão é, essa é de fato uma boa solução?
É performático fazer isso ? Vou ter muito impacto negativo? Se sim porque?
Se algum poder ajudar agradeço.
Att
Se eu entendi bem o que voce quer fazer eu criaria uma chave primaria para evitar duplicidade de registros e avaliaria a possibilidade de transferir a regra de negocio para aplicação .
[quote=misterzire]Se eu entendi bem o que voce quer fazer eu criaria uma chave primaria para evitar duplicidade de registros e avaliaria a possibilidade de transferir a regra de negocio para aplicação .
[/quote]
É possível criar uma chave primaria para evitar duplicidade de diversos campos?
Porque o que não posso deixar duplar é registro para uma mesma data em um mesmo funcionário.
Apenas sei evitar registros duplicados em um campo e se eu restringir em um campo não conseguirei as informações que preciso.
Pensei em ter a regra de negocio na aplicação, mas não vi uma maneira de faze-la.
[quote=bacoco][quote=misterzire]Se eu entendi bem o que voce quer fazer eu criaria uma chave primaria para evitar duplicidade de registros e avaliaria a possibilidade de transferir a regra de negocio para aplicação .
[/quote]
Porque o que não posso deixar duplar é registro para uma mesma data em um mesmo funcionário.
Apenas sei evitar registros duplicados em um campo e se eu restringir em um campo não conseguirei as informações que preciso.
Pensei em ter a regra de negocio na aplicação, mas não vi uma maneira de faze-la.
[/quote]
Sim , você pode criar uma chave primaria com os campos data e funcionário.
[quote=misterzire][quote=bacoco][quote=misterzire]Se eu entendi bem o que voce quer fazer eu criaria uma chave primaria para evitar duplicidade de registros e avaliaria a possibilidade de transferir a regra de negocio para aplicação .
[/quote]
[/quote]
Sim , você pode criar uma chave primaria com os campos data e funcionário. [/quote]
Como eu poderia fazer isso no MYSQL? Apenas declarar a PK composta para as colunas que desejo não faria isso,faria?