Mysql, url de localhost diferente?

Fala gente boa!!
Gostaria de salvar banco de dados mySql em qualquer lugar no computador e indicar a url (como eu indico por exemplo url de imagem).
c:\imagens…

Porque se não, pra eu levar meu aplicativo com o banco pra outro lugar vou ter que instalar o mysql lá também, ou me conectar usando o meu pc como servidor.

Ficaria desse tipo>
connection = DriverManager.getConnection(jdbc:mysql://localhost:3306/c:/banco de dados/books, “usuario”, “senha”);

Alguém sabe se dá pra fazer algo parecido com mySql usando java?
Grato!

Quatro ideias:

a) Armazenar as imagens dentro da base, e nao depender dos caminhos
b) Tornar os caminhos configuraveis (a partir do nome da maquina), e fazer join com uma tabela
c) Utilizar um pacote de VPN, como o SSH/OpenVPN/PPTP/Hamachi
d) Utilizar o MySQL Connector/MXJ

Nenhuma ideia eh melhor que a outra. Todas elas impoem restricoes. Cabe a voce escolher qual a melhor.

Amigo,

Mesmo que você consiga salvar o banco em um arquivo (acho que não dá) você aiunda precisa do SGBD para gerenciar o banco, não escapando da necessidade de instala-lo. O certo seria um servidor só para o banco.

Mas se mesmo assim vc precisa distribuir o banco com a aplicação vc poderia usa um SGBD embarcado, como o Apache Derby. Dá uma pesquisada.

Até mais!

Sem ter instalar o MySQL não tem como. Além da sugestão do davidbuzatto, há também a opção do DB4O. Pesquise!

Boa sorte.

Valeu gente!!
Vou dar uma olhada!

Fala gente boa!!
Foi pro FireBird com ele dá pra fazer o que eu queria.
Valeu a ajuda!!
Att.