Gente pelo amor de Deus. Estou fazendo um aplicação Rmi e quero utilizar como um banco o mysql. Só q ñ estou conseguindo conectar ao banco pois ele ñ acha o drive. Já baxei o mysql-connector-j mas ñ sei onde colocar ele pra q ele funcione. Por favor me ajude. Tb gostaria de saber o q eh CLASSPATH e onde fica. Valeu.
Mysql
11 Respostas
coloca a estrutura do projeto…
Tipo já li um bucado de tutorial, já fiz tudo o q eles mandam, mas o meu programa executa mas na hora de conectar ao banco ele ñ encontra o driver. Preciso só disso para continuar meu projeto q ainda ñ esta feito.
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.108.1.guj
Adicione o jar no projeto. Usa eclipse? Vai no configure build path.
Você está usando alguma IDE, tipo NetBeans, Eclipse, JBuilder, etc???
Se estiver, elas possuem um gerenciador de bibliotecas, onde você pode adicionar o jar do conector/j diretamente no classpath da sua aplicação…
Diga qual IDE está usando que te ajudo com isso…
Um abraço!
Você está usando alguma IDE, tipo NetBeans, Eclipse, JBuilder, etc???
Se estiver, elas possuem um gerenciador de bibliotecas, onde você pode adicionar o jar do conector/j diretamente no classpath da sua aplicação…
Diga qual IDE está usando que te ajudo com isso…
Um abraço!
Obrigado pela ajuda estou usando o NetBeans.
Aí, fera…
Fica fácil, se está usando o NetBeans…
- Vá na guia Projetos, em árvore no canto esquerdo da interface da IDE, e clique com o botão direito do mouse sobre o item “Bibliotecas”…
- Nome MenuPop-Up que se abre selecione “Adicionar Biblioteca”…
- Uma vez aberta a janela de adição de bibliotecas, clique em “Gerenciar Bibliotecas” para criar uma nova contendo o Connector/j…
- Na janela do Gerenciador de Bibliotecas adicione uma nova biblioteca clicando em “Nova Biblioteca”…
- Dê um nome (sem caracteres especiais) para a biblioteca, tipo: JDBC_MySQL…
- Observe se ela foi adicionada ao jList do canto superior esquerdo da janela do Gerenciador de Bibliotecas e certifique-se de que esteja selecionada…
- Na aba “Classpath”, adicione o arquivo .jar do seu conector JDBC acessível na pasta para onde extraiu o conector clicando em “Adicionar JAR/…”…
- Finalize o Gerenciador de Bibliotecas clicando em OK para confirmar…
- Novamente na janela Adicionar Biblioteca, procure no jList a biblioteca que acabou de adicionar e clique em “Adicionar Biblioteca”…
E pronto! Já está disponível agora no seu Classpath…
Salientando, o ClassPath, como o próprio nome sugere, é o diretório de seu projeto de software feito em java contendo as bibliotecas e classes dos quais sua aplicação necessitará para rodar na JVM, basicamente…
Espero que te ajude…
Um grande abraço!
Aí, fera…
Fica fácil, se está usando o NetBeans…
- Vá na guia Projetos, em árvore no canto esquerdo da interface da IDE, e clique com o botão direito do mouse sobre o item “Bibliotecas”…
- Nome MenuPop-Up que se abre selecione “Adicionar Biblioteca”…
- Uma vez aberta a janela de adição de bibliotecas, clique em “Gerenciar Bibliotecas” para criar uma nova contendo o Connector/j…
- Na janela do Gerenciador de Bibliotecas adicione uma nova biblioteca clicando em “Nova Biblioteca”…
- Dê um nome (sem caracteres especiais) para a biblioteca, tipo: JDBC_MySQL…
- Observe se ela foi adicionada ao jList do canto superior esquerdo da janela do Gerenciador de Bibliotecas e certifique-se de que esteja selecionada…
- Na aba “Classpath”, adicione o arquivo .jar do seu conector JDBC acessível na pasta para onde extraiu o conector clicando em “Adicionar JAR/…”…
- Finalize o Gerenciador de Bibliotecas clicando em OK para confirmar…
- Novamente na janela Adicionar Biblioteca, procure no jList a biblioteca que acabou de adicionar e clique em “Adicionar Biblioteca”…
E pronto! Já está disponível agora no seu Classpath…
Salientando, o ClassPath, como o próprio nome sugere, é o diretório de seu projeto de software feito em java contendo as bibliotecas e classes dos quais sua aplicação necessitará para rodar na JVM, basicamente…Espero que te ajude…
Um grande abraço!
Valeu pela dica. Fiz tudo o q vc solicitou ai em cima, mas ñ deu certo. Já fiz um bucado de coisa e nunca dá certo. Mesmo assim valeu.
Amigão, então explica melhor qual o seu problema porque pelo o que disse com certeza isso resolve o seu problema…
Aliás, você está usando qual versão do NetBeans???
Se for a versão 6 então observe que ela já vem com um conector JDBC instalado para o MySQL…
Aconselho a você excluir esse conector que vem nele pelo mesmo caminho, no gerenciador de Bibliotecas,
e depois instalar novamente o seu conector seguindo os passos que te enviei…
Mas, se for o NetBeans 5.5 então você não está sabendo se expressar quanto ao problema…
Copie e cole aqui a mensagem de erro que o cacth do printStakeTrace escreve na sua tentativa de conexão…
Vamos lá…
Um braço!
Amigão, então explica melhor qual o seu problema porque pelo o que disse com certeza isso resolve o seu problema…
Aliás, você está usando qual versão do NetBeans???
Se for a versão 6 então observe que ela já vem com um conector JDBC instalado para o MySQL…
Aconselho a você excluir esse conector que vem nele pelo mesmo caminho, no gerenciador de Bibliotecas,
e depois instalar novamente o seu conector seguindo os passos que te enviei…
Mas, se for o NetBeans 5.5 então você não está sabendo se expressar quanto ao problema…
Copie e cole aqui a mensagem de erro que o cacth do printStakeTrace escreve na sua tentativa de conexão…
Vamos lá…
Um braço!
Vamos lá. Eu estou usando a versão 5.0. E a msg de erro q dá eh “Driver ñ encontrado”. Já coloquei essa nova biblioteca. Já fiz uma variavel de ambiente CLASSPATH, PATH, JAVA_HOME, enfim tentei de tudo mas sempre dá esse erro “Driver ñ encontrado”. Ficou mas claro assim?. Obrigado pela atenção. Brother. E o código q estou usando eh esse:
public void conecta(String nome, String ende, String tel, String cpf, String status)
{
try{
Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);
Connection con = DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost:3306/banco”,"","");
Statement stmt = con.createStatement();
stmt.executeUpdate(“insert into cliente (nome, endereco, cpf, telefone, status) values(’”+nome+"’ , ‘"+ende+"’, ‘"+cpf+"’, ‘"+tel+"’, ‘"+status+"’)");
con.close();
}catch(SQLException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, “Erro Cmdo SQL” + e.getMessage());
}catch(ClassNotFoundException e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, “Driver não encontrado”);
}
}
Está complicado, heim…
Deveria estar funcionando…
Dá uma olhada na sua string de conexão, o seu usuário aí do MySQL está em branco mesmo? Não deveria estar “root”?
O padrão do MySQL é o usuário root sem senha, então se você não modificou deverá estar assim também na sua String de conexao…
Se não for isso, faz o seguinte…
Retorne com e.getMessage() também o catch (ClassNotFoundException e)…
E me mostra o erro…
Está complicado, heim…
Deveria estar funcionando…
Dá uma olhada na sua string de conexão, o seu usuário aí do MySQL está em branco mesmo? Não deveria estar “root”?
O padrão do MySQL é o usuário root sem senha, então se você não modificou deverá estar assim também na sua String de conexao…
Se não for isso, faz o seguinte…
Retorne come.getMessage()também o catch (ClassNotFoundException e)…
E me mostra o erro…
Velho brigadão, deu certo agora. O dificil vai ser saber o q foi q eu fiz pra dar certo. Hehehehehe. Mas valeu pela ajuda, continue sempre assim ajudando a quem precisa. Valeu.