N° de frameworks interfere no desempenho da aplicação?

6 respostas
Lucier

Bom dia!

Pessoal sou novo com java, e gostaria que me tirassem uma dúvida: na empresa em que estou estagiando (eu e mais outros dois colegas) vamos desenvolver um sistemade pagamento, estamos pensando em usar JSF 2, PrimeFaces 3, Spring 2.5, Spring Security 2, hibernate 3.

O sistema vai ser acessado via internet, a nossadúvida é a seguinte: a quantidade de frameworks utilizado vai interferir no desempenho da aplicação?

Lucier

6 Respostas

Rodrigo_Sasaki

A resposta é aquela que todo mundo detesta… Depende.

Depende de como vocês implementarem, se for tudo bem feito, se conhecerem os frameworks, você conseguem desenvolver de forma que esse impacto seja menor.

Na minha opinião os 2 frameworks aí que mais podem causar perda de desempenho são o JSF e o Hibernate, se não souber o que está fazendo com eles, pode fazer muita besteira e deixar sua aplicação pesada por bobeira.

Hebert_Coelho

digaoneves:

Depende de como vocês implementarem, se for tudo bem feito, se conhecerem os frameworks, você conseguem desenvolver de forma que esse impacto seja menor.

Na minha opinião os 2 frameworks aí que mais podem causar perda de desempenho são o JSF e o Hibernate, se não souber o que está fazendo com eles, pode fazer muita besteira e deixar sua aplicação pesada por bobeira.

+1

Ataxexe

Lucier:
Bom dia!

Pessoal sou novo com java, e gostaria que me tirassem uma dúvida: na empresa em que estou estagiando (eu e mais outros dois colegas) vamos desenvolver um sistemade pagamento, estamos pensando em usar JSF 2, PrimeFaces 3, Spring 2.5, Spring Security 2, hibernate 3.

O sistema vai ser acessado via internet, a nossadúvida é a seguinte: a quantidade de frameworks utilizado vai interferir no desempenho da aplicação?

Lucier

Não. O desempenho será de acordo com a qualidade dos frameworks e do uso deles no sistema. Um exemplo disso é utilizar um framework de cache de segundo nível pro Hibernate. Se o framework for de qualidade, o desempenho do sistema pode melhorar porque se o uso dele for ruim (colocar cache de segundo nível pra consultas onde os valores mudam muito rapidamente, por exemplo) o desempenho do sistema vai cair.

drsmachado

jakefrog:
digaoneves:

+1

+2.
Agora, só um adendo, se você não souber o que está fazendo com o Spring e o Spring Security, vai ficar lento também.

FernandoFranzini

Não.
Desempenho de uma solução esta relacionado com outros fatores, sendo o principal deles: arquitetura, mas praticas, anti-patterns, falta de know how, etc.

Lucier

Valeu pessoal, vamos começar a implementação e vamos postando as dúvidas

Obrigado

Lucier

Criado 10 de agosto de 2012
Ultima resposta 10 de ago. de 2012
Respostas 6
Participantes 6