N parãmetros no iReport

2 respostas
M

Seguinte…

Estou com uma dificuldade para combinar parâmetros de pesquisa na geração de relatórios utilizando o iReport. Até o momento consigo efetuar o seguinte tipo de pesquisa:

select * from lancamento where id = $P{IdLancamento};

Tranquilo… executa perfeitamente.

Mas agora preciso combinar parâmetros, pois na minha entrada de dados o usuário pode efetuar uma pesquisa de várias maneiras… por exemplo: por código, por nome + data, por nome + valor, por valor + data + nome… e assim por diante. Então penso em montar uma string de acordo com oq o usuário preencher, +/- assim:

“select * from lancamento where nome like '%”+paramNome+"%’";
“select * from lancamento where valor=”+paramValor+" and nome like ‘%"+paramNome+"%’";

etc… e mandar essa string inteira como parâmetro para o relatório. Mas não sei como fazer…

alguém pode me ajudar?

att.
Mari

2 Respostas

A

Entendi seu problema da seguinte forma: em um único relatório você quer permitir que o usuário selecione critérios de pesquisa diferentes, ok? Bom, seria preciso analisar melhor o teu SQL, mas vou chutar um palpite: quando você cria um parâmetro no iReport, tem como você setar um valor default pra ele. Será que isso resolveria, tipo, se o usuário não passar um valor para determinado parâmetro, o valor default daria conta de trazer o resultado desejado?

M

EXATAMENTE!

Olha soh como ficou minha sql:
select * from lancamento $P!{param};

Esse parâmetro é uma string, onde o valor default é: “where id=1”. Assim posso montar meu parâmetro de acordo com os critérios escolhidos pelo usuário.

Obrigada pela ajuda. :slight_smile:

abraços,
Mari

Criado 26 de abril de 2007
Ultima resposta 27 de abr. de 2007
Respostas 2
Participantes 2