Boa noite pessoal,
Pensei muito para abrir esse tópico e principalmente como escrevê-lo, espero que tenham paciência tanto comigo como para ler um pouco da história por trás dele.
A cerca de 4 anos venho na batalha para me tornar um desenvolvedor, principalmente motivado por necessidades pessoais. No começo do ano com a ajuda de muitos aqui do fórum consegui montar uma espécie de roteiro do que seria necessário aprender para ser um bom desenvolvedor, ou pelo menos com uma base mais sólida.
Tomei coragem, me inscrevi no Alura no começo do ano e completei os cursos de HTML5/CSS3 e Lógica de Programação 1 e 2. Pela minha sequência eu deveria ter ido para jQuery, mas optei por aprender Banco de Dados e é ai que meus problemas começam.
Novamente com a ajuda do pessoal entendi que antes de Banco de Dados eu deveria aprender a modelar os dados antes. Por indicação, comecei lendo o Projeto Banco de Dados de Carlos Heuser e não me adaptei muito bem, dai tentei o Modelagem Lógica de Dados do Eduardo Bernardes, indicado por ele mesmo, o qual mantenho contato por e-mail inclusive.
O livro do Eduardo eu gostei muito, a questão é que, não sei se sou eu, mas me sinto um pouco inseguro lendo o livro e fazendo os exercícios sem alguém pra discutir.
Cheguei a conversar com o Paulo Silveira por e-mail, se ele conhecia algum curso de modelagem de dados e ele me disse que é uma coisa que se aprende mais no meio acadêmico, o que comprovei vendo as grades de vários cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação etc.
Basicamente o que eu procuro é um curso disso, um professor particular ou alguém que possa me ver como aprendiz, como eu disse no começo, tenho projetos pessoais que eu gostaria de ter alguém para trocar ideia, quem sabe desenvolver em parceria. Sou de Piracicaba e estou com dificuldade de encontrar alguém daqui, mas se tiver algo em Campinas consigo dar um jeito. Meu desespero é tanto que cogito me mudar pra São Paulo se me disserem que só lá vou encontrar a pessoa/curso que procuro.
Vi que na formação Oracle do Senac tem a parte de modelagem de dados, seria esse um caminho? Não sei o que a vida me reserva, mas não queria aprender nada especifico agora, quero algo mais genérico, que pode ser aplicado para qualquer SGBD.
Outra opção seria cursar o semestre de Banco de Dados de uma faculdade, é praticamente o que estou decidido a fazer, só fico na dúvida pelo tempo que toma, prefiro algo mais direcionado e rápido!
Sei que muitas pessoas podem gostar de algo, mas não foram feitas para aquilo. Não vai ser a falta de determinação que vai me tirar desse caminho, só se realmente eu não for feito pra isso hahaha
As vezes acho que me preocupo demais com a formação dessa base, mas tem horas que vejo como algo bom, enfim, deixo para vocês julgarem.
Conto com a ajuda de vocês, quem sabe pela última vez!
Um abraço,
Flávio