Na opinião de vocês, o quão difícil é desenvolver uma calculadora no Java?

Estou tentando desenvolver uma calculadora com interface gráfica, porém estou tendo dificuldades. Queria saber de vocês, se for pra classificar num nível de 1 a 10, o quão difícil é desenvolver uma calculadora? A minha possui apenas as opções de somar, subtrair, multiplicar e dividir, além de contar com raiz quadrada e um botão para limpar. Estou tentando fazer um pouco parecida com a do Windows.

dificuldade 1, rs

Você está usando qual versão do java? E qual frameword de interface gráfica? Há alguma restrição?

Oi, estou usando a última versão do Java. Eu to usando Swing mesmo. Não é tão fácil assim, você já fez uma? Se sim, queria umas dicas se puder dar.

Você não tem experiência, por isso não é tão fácil. A sugestão que eu dou é, faca duas classes, uma CalculadoraController e outra CalculadoraView.
A view será responsável pelos elementos do swing. E o controller pela lógica das operações.
No controller você coloca como método as operações que sua calculador vai ter, por exemplo:
public Double somar(Double a, Double b) { return a + b; }
Na view, você cria os componentes do swing e uma instancia desse controller. Quando ele informar um valor e uma operaçao, voce guarda esses dois e solicita o segundo operando. Quando clicar em igual, voce verifica qual operaçao selecionou, valida os valores, chama o controller para executar a operação e seu retorno, exibe como resultado.

Valeu cara.

Eu estava fazendo tudo dentro da mesma classe rsrs. Vou tentar fazer com duas classes, porém não vai ser bem como você disse. No final se der certo eu posto o resultado aqui.

Tudo na mesma classe funciona? Sim, porém não é o correto. Supomos que você não quer mais usar swing, que você quer usar outra API de interface gráfica. Você teria que sair vasculhando o código dessa classe para saber o que é interface e o que é lógica, para poder alterar apenas os trechos da tela. No caso dessa calculadora, não é muito complexo. Mas a medida que a lógica se complica, trabalhar em uma classe “dona de tudo” se torna difícil.

Muito obrigado pelos conselhos, vou usá-los. Ai está minha calculadora :slight_smile::

1 curtida