Na sua opinião vale mais a pena ganhar R$ 6.000,00/mês CLT ou R$ 56,00/hora PJ?

Considerando que nenhuma proposta tem beneficios significativos alem dos basicos do CLT (ferias, 13o terceiro, FGTS, …)

Como PJ a hora é aberta porem dificilmente tem hora extra.

[quote=Japp]Considerando que nenhuma proposta tem beneficios significativos alem dos basicos do CLT (ferias, 13o terceiro, FGTS, …)

Como PJ a hora é aberta porem dificilmente tem hora extra.[/quote]

Acho que depende muito da pessoa, se é uma pessoa que manja que consegue fácil algo como PJ nessa média salarial e consegue manter certinho pagando todos os impostos/contribuições necessários, acho bacana, afinal a empresa pode te dispensar quando quiser, então você não tem um certo tipo de “segurança”…

Atualmente eu prefiro ganhar R$6.000,00/mês como CLT.

Quanto eu realmente estiver bom e sabendo que é dificil ficar sem emprego, eu opto por PJ…

PJ, PJ é oque á no mercado… concerteza hoje em dia botando na ponta do lapis o PJ sai largado…

À primeira vista a proposta PJ parece melhor, mas é preciso levar em conta. Quantas horas mensais serão pagas ? 160 (8 x 20)? Outro fator importante é a segurança. Em uma capital talvez valha a pena se arriscar para ganhar um pouco mais, assim você não sentirá falta dos 40% do FGTS caso você seja demitido. Porém, se na sua região a oferta de vagas não for tão grande, talvez é interessante ter um pouco mais de segurança com o contrato CLT.

Obrigado a todos pelas dicas importantes.

A carga horária nas duas propostas é de 8 horas diarias (média de 168 horas por mês).

A proposta CLT chama a atenção pela maior segurança, principalmente em caso de demissão mas o que desanima é pagar 27% de imposto, baixando para 4.300,00 o líquido. Os “benefícios” como vale alimentação e seguro médico são descontados praticamente na integra da folha, o que diminuí ainda mais o líquido.

[quote=Japp]Obrigado a todos pelas dicas importantes.

A carga horária nas duas propostas é de 8 horas diarias (média de 168 horas por mês).

A proposta CLT chama a atenção pela maior segurança, principalmente em caso de demissão mas o que desanima é pagar 27% de imposto, baixando para 4.300,00 o líquido. Os “benefícios” como vale alimentação e seguro médico são descontados praticamente na integra da folha, o que diminuí ainda mais o líquido.[/quote]

IR não é calculado assim não. É bem menos.
Depende também se tem dependentes.

A proposta CLT chama a atenção pela maior segurança, principalmente em caso de demissão mas o que desanima é pagar 27% de imposto, baixando para 4.300,00 o líquido. Os “benefícios” como vale alimentação e seguro médico são descontados praticamente na integra da folha, o que diminuí ainda mais o líquido.[/quote]

É, depende muito…

Mas você tem que ver que esse desconto não é tão alto pelo o que está perdendo… O seu FGTS é um “poupança” que pode ser usada em caso de doença para para adquirir imovel, a contribuição para aposentaria tbm, mesmo que os estudos apontem que daqui um tempo não teremos mais aposentadoria, mas é bom se prevenir… Em caso de doença ou cirurgia vc fica encostado até 30 dias recebendo valor integral do salario pela empresa… 13º, férias…

O que complica é esse desconto Integral dos beneficios …

Mas tudo vai depender do cenário… onde mora, familia, dividas, se pode ou não arriscar em ser PJ (não se complica se perder o emprego) e tals…

por isso leve em conta… já trabalhei como clt ganhando mais ou menos isso… e tive que optar por essa forma de contratação mesmo… mais é relevante vai de você sabe julgar no ato da forma de contratação.

Acho que a proposta está igual levando em consideração descontos e todos os “por fora” que você terá que pagar. No caso de igualdade, eu optaria por CLT.

Agora se rolasse HE permitindo você fazer de 190 - 200 horas, PJ seria vantagem. Enfim, ponha na ponta do lápis os descontos, valores de: Plano de saúde + Seguro de vida + Prev. Privada/Poupança/Outro investimento de longo prazo qualquer

Não negligencie esses 3 itens, não importa onde você está, TODO, repito TODO PJ deve ter esses 3 itens obrigatoriamente mantidos em ordem. Lembre-se, se amanhã você sofre um acidente, a empresa não tem qualquer responsabilidade pelo ocorrido, de forma que um seguro de vida bem negociado, é capaz de cobrir seu tempo parado. Na prática você será um funcionário trabalhando em outra forma de contratação, mas sem os benefícios (a menos que eles também sejam negociados).

Abraços :wink:

A taxa de conversão aí é 1,50. Particularmente, não aceitaria.
Especialmente se no contrato CLT houver benefícios adicionais (como plano de saúde) e no contrato PJ não.

Para valer a pena, eu só aceitaria a partir de 1,7.

[quote=ViniGodoy]A taxa de conversão aí é 1,50. Particularmente, não aceitaria.
Especialmente se no contrato CLT houver benefícios adicionais (como plano de saúde) e no contrato PJ não.

Para valer a pena, eu só aceitaria a partir de 1,7.[/quote]

É um bom ponto de reflexão…

Pessoal obrigado a todos pelas dicas.

Acabei optando pela proposta PJ por estar precisando de dinheiro rápido e porque os descontos eram demais. Fazendo uma simulação o CLT cairia para 4 mil liquido. Eles pagam metade do meu convenio mas eu tenho que arcar com da minha esposa e duas filhas. Além disso o vale refeição e tansporte são descontados da folha. Não tem PLR.

Em contra partida o PJ, descontado contador, impostos, conveio médico e seguro de vida particular vai ficar em torno de 7 mil líquido. E eles dão 15 dias de ferias remuneradas.

Na minha opinião o fator de conversão 1,5 em diante pode valer a pena, dependendo das circunstâncias e da necessidade do momento: Estabilidade vs Dinheiro rápido.

Abraços

Esse é o caminho que vejo a maioria dos programadores PJ: o dinheiro rápido sem colocar no papel os gastos com segurança e com o próprio futuro. Por isso que recomendo PJ só se a diferença for bem grande, senão a pessoa cai nessa armadilha e só vai ter ideia do que perdeu anos a frente.

[quote=marcosalex]Esse é o caminho que vejo a maioria dos programadores PJ: o dinheiro rápido sem colocar no papel os gastos com segurança e com o próprio futuro. Por isso que recomendo PJ só se a diferença for bem grande, senão a pessoa cai nessa armadilha e só vai ter ideia do que perdeu anos a frente.

[/quote]
Caí nesse erro no passado… Meus 2 primeiros anos PJ foi de um CLT em outra forma de contratação. Hoje não mais. Empresa mesmo, acordo firmado desde o contrato. Enfim.

Não esqueça das 3 coisas que lhe falei que você não pode deixar de mão:

• Plano de saúde (esse é praxe);

• Seguro de vida (esse todo mundo relaxa, mas vá no seu banco e converse com seu gerente e verá que existem seguros que previnem quase tudo que pode ocorrer de errado com você. É OBRIGATÓRIO e não é caro);

• Investimento (aqui vai do perfil, eu tenho colocado uma parte em Poupança, uma parte em fundos de ações/renda fixa e outra começando a fuçar a renda variável na bolsa de valores, apesar dessa última ser em menor grau, afinal estou começando a aprender ainda)

Não ignore esses 3 no mínimo.

Abs []