Nada como a ajuda de quem conhece - Help - Ponto de Partida para caminhada Java

:slight_smile: Olá. Bom dia a todos.

É a primeira vez que escrevo em um fórum deste site. Sou Analista, Programador, Administrador Notes a 11 anos conheço todas as versões mas chegou a hora de mudar. Quero muito desenvolver em Java e vou desenvolver em Java mas preciso da ajuda de quem já passou por isso aqui.

Nesses anos tentei mudar o rumo da minha carreira para ir de encontro ao Java mas me frustrei algumas vezes… a última eu pedi ajuda para um programador da empresa que eu estava trabalhando e ele instalou um monte de coisas no meu Notebook. Eclipse, Apache etc, etc… MND - Manjo Nada Disso. Nem sabia para que servia aquilo. Abandonei os softwares ocupando espaço no meu HD. Cotei cursos mas não os fiz com medo de não dar em nada por não executar trabalhos na linguagem… enfim. Estou em mais um daqueles momentos em que quero muito aprender JAVA. Fiz uma busca “Java Comecinho” em busca de livros para iniciantes mesmoooo e um dos links era de uma resposta em um forúm do GUJ… Estou muito mais animado que das outras vezes pois, encontrei esperança de verdade neste site. Comecei pelo:

Prazer, Java!

Depois fui para :

Instalando e configurando o JDK no Windows

E assim foi:

Classpath, entendendo o que é e para que serve

Até chegar em:

Hello, World - Seu primeiro programa em Java!
e Os principais erros de um desenvolvedor Java

Nossa adorei ver os resultados e me deu uma baita injeção de ânimo… era isso que eu precisava… o basico… o início… para um leigo total mesmo… mas agora fiquei sem saber oque fazer. Nesta sequencia eu entendi tudo mas depois disso não entendi nada de todos os tutoriais que li. Li a respeito de criar coisas no Eclipse e outros tópicos.

Já deu para perceber o quanto preciso de detalhamento básico. E agora oque que eu faço??? Compro um livro? Qual? Pesquiso em Sites? Qual? Existe mais algum material que você conheçam que pode me ajudar passo a passo a iniciar minha carreira em JAVA?

Enquanto não tenho respostas nesse fórm vou pesquisando aqui.

Obrigado a todos…

Tenham um bom dia.

Fabio

Tem as apostilas da Globalcode http://globalcode.com.br/index.jsp?pagina=downloads.jsp , livros tem que dar uma procurada, depende também do que vc quer, você tambem podem dar uma olhada na página da Caellum se lhe interessar, o resto é vontade.

Use a ferramenta de pesquisa do GUJ que você vai encontrar bastante coisa.

Veja esta mensagem:

http://www.guj.com.br/posts/preList/96946/520591.java#520591

Olá

Alguém conseguiu baixar e abrir algum PDF?

Sim, muitos poderia ser indicados mas sugiro pelo menos 3:

  • JUnit in Action ou outro livro qualquer que ensine testes unitários. Aprenda Java fazendo testes unitários.

  • Head first Design Patterns

  • Effective Java 2nd Ed

Mas antes de comprar estes livros sugiro fortemente que leia a apostila que pode ser baixada em http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp e também que leia de forma crítica http://www.ime.usp.br/~peas/files/TutorialOOA.pdf Quando digo ler de forma crítica é buscar entender cada afirmação nem que para isto precise googlar um pouco.

[]s
Luca

Caro amigo, as apostilas da caelum são fantásticas! Pegue a primeira, fj-11, se não me engano
http://blog.caelum.com.br/apostilas/

[color=green]Sim, baixei algumas apostilas aqui para dar uma olhada, o conteúdo é bom.[/color]

Olá

[color=green]Sim, baixei algumas apostilas aqui para dar uma olhada, o conteúdo é bom.[/color][/quote]

Por aqui continua dando a mesma mensagem de erro de arqjuivo corrompido. Tentei também baixar o PDF ao invés de abrir diretamente no Firefox e só baixa 13Kb.

[]s
Luca