Não aguento mais a área do TI

Em 2018, iniciei meu curso de Sistemas de Informação que concluo no próximo ano. Nesse meio tempo tive uns 7 empregos, 3 na área do TI. Estagiei como programadora em uma usina, trabalhei com SEO e programação web em uma agência de marketing, até que cheguei em meu estágio atual em uma montadora de automóveis, que está me deixando maluca.

Estou há quase dois anos nessa empresa, e fico dividida em 2 setores distintos : segurança da informação e desenvolvimento de aplicações.

Em segurança, trato de controle de acesso, respostas intermináveis a auditorias e adequação de processos que estão um verdadeiro caos. No desenvolvimento de aplicações, não só desenvolvo, como faço levantamento de requisitos, desenho o banco, treino os usuários, assobio e chupo cana.

Estou sozinha nas duas equipes. Me reporto a uma pessoa em cada caso, mas que somente me direcionam em algumas situações / decisões. O trampo é todo meu e da minha euquipa.

Isso tudo me deixou exausta do TI e louca pra sair da área.

Queria saber dos que estão há mais tempo na área: TI é essa loucura mesmo? Trabalhar 24x7 com uma remuneração baixa? Aguentar usuário e seus pedidos de sistemas que façam um mundo de coisas?

Obrigada desde já pelas opiniões e disponibilidade em me ajudar.

Na verdade você não aguenta mais essa empresa. Já poderia ter tentado encontrar uma melhor oportunidade.

Não sei se é esse o caso, mas no geral evite empresas de TI, ou pelo menos desse tipo que está. Você pode trabalhar com TI em empresas de diversas atividades-fim, onde as pessoas são mais normais, pois o foco é o Negócio. E tem que ser grande empresa, para o trabalho ser bem dividido.

Na verdade não é uma empresa de TI, é uma montadora de automóveis. E não é uma empresa pequena, tem mais de 160 mil funcionários e atua em 200 países.

Mas sim, concordo que o problema é a empresa e que as tarefas são mal distribuídas.

E já estou em busca de uma nova oportunidade, mesmo com a oportunidade de ser efetiva na empresa atual (o que só aumentaria as responsabilidades).

Obrigada por compartilhar sua opinião e pelas dicas.

Se a situação dos efetivos é pior, não fique mesmo. Mas geralmente é o contrário, quem não é efetivo ou é terceiro trabalha mais do que os funcionários efetivos.

3 curtidas

E porque não desenvolve um projeto para reestruturar a unidade de TI dentro da empresa?

Já trabalhei numa situação onde tinha que dirigir 100km para chegar aos clientes para trabalhar e ainda ficar escutando problemas causados por outras pessoas. Acontece. Porém hoje estou num lugar que gosto muito de trabalhar, tem seus problemas, mas nada fora do normal. Esses perrengues fazem parte da trilha profissional e, com esforço, tu vai conseguir melhorar um pouco de cada vez.

Siga a dica do @javaflex, tente ver outras oportunidades, a demanda de profissionais é alta no mercado, ainda mais hoje com o aumento de trabalho remoto.

3 curtidas

Tem empresas que são uma bagunça, eu não procuro trabalhar em ambientes assim.

Tem empresas que não sabem valorizar seus colaboradores, neste caso, pula fora e Esche outra.

Usuário sempre vai pedir coisas surreais, tem que aprender a dizer “não” e explicar o porquê não pode ser feito.