Não chama Converter

Oi pessoal to com o seguinte problema tenho um campo do tipo integer que foi ligado a componente h:selectBooleanCheckbox e estou usando um converter customizado para trocar os valores de boolean para integer quando o h:selectBooleanCheckbox for alterado mais não esta funcionando o problema é que com o selectBooleanCheckbox quando o usuario altera de true para false e da um submit na pagina ele não invoca o metodo getAsString do meu converter mais se eu ligar em um inputbox funciona perfeitamente. Sera que é um bug do h:selectBooleanCheckbox ??? Alguem sabe como resolver isso ???

Segue abaixo o código:

// Converter para teste

@Override
public Object getAsObject(FacesContext context, UIComponent component, String value)
{
    System.out.println("<<<<passou pelo Getasobject valor "+ value);
}

@Override
public String getAsString(FacesContext context, UIComponent component, Object value)
{
    System.out.println("<<<<passou pelo Getasstring valor ");
}

Declaracao Facesconfig

<converter>
    <description>Conversor Boolean para integer</description>
    <converter-id>Booleantoint</converter-id>
    <converter-class>
        br.com.util.Booleantoint
    </converter-class>
</converter>

Jsp que não funciona
<h:selectBooleanCheckbox converter="Booleantoint" id="SBCreprova" value="#{GradeBB.grade.reprova}">
</h:selectBooleanCheckbox>

Tambem não funciona
<h:selectBooleanCheckbox  id="SBCreprova" value="#{GradeBB.grade.reprova}">
      <f:converter converterId="Booleantoint"/>
</h:selectBooleanCheckbox> 

assim funciona
<h:inputText styleClass="inputText" id="reprova" value="#{GradeBB.grade.reprova}" required="true" requiredMessage="O campo Reprova é Obrigatorio !!!">
      <f:converter converterId="Booleantoint"/>
</h:inputText>

Fico aguardando uma resposta ou qualquer dica.

Um abraço.

Eu imagino que como esse componente só trabalha com true e false não tem motibo algum para usar um converter.

Pelo o que eu andei lendo em alguns outros foruns em ingles, pelo que deu pra entender parece ser um bug que tem neste componente uma vez que ele foi feito como voce mesmo disse, pra receber true ou false. Mais no meu caso eu vou ter que fazer uma gambi porque o banco é de um sistema que não é meu e não tem como trocar o tipo do campo.

Ainda aguardo qualquer sugestão se alguem souber.

Um abraço