Galera estou estudando pelo livro do Khalid Mughal (A Programmer’s Guide to Java Certification: A Comprehensive Primer, Second Edition) e na parte de this() e super() tem uma questão meio troncha, eu tô achando q tem duas questões.
Pra não influenciar a resposta eu vou por a pergunta e dizer a minha resposta e pq. Depois eu ponho a resposta correta…
Valeu
A minha resposta foi a letra (e) mas não está correto.
Eu coloquei essa resposta pq ao utilizar um super() como primeira linha de um construtor de uma subclasse ele sempre ira chamar o construtor default da classe pai, desde que ele exista. Essa não é a condição de se chamar o super() (sem argumentos)???
Isso deve ser verdade… suponhamos que a super classe e a subclasse não possuem um construtor… quando a subclasse for instanciada o construtor da superclasse será chamado, implicitamente, por meio do método super().
[quote=alexpfb]e se a superclasse tiver declarado o construtor como private?
eu acho que é a D a correta. mas não tenho certeza.
[/quote]
A questão do construtor private: se a classe A tem um unico construtor PRIVATE, você não vai conseguir nunca fazer uma subclasse B. Pode digitar isso:
public class A {
private A() { }
}
public class B extends A {
}
Não compila. Embora a classe A não seja declarada final, ela não poderá ser extendida pois só tem construtores privados, inacessiveis da subclasse.
Quanto a letra D, ela está incorreta. Tente usar super() depois de this() e o compilador não deixa. Tente usar this() e depois super() e o compilador também não deixa.
O motivo, salvo meu entendimento estar bem equivocado, é que todo construtor deve chamar o construtor da classe pai antes de qualquer qualquer coisa, explicita ou implicitamente.
Ao chamar o super() e depois o this() seu programa rodaria 2 vezes o construtor da superclasse , uma vez dentro do metodo atual e outra no do this(). Isso nao poderia acontecer, então uma classe como especificada na letra D não compila.