Não consigo acessar o banco com 2 jframe no mesmo projeto com JDB e como validar dados antes?

Olá a todos.

Estou tentando desenvolver um software comercial como exercício e para isso estou utilizando o JDB(java desktop basis) que por sinal é impressionante a facilidade que ele dispõe, mais estou encontrando alguns problemas que não estou conseguindo resolver como:

1- criei um Jframe para tarefas que acessou o banco e funcionou corretamente, mais notei que quando tenho 2 Jframe no mesmo projeto, não consigo utilizar os componentes de acesso ao banco, e o netBeans nem chega a lista-los, só é possível utilizar 1 Jframe para acesso ao banco ?

2- Como faço para validar os dados, adicionar mascaras antes do JDB salva-los no banco ?

obrigado desde já. espero que alguém possa ajudar-me.

Não, pode usar quantos JFrames quiser. Fica difícil te ajudar se você não disser exatamente que erro deu.

Não faz. Não coloque máscaras no banco.

Esse que é o problema, não aparece erro!
no primeiro Jframe está tudo funcionando normal
no segundo eu adicionei o JDBConnection, configurando certo, E quando adiciono o JDBQuery e vou na propriedade JDBConnection do mesmo, o JDBConnection que criei não é listado, apenas aparecendo a opção Nenhum, e isso nunca acontece quando tenho apenas um Jframe no projeto.
fico na dúvida se faço certo em colocar um JDBConnection em cada Jframe, será isso ?

Obrigado por avisar, iriei criar as mascaras no banco.