não consigo avançar com uml, ferramentas ou eu com problemas?

3 respostas
D

Oi pessoal, estou com um projeto e uso o ArgoUML, ele estava me atendendo um pouco bem, mas ele dá erros toscos, como por exemplo… não desenha uma determinada associação entre classes, depois de fechar e reabrir o arquivo, essa associação desaparece(e isso me irrita bastante), outra é que ele não tem como desfazer ações equivocadas, uso a última versão disponível.

baixei também o StarUML e to achando ele muito complicado, mal o instalei e to empacado, crio a classe, propriedades e não tem um gerador de gets e sets… é isso mesmo? tão básico né??? tem que ficar criando item por item e em seguida configurar cada um, isso eu me refiro a classe, propriedades e métodos, cria cada um num lugar e configura em outro, sem muita praticidade de criar uma propriedade da classe e alí mesmo a visibilidade e seu get e set.

baixei de novo o jude, quer dizer… astah, criei uma classe apenas para teste e comparar logo com os outros, tem gets e sets, desenha bonito mas quando fui exportar para classe java… não tem, tudo desabilitado, caramba…

por último lembrei do próprio eclipse, achei duas opções lá em new help/install new software referentes a UML, baixei as duas, novamente uma classe para teste, parece tudo mastigadinho e prático com um monte de opções quando se usa o botão de contexto do mouse, mas não tem gerador de classe java(eu n achei depois de 1 hora procurando).

tutos na net não tem, tento traduzir pelo google o do eclipse mas não dá, mexe só com uns arquivos de configuração e n ensina a criar os diagramas, do star UML achei um num site de pdf on-line que tá tudo cortado e o jude, bem … já passei da hora de ir embora do trabalho(ainda to aki, me empolguei e perdi a noção do tempo…) .

o problema sou eu ou as ferramentas??? dentre essas qual vale mais?(por favor, não tenho dinheiro para gastar!!!) e dou mais atenção? o que acham?
dicas e tutos(em Pt-Br) são muito bem vindos, obrigado desde já ao forúm.

3 Respostas

kdoigor

tenta achar a versão 5.2 do jude comunity (o meu tem tudo habilitado)

ou usa o netbeans pra fazer uml (o plugin é muito bom e sincroniza código com modelagem).

pra começar a estudar pode seguir esse tuto aqui http://www.agilemodeling.com/style/

M3g4d3th

Se não me engano tem o o Omondo UML.

http://www.uml2.org/

D

hummmm pode ser de baixar o jude, mas será que dámuita diferença na UML? lembro de ele n ter muita frescura…

to baixando o omondo, já usei a um tempão atras como teste e parei rapidinho pq meu pc era ruim , daí dei preferencia por um bem mais leve.

vlw pessoal, qualquer coisa volto…

Criado 5 de abril de 2010
Ultima resposta 6 de abr. de 2010
Respostas 3
Participantes 3