Nao consigo compilar e executar

Ja baixei o jdk mas agora qd estou no ms dos digito jdk1.6.0_19\bin mas vem uma mensagem q o sistema naum encontra o caminho especificado.
o q eu faço???
sou novo em java
Obrigado

Edivaldo seguinte o ideal seria você postar mais informações, como por exemplo se esta usando o netbeans / eclipse por exemplo, pois pelo que esta dizendo você quer testar se o java esta instalado, então tente fazer os seguintes passos:

1. entre no command do windows ( MSDOS )
  2. cd \Arquivos de programas (***)
  3. cd java
  4. cd jdk1.6.0_19
  5. cd bin
  6. javac
    Se aparecer as opções do compilador java então ele ja esta instalado, faltando assim talvez a instalação da sua IDE de preferência ( Netbeans / Eclipse / etc… )

(***) Os caminhos acima são da instalação padrão do Java Development Kit ( JDK ), se você alterou o caminho durante a instalação favor modificar

Se restarem dúvidas favor postar ai !
Abraços.

Provavelmente você não configurou as variáveis de ambiente.

Vá em Painel de Controle, Sistema, Avançado, Variáveis de Ambiente.

Adicione a Variável de Ambiente JAVA_HOME e aponte para a pasta de instalação do jdk.
altere a variável de ambiente path, adicionando o caminho para a pasta bin, que está dentro da pasta de instalação do jdk.

Assim, provavelmente o java irá funcionar.

Fernando

Eu ja fui em variáveis de Ambiente Mas Ainda nao funciona , o Programa eh q Estou utlizando o CONTEXTO , entro DOS Não E qd digito \ (cd ) o DOS Entra não não (c: ) Agora qd digito cd ( jdk1.6.0_19 \ bin) envia um elemento q Mensagem encontra o caminho especificado, se digito (dir j*) mesmo assim ele nao encontra o caminho especificado…
Obrigado

jah criou as váriavies no windows???