Não consigo compilar

5 respostas
gustavocps

Estou fazendo o curso de java, acabei de começar e estou no primeiro modulo na lição 3.
Ela ensina fazer programa com “Bloco de Notas”

Que fica assim:

public class Hello

{

/**

* Meu primeiro programa Java

*/

public static void main(String[] args) {

// Mostra na tela o texto “Hello world”

System.out.println(Hello world!);

}

}

Depois pede para salver em modo java, em “Todos os Arquivos”
Eu fiz isso ai entrei em executar e escrevi “cmd”, abriu a tela ai escrevi “cd” depois “cd myJavaPrograms” depois “dir” ai fala para escreve “javac Hello.java” que é o nome do arquivo mas nisso quando clico enter aparece:

" ‘javac’ não é reconhecido como um programa interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. "

Queria saber porque acontece isso, eu instalei o “Java JDK 6.0 Update 2” e o “NetBeans 5.5.1”

Alguem pode me ajudar?

Obrigado.

5 Respostas

felipedamiani

As suas variáveis de ambiente estão setadas?
JAVA_HOME ?

eros.stein

Você provavelmente não configurou as variáveis de ambiente. Mas se você instalou o NetBeans use-o para compilar e executar seus arquivos. Abra a IDE crie um novo projeto e gere seu código, após isso basta apertar F6 para que ele compile e execute para você.

ckitano

Para ter certeza que é problema de variavel de ambiente, abra uma janela dos e se posicione no diretório onde esta instaldo o jdk (de um dir javac*.* ) e se posicione nesse diretório.
Assim digite javac e veja se ele reconhece o comando… se sim …realmente é variavel de path q não esta setada corretamente…caso não ai provavelmente tem um erro de instalação… desistale e instale novamente.
ESpero ter ajudado.
Abraço

felipedamiani

para setar adiciona esta variável as variáveis de ambiente

JAVA_HOME=/usr/lib/jdk1.6.0_02
no meu caso o caminho é esse, substitua o /usr/lib/jdk1.6.0_02 pelo caminho da sua sua instalaçao

gustavocps

Agora deu certo!
Obrigado a todos!

Criado 22 de setembro de 2007
Ultima resposta 22 de set. de 2007
Respostas 5
Participantes 4