Oi pessoal td bem, estou com um duvida de iniciante no assunto, preciso criar uma pagina JSP que acesse o banco de dados criado no Firebird.
O código para conectar é o seguinte:
importjava.sql.*;publicclassConexao{privateConnectioncon;privateStringdriver;privateStringuRL;privateStringusuario;privateStringsenha;privateStringerro;publicConexao(){this.setDriver("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");this.setURL("jdbc:firebirdsql:127.0.0.1/3050:C:/Banco de Dados/BDPROJFINAL.FDB");this.setUsuario("sysdba");this.setSenha("masterkey");this.setErro("");this.setCon(null);}publicvoidsetCon(Connectioncon){this.con=con;}publicvoidsetDriver(Stringdriver){this.driver=driver;}publicvoidsetURL(StringuRL){this.uRL=uRL;}publicvoidsetUsuario(Stringusuario){this.usuario=usuario;}publicvoidsetSenha(Stringsenha){this.senha=senha;}publicvoidsetErro(Stringerro){this.erro=erro;}publicConnectiongetCon(){returncon;}publicStringgetDriver(){returndriver;}publicStringgetURL(){returnuRL;}publicStringgetUsuario(){returnusuario;}publicStringgetSenha(){returnsenha;}publicStringgetErro(){returnerro;}publicbooleanconectar(){try{Class.forName(this.getDriver());this.setCon(DriverManager.getConnection(this.getURL(),this.getUsuario(),this.getSenha()));this.setErro("");returntrue;}catch(ClassNotFoundExceptione){this.setErro("Driver do BD não pode ser localizado");returnfalse;}catch(SQLExceptionsqlE){this.setErro("Conexão com BD não realizada! \nLocalize o erro e tente novamente");returnfalse;}catch(Exceptione){this.setErro(e.getMessage());returnfalse;}}}
O que eu preciso é o seguinte conectar com esse banco através de uma pagina JSP cujo código que coloquei é o seguinte:
Acho que isso deveria ser o suficiente para fazer o que eu queria mais não conecta.
Estou usando o TomCat e pelo que andei lendo teria que estar colocando a pagina em JSP na pasta C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\ROOT, e as classes em C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\ROOT\WEB-INF\classes, me corrijam se eu estiver errado, mais mesmo fazendo isso não conecta.
Se alguém puder me ajudar fico muito grato, valeu pessoal.
Me corrija se eu estiver errado, coloquei os
jaybird-2.0.1.jar
jaybird-full-2.0.1.jar
jaybird-pool-2.0.1.jar
jaas.jar
log4j-core.jar
mini-j2ee.jar
dentro da pasta C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\ROOT\WEB-INF\lib
M
marcossousaPJ
[color=“green”][size=“18”]Seja bem vindo ao PJ.[/size][/color]
Qual erro(Exception) que que dá durante a conexão?
:pensativo:
R
rafaelhornungPJ
exception
org.apache.jasper.JasperException: /teste.jsp(1,1) The value for the useBean class attribute Conexao is invalid.
org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.jspError(DefaultErrorHandler.java:39)
org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.dispatch(ErrorDispatcher.java:405)
org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.jspError(ErrorDispatcher.java:146)
org.apache.jasper.compiler.Generator$GenerateVisitor.visit(Generator.java:1223)
org.apache.jasper.compiler.Node$UseBean.accept(Node.java:1116)
org.apache.jasper.compiler.Node$Nodes.visit(Node.java:2163)
org.apache.jasper.compiler.Node$Visitor.visitBody(Node.java:2213)
org.apache.jasper.compiler.Node$Visitor.visit(Node.java:2219)
org.apache.jasper.compiler.Node$Root.accept(Node.java:456)
org.apache.jasper.compiler.Node$Nodes.visit(Node.java:2163)
org.apache.jasper.compiler.Generator.generate(Generator.java:3284)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateJava(Compiler.java:189)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:286)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:267)
org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:255)
org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:556)
org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:293)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:314)
org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:264)
javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:802)
[size=“11”][color=“red”]* Editado: Lembre-se de utilizar BBCode em seus códigos - marcossousa[/color][/size] :joia:
M
marcossousaPJ
opa,
o teu erro não tem nada a ver com banco de dados, qual é o pacote que está tua classe Conexão?
Porque o erro está aí… você deve colocar classe e pacote no atributo class.
:okok:
R
rafaelhornungPJ
E tenho apenas esses dois arquivos:
teste.jsp
C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\ROOT\teste.jsp
conexao.class
C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\webapps\ROOT\WEB-INF\classes\conexao.class
é isso mesmo, so esses dois arquivos?
e quanto ao pacote eu coloquei assim
packageBD;importjava.sql.*;publicclassConexao{privateConnectioncon;privateStringdriver;privateStringuRL;privateStringusuario;privateStringsenha;privateStringerro;/** Creates a new instance of BD */publicConexao(){this.setDriver("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");this.setURL("jdbc:firebirdsql:127.0.0.1/3050:C:/Banco de Dados/BDPROJFINAL.FDB");this.setUsuario("sysdba");this.setSenha("masterkey");this.setErro("");this.setCon(null);}publicvoidsetCon(Connectioncon){this.con=con;}publicvoidsetDriver(Stringdriver){this.driver=driver;}publicvoidsetURL(StringuRL){this.uRL=uRL;}publicvoidsetUsuario(Stringusuario){this.usuario=usuario;}publicvoidsetSenha(Stringsenha){this.senha=senha;}publicvoidsetErro(Stringerro){this.erro=erro;}publicConnectiongetCon(){returncon;}publicStringgetDriver(){returndriver;}publicStringgetURL(){returnuRL;}publicStringgetUsuario(){returnusuario;}publicStringgetSenha(){returnsenha;}publicStringgetErro(){returnerro;}publicbooleanconectar(){try{Class.forName(this.getDriver());this.setCon(DriverManager.getConnection(this.getURL(),this.getUsuario(),this.getSenha()));this.setErro("");returntrue;}catch(ClassNotFoundExceptione){this.setErro("Driver do BD não pode ser localizado");returnfalse;}catch(SQLExceptionsqlE){this.setErro("Conexão com BD não realizada! \nLocalize o erro e tente novamente");returnfalse;}catch(Exceptione){this.setErro(e.getMessage());returnfalse;}}}
e a JSP assim:
<jsp:useBeanid="bd"class="BD.Conexao"/><%try{if(bd.conectar()){out.println("Cadastrado com Sucesso");}else{out.println("Codigo não Encontrado");}}catch(Exceptione){out.println(" ERRO "+e.getMessage());}%>
porem continua dando erro!!!
oq devo fazer?
se tiver como por favor mande para mim passo a passo oq devo fazer, valeu pela ajuda
1ª é que você criar um projeto separado, tipo minhaAppTeste seguindo a mesma estrutura de arquivos e pastas, neste caso tome cuidado com o arquivo web.xml.
3ª Este erro está acontecendo porque tua classe deve obedecer o pacote em que foi declarado. Por exemplo o arquivo HelloWorld está no pacote com.portaljava.iniciantes a localização física do arquivo dentro da pasta classes de web-inf é com/portaljava/iniciantes/HelloWorld.class.