Bom galera, sou iniciante no assunto de banco de dados, mas tow tentando conectar com um banco de dados que eu criei indo em PAINEL DE CONTROLE > FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS > FONTES DE DADOS (ODBC) e dá um problema… criei um banco de dados chamado “meuBD” usando o Microsoft Access (.mdb).
Ocorre o seguinte erro quando vou na aba EXECUÇÃO (do lado da aba PROJETOS) > Drivers > JDBC - ODBC BRIDGE > e coloco CONECTAR USANDO > seleciono o BD jdbc:odbc:meuBD :
Impossível obter esquema.
Informação insuficiente para estabelecer uma conexão para obter uma lista de esquemas. Verifique a URL do banco de dados, usuário e senha.
Mensagem do driver: [Microsoft][Driver ODBC para Microsoft Access]Recurso opcional não implementado.
se alguem tiver uma ideia do que seja eu vou ficar muito grato!
vlw galera
Olá
Você não especificou o que é “aba EXECUÇÃO” e etc…
Parece que é alguma IDE, talvez Netbeans…
Enfim, esse erro que você recebeu acontece quando você tenta usar algum recurso de banco de dados que o Access não suporta.
Por exemplo, recebi este erro uma vez quando tentei fazer com que o banco me retornasse as chaves criadas, com o getGeneratedKeys().
Provavelmente sua IDE está querendo fazer algum acesso a algum recurso tipo esse…
Então, é que eu esqueci de mencionar que eu uso o NetBeans mesmo… Tow usando porque achei manero todo o programa e mais intuitivo que o Eclipse…
Bom, mas gostos a parte… Eu vou tentar ver isso que você falou e retorno avisando se eu consigui fazer funcionar…
Vlw! Abraços!
Cara, eu tentei dá uma olhada no que podia ser como você falou e não encontrei nada…
Até adicionei dados ao banco manualmente e tentei conectar novamente e continuou o mesmo erro. Tentei também fazer um Banco de Dados no Excel retornando o mesmo erro:
Mensagem do driver: [Microsoft][Driver ODBC para Excel]Recurso opcional não implementado.
Se você tiver alguma maneira ainda de dar uma ajuda eu agradeço!
Vlw!
Então galera, tentei agora me conectar sem ser por meio da IDE NetBeans e sim tentando criar uma nova tabela no banco de dados que eu criei la em Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Fontes de dados (ODBC)… Eu digitei o seguinte codigo no arquivo Main.java:
import java.sql.*;
import java.io.*;
public class Main {
public static void main(String[] args) throws SQLException, IOException{
System.out.println("Carregando o driver JDBC ODBC...");
try {
Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
}
catch(ClassNotFoundException e) {
System.out.println("Não consigo carregar o driver...");
e.printStackTrace();
return;
}
System.out.println("Conectando-se ao banco de dados");
Connection conn = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:caep","","");
Statement stmt = conn.createStatement();
String comando = "Create table Relação (nome CHAR(35), id INT)";
stmt.executeUpdate(comando);
stmt.close();
conn.close();
}
}
E quando eu coloco pra rodar o programa ele me retorna o seguinte erro:
init:
deps-jar:
Compiling 1 source file to C:\Thiago\Java\Projetos\Caep\build\classes
compile-single:
run-single:
java.lang.NoClassDefFoundError: caep/Main
Exception in thread “main”
Java Result: 1
EXECUTADO COM SUCESSO (tempo total: 1 segundo)
Será que esse erro tem algo a ver com o outro?
Eu pesquisei no google e pelo que eu entendi esse erro pode ocorrer se a pasta do projeto nao estiver no CLASSPATH? alguem pode me confirmar isso? E se possível me informar como que eu faço?
O nome do meu Projeto eh Caep e esta na pasta C:\Thiago\Java\Projetos\Caep… onde ficam todas as classes…
Vlw!