Não consigo configurar a placa de video do Ubuntu

Ei galera, eu instalei o ubuntu na minha máquina, ele sobe o sistema, faço login e quando ele vai subir o modo gráfico, a tela fica preta.

Um colega meu disse que é pra mim configurar a placa de vídeo e passou as seguintes instruções pra mim:

logar como root,
ir até o diretório cd /etc/xorg ou cd /etc/x11,
edite o arquivo xorg.conf ou x11.conf no vim
mudar o nome que está entre aspas “vesa” para “intel”(intel é a marca da minha placa de 64MB),
salvar o arquivo.

Então, eu até consigo entrar dentro do /etc, mas só tem o X11 e não tem nenhum x11.conf ou xorg.conf.

Puts, eu precisava de uma força ae, será que alguem manja esse lance???

Oi,

Qual a sua placa de vídeo? Já tentou colocar no google: “configurar placa vídeo ? no Ubuntu”?

Forum de Linux tem os montes e usuário de Ubuntu também…coloca ai a placa que aqui mesmo no GUJ provavelmente vai ter gente para ajudar.

Na versão 8.10 do ubuntu tu não precisa fazer nada

Abre teu computador. Se posiciona a 3 metros dele. Atira a placa de vide-o dentro e tudo ta funcionando.

Caso isso não funciona, o que é praticamente impossível, apague o arquivo /etc/X11/xorg.conf. Se você for mais cauteloso, só renomeie o arquivo para outro nome. Deve funcionar.

Ummmmmmmmm eu sei que ela é on-board e a marca é Intel® 82845G Graphics Controller, o tipo de processador dela é Intel® 82845G/GL Chip, o tipo do conversor analogico-digital é Interno, Total de memória é de 64MB, Driver principal é ialmrnt5.dll.

As distribuições Linux atuais detectam todo o hardware durante o processo de intalação. Caso algum hardware não seja detectado corretamente, será necessário efetuar login como root e configurar o hardware. :wink:

[quote]
marcelomartins:
Na versão 8.10 do ubuntu tu não precisa fazer nada

Abre teu computador. Se posiciona a 3 metros dele. Atira a placa de vide-o dentro e tudo ta funcionando.

Caso isso não funciona, o que é praticamente impossível, apague o arquivo /etc/X11/xorg.conf. Se você for mais cauteloso, só renomeie o arquivo para outro nome. Deve funcionar.[/quote]

Caramba véiu, se tem certeza que funciona assim??
Bom, a primeira tentativa de atirar a placa eu não vou conseguir mas vou tentar renomear o xorg.conf.

Daqui a pouco eu volto com o resultado, vou reiniciar o computador e entrar no ubuntu pra fazer isso, esperem aí.

:shock:

[quote=GALACTUS]vou tentar renomear o xorg.conf.

Daqui a pouco eu volto com o resultado, vou reiniciar o computador e entrar no ubuntu pra fazer isso, esperem aí.[/quote]
Tenta que funciona. Se for no ubuntu 8.10 é claro.

Ei marcelo, eu renomeei o xorg.conf para yorg.conf e realmente ele quase funcionou, quando eu apertei ctrl+alt+f7 o modo gráfico apareceu com as barras e tudo mais, só que durou uns três segundos e voltou a ficar preto a tela.

Tem outra coisa, dentro da pasta X11 tem três tipos de xorg
um tem por nome de xorg.conf, outro de xorg.conf.failsafe e o outro é xorg.conf.20081105221214

dentro do xorg.conf e do xorg.conf.20081105221214 tem isso daqui ó.

Section “Device”
Identifier “Configured Video Device”
EndSection

Section “Monitor”
Identifier “Configured Monitor”
EndSection

Section “Screen”
Identifier “Default Screen”
Monitor “Configured Monitor”
Device “Configured Video Device”
EndSection

E DENTRO DO xorg.conf.failsafe tem isso daqui ó:

Section “Device”
Identifier “Configured Video Device”
Driver “vesa” <acho que no lugar do vesa eu tenho que colocar o driver da placa de vídeo>
EndSection

Section “Monitor”
Identifier “Configured Monitor”
EndSection

Section “Screen”
Identifier “Default Screen”
Monitor “Configured Monitor”
Device “Configured Video Device”
EndSection

VÉIU, SERÁ QUE NÃO É POR CAUSA DA RESOLUÇÃO DO UBUNTU, TALVES ÉLA ESTEJA MAIOR QUE O SUPORTADO NÉ.

Vá até o diretório /var/log e abra o arquivo Xorg.0.log. Veja o que tem dentro dele. Linhas que começam com EE indicam erros. É quase certo que é problema de resolução ou das taxas de atualização do monitor. Se usar o cat pra ver o arquivo fica mais fácil, aí tu filtra com o grep:

cat /var/log/Xorg.0.log | grep EE

Veja o que tem aí.

Abraço.

Por favor evitem caps lock no titulo :wink:

Ummm eu vou tentar usar esse cat.

Daqui a pouco eu volto com noticias.

Tambem não consegui ENCONTRAR nenhuma erro com esse CAT.

Sabem, o que me deixa mais intrigado é que quando eu mudo alguma coisa no modo texto e depois aperto ctrl+alt+f7, aparece o modo grafico com os menus e depois de uns 3 segundos desaparece, fica laranja a tela e trava o computador.

Eu ainda acho que é a resolução.

Dá pra mudar a resolução no modo texto?? Pra mim 800x600 PIXELS está bom demais.

A Configuração do meu pc é boa, tenho um celeron de 1700MH, memoria de 1280, HD de 160GB, Monitor LG LCD de 17Pol, o som é onboard da intel e o vídeo tambem é onboard da intel de 64MB.

Caramba víu, estou mal empolgado pra mexer no linux.