Não consigo criar a JVM

Olá galera, sou novo em programação java, e instalei hoje a JDK, porem não estou conseguindo criar um novo projeto no netbeans, entrei na linha de comando e digitei java -v, e diz: "Não foi possível criar a maquina virtual java (JVM), desinstalei e instalei 2 vezes a JDK, e nada, alguém pode me auxiliar nessa questão, e dizer o que pode ser feito?

Tente reinstalar novamente. E use o comando abaixo para ver a versão:

java -version 
1 curtida

Tem uma série de coisas que podem interferir.
Qual teu sistema operacional? Além de instalar, você configurou as variáveis de ambiente?

Reinstalei novamente e agora o NetBeans tá funcionando e abrindo novo projeto, porém no prompt ainda dá o mesmo erro dizendo que não conseguiu criar a JVM…

Coloquei o comando Java -version e apareceu isso aqui
Java version “1.8.0_161”

Iai, tá tudo certo, ou o fato de estar aparecendo que a JVM não foi criada, vai dar ruim dps?

Meu sistema operacional é o Windows 10, não configurei variáveis não, como disse sou novo nesse ambiente, tô fazendo um curso online que ensinou a instalação da JDK, porém não falou nada de configurar as variáveis, como posso fazer isso?

Não sei qual tutorial está seguindo, mas, se eu fosse você, pararia agora de seguí-lo, afinal, nem configurar as variáveis de ambiente ensina.
Segue o curso da Loiane que é garantia de sucesso.

Desde já muito obrigado pela dica, vou dar uma olhada sim.