Não consigo deletar o arquivo

Estou tentando deleter um arquivo mas sempre o método retorna o valor false. Alguém sabe dizer porque alguns arquivos eu consigo deletar e outros não? Tem algum valor que tenho que setar para permitir a exclusão do arquivo? Estou utilizando o código abaixo para deletar.
File lista_arq = new File (Ftp.listaPublicacaoLocal);
boolean arq_del = lista_arq.delete();

Deixa eu ver se eu entendi… vc está tentando apagar arquivos em um FTP, certo?

Já checou as permissões do arquivo, e se vc pode mesmo apaga-los?

Eu baixei o arquivo via ftp (pelo sistema que fiz) e estou tentando apagá-lo da máquina onde estou executando o sistema. Tenho todas as permissões neste arquivo mas o método sempre retorna false.

apesar de voce nao ter citado, tenho quase certeza que voce esta rodando a aplicacao em windows
Sim, isso eh muito CHATO, chato de mais. O windows nao permite que voce delete o arquivo quando ele esta em uso. No unix voce pode fazer isso sem problema (ele deleta efetivamente quando o arquivo nao estiver mais em uso)

Sugiro que voce pesquise sua aplicacao o que pode estar deixando o arquivo em uso. Eh essencial em todas os Input/OutputStreams/Readers voce dar close.

Motivo #1 pra eu ter parado de usar Windows, isso, alias… não é só muito chato, mas tem horas que sem motivo nenhum o Windows resolve achar que o arquivo não foi fechado - isso acontece especialmente com pastas - e não te deixar apagar nem abrir pra escrita de jeito nenhum, a não ser que vc espere coisa de 20 minutos ou reinicie a máquina… :frowning:

E eu achando que isso só acontecia comigo! :shock: