Não consigo instalar o driver JDBC do mysql

Pessoal,

Estou tentando instalar o driver JDBC do mysql porém n consigo de forma alguma. Ja olhei os topicos anteriores e nada funciona.

Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);

No eclipse a linha acima fica sublinhada e na task aparece:

“Unhandled exception type ClassNotFoundException”

o jar ja esta no dir do comom/lib do tomcat, ja coloquei no dir do JRE e tudo mais. o que pode ser isso ???

No servidor da erro tb quando eu chamo o servlet que faz a conexão. o que eu faço ??

PS: Pela documentação que tem no site do mysql ta tudo correto.

Daí guri,

Por acaso tens iniciado o banco antes de tentar acessá-lo ?

Eu também tava com esse problema e resolvi fazer o exemplo que tem na documentação do jdbc e passou a funcionar. Já tentasse fazer isso ?

[]s

tenta carregar este driver:
“org.mm.gjt.mysql.Driver” esse eh um pouco mais antigo, mas eh mantido ateh hj por questoes de compatibilidade…

se mesmo assim naum der certo tenta copiar o .jar para a pasta WEB-INF/lib da sua aplicação

Pessoal. O banco ta funcionando e ja tentei o outro driver tb :frowning: não é isso n. Tb ja tentei colocar dentro de WEB-INF/lib

Eu cheguei ate a colocar o JAR na JRE e ele aparece do lado esquerdo como item do projeto ja que a JRE sempre esta no projeto pra poder ser compilado mas mesmo assim n para de acusar o erro. E eu consigo ate fazer um import

import com.mysql.jdbc.;
import org.gjt.mm.mysql.
;

Logico que ele me informa que n ta sendo usado mas como ele aceita o import to achando estranho. Lembrando que to trabalhando no eclipse então essas críticas vem logo no eclipse mas mesmo eu tentando passar por cima e rodar no tomcat da o mesmo erro la so que em run-time é claro.

Daí,

Que tipo de aplicação tu estás tentando fazer, afinal ?
Acesso ao banco ?

Faz o exemplo que vem na documentação do JDBC que tu vais conseguir.
Se eu não me engano, nem deves importar o com.mysql.jdbc.Driver, tens é que usar o org.gjt.mm.mysql.Driver mesmo.

Novamente, faz o exemplo que é sugerido na documentação do jdbc. Se ainda assim não quiseres, na documentação do Tomcat também tem um exemplo bem bom.

[]s

Não eh questão de exemplo e questão que n consegue achar o driver so isso é instalação, variavel de ambiente, localização do .JAR alguma coisa desse tipo

Coloca o seu arquivo jar no classpath, não adianta colocar só o diretório tem que colocar o caminho todo inclusive o nome do seu arquivo jar

se vc usa eclipse eh soh adicionar um jar externo ao seu projeto.
entra nas propriedades do seu projeto q vc vai ver…

Também ja fiz isso e não funcionou. Ta muito estranho esse bagulho :frowning:
PS: Eu consigo fazer um projeto J2EE na boa e rodar no tomcat com servlets,JSP,tudo. So esse lance do driver JDBC do mysql que n ta rolando …

Pessoal.

Resolvi meu problema. Basta colocar a chamada do class.forName dentro de um bloco try-catch.

Agora eu gostaria de entender o motivo disso. Aguardo …

Acho também interessante os moderadores colocarem isso em observação no site pois varias pessoas podem ter o mesmo problema

Abraço,

Emerson

bem, tu precisou colocar detro de um try pq ele lança uma exceção né, mas o erro q dava na hr de compilar não apontava isso? :roll:

ai emerleite… se vc tivesse coloca só um pedaco do codigo aqui a galera ja tinha resolvido faz tempo… rssrs

:cool:

nem o eclipse sugeriu a vc colocar o bloco try/catch??? :?:

O Seguinte, tenho o mesmo problema trabalhando com o eclipse mas conectando ao Firebird, Importei o “External JAR” lá nas propriedades do projeto, coloquei o class.forname dentro de um TRY, ele não acusa mais o erro mas na hora de executar ele dá um erro do tipo ClassNotFound,

TO INVADINDO ESSE TÓPICO POIS JÁ ESTOU DESESPERADO!!!

8O

SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMA LUZ …