nÃo consigo preparar o ambiente para desenvolver java ee

Galera, é um seguinte… Já pesquisei bastante e ainda não consegui encontrar como preparar o ambiente de forma que funcione 100%. Eu programo em .NET e nunca tive que fazer esse tipo de configuração que o eclipse pede.

Porém eu preciso desenvolver um sistema de controle de gastos até o fim do semestre, pra entregar na faculdade, e desde o mês passado venho tentando fazê-lo, mas sem sucesso, pois não consigo ter o ambiente preparado. Vamos às informações necessárias para vocês entenderem:

1 - O professor pediu que usasse o MySql, então instalei-o, baixei o wamp e consegui fazer rodar de boa, criei o banco de dados e tudo mais.

2 - O professor exigiu que utilizássemos o Eclipse Luna para desenvolvimento Java EE, e eu baixei e instalei. Como ele não falou nada sobre servidores, eu baixei o Tomcat, pois vi que é bem recomendado, e consegui configurá-lo ao Eclipse, sem problemas.

3 - Agora que começam meus problemas de verdade. Como já perceberam, consigo utilizar o MySQL e o Eclipse, de maneira independente, mas após assistir vários tutoriais de como fazer a conexão do MySQL com o Eclipse, não obtive sucesso em nenhuma das vezes com nenhum tutorial. Consegui fuçar uns 3 fóruns e todos sem sucesso.

Pergunta: como devo fazer para a conexão com o banco funcionar? Já baixei o driver do MySQL e coloquei no projeto do Eclipse, mas talvez eu esteja errando enquanto a implementação da classe que abre a conexão, pois ainda não consegui compreender muito bem como funciona, realmente.

Se alguém souber me explicar de uma forma mais detalhada, eu agradeceria. Como já falei, no .NET com o C# não precisa de tanta coisa, então fico muuuuito confuso em relação a isso. E ainda preciso aprender como funcionam várias outras coisas no Java, como JPA, Hibernate e JSF. Tá me parecendo muito mais complicado desenvolver em Java do que em C#.

Alguém aí pode me dar uma luz? Por que eu estou completamente perdido nisso.

Olá,
Baixe o netbeans completo no link abaixo e começe a desenvolver simples e rapido.
Netbeans 8.0.2

Basicamento para se conectar ao banco, partindo do ponto que vc vai utilizar jdbc.
DriverManager.getConnection(“URL”, “USER”, “PASS”);
Isso já te devolve um objeto connection, e a partir dele você já pode fazer a manipulação com o banco.
Se não der certo, joga o stack trace aqui.
Agora se vc mal desenvolve em java, e já vai utilizar jpa hmmmm, sei não em.

Bom dia amigo,

No meu blog tem uns tutoriais que pode te ajudar .

Aqui tem a configuração do ambiente de desenvolvimento
http://www.ciceroednilson.com.br/category/instalando-o-ambiente-de-desenvolvimento-java-ee-no-ubuntu/

Aqui tem a criação de uma aplicação web usando o framework spring mvc.
http://www.ciceroednilson.com.br/criando-uma-aplicacao-com-spring-mvc-angularjs-jpa-e-wildfly-parte-1-montando-a-estrutura-do-projeto/

Aqui tem a criação de uma aplicação web usando o framework Vraptor
http://www.ciceroednilson.com.br/criando-uma-aplicacao-web-mobile-com-vraptor-jpa-e-jquery-mobile-parte-1-montando-a-estrutura-do-projeto/

espero que ajude, abraços!

Então, se eu pudesse baixaria mesmo, mas o professor foi bem criterioso em dizer que quer que desenvolvamos no eclipse.

Na verdade, não me preocupo tanto assim com a linguagem. O Java é bastante parecido com o C#, ou C# é parecido com Java… O problema é entender como funciona. Digamos que pra desenvolver em Java é preciso saber muito mais coisa do que pra desenvolver em C#, onde você só baixa Visual Studio e pronto!
Eu já criei a classe pra fazer a conexão, mas sem sucesso. Fiz exatamente isso que tu falou.

Valeu, amigão! Vou já sacar tudo, e espero que ajude bastante. Ainda fico zonzo com tanta coisa que precisa ser instalada.