Galera, é um seguinte… Já pesquisei bastante e ainda não consegui encontrar como preparar o ambiente de forma que funcione 100%. Eu programo em .NET e nunca tive que fazer esse tipo de configuração que o eclipse pede.
Porém eu preciso desenvolver um sistema de controle de gastos até o fim do semestre, pra entregar na faculdade, e desde o mês passado venho tentando fazê-lo, mas sem sucesso, pois não consigo ter o ambiente preparado. Vamos às informações necessárias para vocês entenderem:
1 - O professor pediu que usasse o MySql, então instalei-o, baixei o wamp e consegui fazer rodar de boa, criei o banco de dados e tudo mais.
2 - O professor exigiu que utilizássemos o Eclipse Luna para desenvolvimento Java EE, e eu baixei e instalei. Como ele não falou nada sobre servidores, eu baixei o Tomcat, pois vi que é bem recomendado, e consegui configurá-lo ao Eclipse, sem problemas.
3 - Agora que começam meus problemas de verdade. Como já perceberam, consigo utilizar o MySQL e o Eclipse, de maneira independente, mas após assistir vários tutoriais de como fazer a conexão do MySQL com o Eclipse, não obtive sucesso em nenhuma das vezes com nenhum tutorial. Consegui fuçar uns 3 fóruns e todos sem sucesso.
Pergunta: como devo fazer para a conexão com o banco funcionar? Já baixei o driver do MySQL e coloquei no projeto do Eclipse, mas talvez eu esteja errando enquanto a implementação da classe que abre a conexão, pois ainda não consegui compreender muito bem como funciona, realmente.
Se alguém souber me explicar de uma forma mais detalhada, eu agradeceria. Como já falei, no .NET com o C# não precisa de tanta coisa, então fico muuuuito confuso em relação a isso. E ainda preciso aprender como funcionam várias outras coisas no Java, como JPA, Hibernate e JSF. Tá me parecendo muito mais complicado desenvolver em Java do que em C#.
Alguém aí pode me dar uma luz? Por que eu estou completamente perdido nisso.