Não consigo relacionar um Scanner com um Array

Então, meu prof passou uma atividade pra desenvolvermos um programinha onde ele calcularia a idade da pessoa. Eu fiz isso:

import java.util.Scanner;

public class Idade {

public static void main(String[] args) {

int anoAtual;
	int anoAntigo;
	int mes;

Scanner ler = new Scanner(System.in);
	System.out.println("Nome: " );
	String nome = ler.nextLine();

// Ele funciona perfeitamente dando a idade, mas eu quero incrementar um pouco, fazendo o programa saber
// a partir do mes da pessoa se ela já tem ou não a idade que atingiria no ano vigente
// System.out.println("Digite o mês em que nasceu: ");
// mes = ler.nextInt();

System.out.println("Digite ano atual: ");
	anoAtual = ler.nextInt();

System.out.println("Digite ano em que você nasceu: ");
	anoAntigo = ler.nextInt();

System.out.println("" + nome + " você tem " + (Calculo.calculo(anoAntigo, anoAtual)) + " anos.");

ler.close();
}

}

Então eu gastei muito tempo em outro projetinho, que achei finalmente Array, já que eu não sei converter INT pra BOOLEAN, ou STRING para BOOLEAN, o programa a parte ficou assim:

class Calculo{

public static int calculo (int anoAntigo,int anoAtual) {	

int[] mes = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 } ;	

if ((mes.length > 5)) {	

return ((anoAtual - 1) - anoAntigo);

} 

else {

return (anoAtual - anoAntigo);

}

}

}

Acho que já dá pra sacar, mas se não, eu queria que o SCANNER guardasse a informação do mês e combinasse com o ARRAY pra achar um TRUE ou FALSE da vida pra definir um tipo de calculo a ser feito e assim ter a idade quase exata da pessoa.

Sua dúvida não tem relação com array, sugiro mudar o título do post.

O Scanner não guarda nada, ele só lê um InputStream.

Como é que você queria converter um int pra boolean? Um int é um número. Um boolean é true ou false.

Pra você realizar o cálculo, você precisa que o usuário informe o mês em que nasceu, e o mês atual, senão você não tem como adivinhar se ele já tem determinada idade.

O certo seria ele só informar a data de nascimento, pois a data atual você obtém pelo Java.