Só para vê se entendi o que você quer fazer.
Ao clicar em um item/linha da tabela Consulta Situações, exibe-se a tela Cadastro de situação
Isso eu estou supondo, pelo que estou vendo ai. O objetivo é:
— > mostrar o codigo da tabela Consulta Situações no TextField da tela Cadastro situações
---- > ao aparecer o codigo, e ao clicar no botao consultar, mostrar a descrição relacionada a esse codigo
??
Caso seja, talvez algo assim ajude.
Você poderia criar um metodo que faz um ResultSet so para os codigos relacionados àquele que você selecionou na tabela, e setar na JTextField.
Quando você clica numa linha da tabala aparece essa tela Cadastro de situações?
Pelo que sei, você teria que fazer uma verificação nisto. Ao clicar, o que foi selecionado? Descrição ou Codigo?.. Você tem que dá um jeito que ao clicar, selecione apenas o codigo. Algum metodo nativo para verificar qual valor do campo foi selecionado. A partir daí, pode ser que voce consiga enviar diretamente para o JTextField, e ao mesmo tempo enviar esse mesmo codigo para o metodo citado acima, fazer um preparedStatement com ele, ex, SELECT * FROM suaTabela where codigo; (da selecao da tabela Consulta Situações), armazenar num ResultSet e retornar para o JTextField Descrição ao clicar no botão consultar