Nao estou sabendo direito como fazer o velho "hello world"

Eu programa uma coisinha em PHP e agora queria começar com JAVA, mas estou enfrentanto alguns problemas.

• Uso o sistema Windows - Pentium4 3.0 2GB ram 80GB HD
  • instalado J2SE development kit update 14
  • esta instalado em C:\Arquivos de programas\Java

dentro da pasta java tem mais duas

• jdk1.6.0_14
  • jre6

Eu tenho aqui o livro “Java - Como Programar - 6a Edicao”, e nao entendi direito como faço para o executar um arquivo de teste.

No livro diz assim.

para entrar no diretorio onde esta o arquivo utiliza o comando:
C:\ talz>cd C:\diretorio\pasta

Logo apos diz que se uso o comando “java”, não precisa colocar a extensao do arquivo “.class”.

então basta eu usar: java + nomeDoArquivo
E pronto… o arquivo sera executado.

eu tentei fazer o velhor “Hello World” e apareceu algo do tipo:

class Olamundo{
public static void main(String[] args){
System.out.println(?Ola mundo!?);
}
}

eu Digito:
C:\Java\teste>java Olamundo

e o sistema me retornou…

Excemtion in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Olamundo
Caused by: Java.lang.ClassNotFoundException: Olamundo
at java.net.URLClassLoader$1.rum
at java.security.AccessController.doPrivilefed
at java.net.URLClassLoader.findClass
at java.lang.ClassLoader.loadClass
at sun.misc.Laucher$AppClassLoader.loadClass
at java.lang.ClassLoader.loadClass
at.java.lang.Classloader.loadClassInternal
Could not find the mains class: Olamundo. Program will exit.

Como faço pra o sistema me retornar o velho “hello world”?
Estou fazendo certo?

Existe ferramentas tipo Dreamweaver para escrever JAVA?
Desculpem me ai qualquer coisa.

Caro Uelio,

recomendo que você dê uma lida neste site
http://www.javaman.com.br/artigos/JavaComoComecar.html

É um ótimo guia pra pessoas que, como você, estão começando no Java! =)
Bons estudos! =)

tenta colocar public class, e não class somente.

primeiro compile :

javac Olamundo.java

depois:

java Olamundo

flw

Antes de postar, dê uma pesquisada nos artigos do GUJ e também no fórum. É bem provavel que sua dúvida já foi respondida.

No seu caso, tem um artigo que pode te ajudar http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=16

Obrigado a:
Mrapha
Bruno Laturner
egamorim
Jair Rillo Junior

Estou voltando porque não ententi como instalo o netBeans… posso instalar em um diretorio qualquer?

Mudei o local de instalação do J2SE 6 para o diretorio C:
Agora vou instalar o NetBeans… mas instalo dentro do diretorio java ou no diretorio raiz C:?

Como no exemplo do artigo que o Mrapha enviou.
Nele nao tem dizendo como instalar tudo… se tem como configurar algo.

Minutos depois…

Pronto pessoal… instale o NetBeans… e esta funcionando legal… agora vou tentar uns tutorials…
Obrigado.

Agora vou aprender para tirar duvidas de outros…
Abraços!

Pra isso estamos aqui! =)

O Java que vc instalou é instalado no diretório dele. O Netbeans é instalado em outro diretório, próprio pra ele! Ele vai usar o Java para desenvolver pois ele é uma IDE! Ou seja, uma ferramenta de desenvolvimento para o Java!

Um grande abraço e bons estudos!! =)))

Humm… de pouco em pouco estou començando a andar…

agora vamos ao que é interessante…
De que bastaria eu aprender JAVA e nao saber como criar um arquivo *jar.

Pois bem, eu pesquisei e vi em sites e até mesmo aqui no GUJ, que tenho que clicar em cima do projeto e clicar em “Construir”, certo… ele cria um diretorio chamado “DIST” e nele contem o aplicativo executavel do JAVA.

Mas no painel do NetBeans IDE 6.7.1 me retorna:

init: deps-clean: Deleting directory C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build Deleting directory C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist clean: init: deps-jar: Created dir: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build\classes Created dir: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build\empty Compiling 1 source file to C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build\classes compile: Created dir: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist Building jar: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist\aplicativoJar.jar Not copying the libraries. [color=red]To run this application from the command line without Ant, try: java -jar "C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist\aplicativoJar.jar"[/color] jar: CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 1 segundo)

esta mensagem que esta em azul, não faz o arquivo funcionar…
sera porque eu tenho que não usar o System.out.println() ?

ou tenho que usar a saida como tipo “alert()” do java script?

Eu tento seguir a seguinte lógica no desenvolvimento java… usar System.out.println quando uso só texto, aí rodo o sistema pelo Netbeans!! Quando uso o .jar, uso aplicações com tela.

Sua aplicação está rodando bem via console no Netbeans?

O rapaz nem entrou no ônibus e já quer sentar na janelinha…rssss.
Vá com calma…Você já entendeu o que é o jar e para que serve?
Quanto à sua dúvida: você usa só o comando azul ou todo o comando (desde o java -jar)? Poste aí o stack trace pra gente ver qual erro está aparecendo.

Pronto… aqui esta o codigo…

[code]/*

• To change this template, choose Tools | Templates
  • and open the template in the editor.
    */

package aplicativojar;

/**
*

• @author Uélio Nobre
    */
    public class Main {

/**

• @param args the command line arguments
      */
      public static void main(String[] args) {
      // TODO code application logic here
      System.out.println(“Exemplo de saida de texto em java”);
      }

}[/code]
Quando clico no projeto e clico em construir ele me retorna o erro:

init: deps-clean: Deleting directory C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build Deleting directory C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist clean: init: deps-jar: Created dir: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build\classes Created dir: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build\empty Compiling 1 source file to C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\build\classes compile: Created dir: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist Building jar: C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist\aplicativoJar.jar Not copying the libraries. To run this application from the command line without Ant, try: java -jar "C:\Documents and Settings\Uélio Nobre\Meus documentos\NetBeansProjects\aplicativoJar\dist\aplicativoJar.jar" jar: CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 1 segundo)

O arquivo com extensão *.jar é o executavel do JAVA (semelhante ao *.exe do Windows) mas esse é JAVA. Usado para distribuir uma aplicação, que so pode ser rodar se tiver a Java Virtual Machie instalada.

O que fiz foi isso… ou eu não posso tentar distribuir algo tão simples?

E que erro ele está te retornando?

Cara acho que vc precisa clicar no run, executar, F6, pq ai é a saida de compilação do Netbeans

[]'s

O problema que não aparecia nada… não abria.

Ai eu tentei fazer alguma coisa no modo GUI, ai funcionou.

Ai eu entendi… para poder distribuir tem que ser uma GUI.

Estou usando o NetBeans, e ta dando beleza. Muito melhor que no MS-DOS…

Valeu mesmo Mr. Rapha, você é um cara legal.

Oi Uelio!!
Parabéns pelo desempenho progressivo!!
Comece a treinar a linguagem Java usando o console, pra depois vc usar a GUI! Com o console vc vai aprender a desenvolver bem os recursos da linguagem!
A GUI também vai te possibilitar isso, mas vai te render algum trabalho de implementação de interface, coisa que aconselho ficar quando você já estiver um pouco seguro no básico da linguagem! =)

Qualquer coisa que precisar nos seus estudos, basta perguntar-nos! =)

Eu e minha noiva somos do estado de Mato Grosso do Sul. Participamos com palestras e artigos Java do JUG-MS (Java Users Group of Mato Grosso do Sul)! www.jugms.com.br/

Quando você estiver firme no desenvolvimento Java pra Desktop, você pode desenvolver Java pra Web! Eu tenho um artigo desenvolvido para iniciantes em Java para Web no meu site www.sistemaseweb.com.br/javaweb

No site do JUG-MS já foi iniciada uma Thread de estudo acompanhado sobre esse artigo, que nós debatemos na lista de discussão do jug-ms.
Qualquer coisa, se quiser participar desta thread basta se inscrever na lista de discussão! =)

Abraços e bons estudos!!!

Foi o que eu quis dizer Uélio. O .jar é similar ao .exe, mas não é sempre um executável. Não é como no .NET (não sei se você conhece a linguagem) que qualquer .exe gerado recebe 2 cliques e executa. O jar tem uma infinidade de aplicações, e ser executável é uma delas.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/deployment/jar/index.html

Vélhinho…
Usa o eclipse como IDE, é mil vezes melhor do que o netBeans…fora que não é necessario nem executar nada na sua maquina.
Apenas baixe o eclipse www.eclipse.org, descompacte-o e crie um atalho na sua DESKTOP do Eclipse.exe (Botao direito no .exe e clicar em criar atalho na area de trabalho), nao copie e cole pq nao funciona, tem q ser assim pra criar o atalho dele…

Acredito q seja melhor e mais facil do que o netBeans.

Corrijam-me se eu estiver errado, mas o *.jar é semelhante as dlls. Não é???
Eu nunca executei um jar oO… Sou estranho???
xD