Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Java (VScode)

Olá pessoal. Alguém poderia me ajudar com um problema.

Estou fazendo um pequeno programa utilizando VScode, porém, não tenho muita familiaridade
com esta IDE.

A questão é: quando tento executar meu programa, por algum motivo o compilador não
localiza a classe principal. Não sei porque isso ocorre.

Poderiam me ajudar ?

Obs: criei um pacote chamado ‘src’ para armazenar as classes do meu programa. Acredito que isso tenha interferido de alguma forma.

Tem certeza de que você compilou seu fonte?
Não é o compilador que executa sua classe.

O compilador (javac) compila os arquivos .java em arquivos .class, quem executa é a máquina virtual (java).

1 curtida

Quando tento rodar o programa, também mostra esse erro:

unnamed
Não faço ideia de como corrigir isso…

Tenta o seguinte:

Na raiz do seu projeto, crie uma pasta chamada .vscode e, dentro desta pasta, crie um arquivo chamado settings.json.

Vc vai ficar com usa estrutura parecida com essa:

SISTEMA-BANCO-DIGITAL
├── .vscode
│   └── settings.json
├── README.md
└── src
    ├── Conta.java
    ├── ContaCorrent.java
    ├── ContaPoupanca.java
    └── Menu.java

No arquivo settings.json, adiciona isso:

{
    "java.project.sourcePaths": ["src"],
    "java.project.outputPath": "bin"
}

Na classe Menu, remova a declaração de pacote, ela tem que ficar só assim, sem pacote:

import java.util.ArrayList;
import java.util.Scanner;
public class Menu {
  // etc...
}

Por último, pressione Ctrl + Shift + P e digite “Clean Java Language Server” e pressione Enter. Vai abrir uma caixinha no canto inferior direito perguntando se vc quer reiniciar. Reinicie.

Se tudo correr bem, agora vc pode clicar no “Run” que aparece acima do método main na classe Menu.

Olha um print do meu teste:

Se ainda assim não funcionar, experimenta criar um novo projeto pelo próprio VS Code, para isso vc pode pressionar Ctrl + Shift + P e digitar “Create Java Project” e seguir os passos que ele indica. Depois vc copia estes seus arquivos para o novo projeto.

1 curtida

Obrigado pela ajuda! Criei um novo projeto com os mesmos arquivos e funcionou.

1 curtida