Não gostei do eclipse

26 respostas
G

De tanto ouvir falar no Eclipse aqui no guj acabei baixando o danado…
decepção!!!
Muito complicado, nem um pouco intuitivo…
Não chega aos pés do netbeans

26 Respostas

Paulo_Silveira

blasfêmia! blasfêmia!

brincadeiras a parte, você precisa dar um tempo ao eclipse. a “learning curve” pode ser mais difícil que a do netbeans, mas a interface e ferramentas deixam o netbeans completamente perdido.

da para voce notar isso quando voce abre o eclipse: 6 menus, 4 botoes na barra de ferramentas a esquerda, alguns poucos em cima e ponto final.

netbeans e jbuilder sao MONSTROS na interface: uma confusao total, isso sim eh nao intuitivo.

outra coisa muito importante: o eclipse eh feito de tal maneira que nao te prende com a IDE: voce faz algo no eclipse, vai saber fazer direitinho no modo texto puro.

Conheco muita gente que usa o Jbuilder e se complica ao compilar com o javac quando precisa…

Rafael_Steil

O “culpado” por eu estar usando o Eclipse eh o Paulo :mrgreen:

qdo eu comecei em java perguntei pra ele qual usar e tal, e perguntei do netbeans, ja que soh tinha ouvido falar dele e do jbuilder… bom, logicamente fui redirecionado pro site do Eclipse… e ele ainda me disse “no inicio ele eh meio complicado, nao te assusta”… no inicio nao vi nada de mto interessante, ja que a interface eh super simples, comparando com outros editores…
mas entao comecei a mexer nos menus… rapaz, tem muita coisa util la… geracao automatica dos getter e setter, deteccao em real time de codigo errado, sugestao de correcoes, templates …

Pode parecer que eh muita coisa “desnecessaria”, mas com o tempo voce se acostuma e acaba gostando muito dele. Ah, sem falar que, por ser feito em SWT, roda muito mais rapido que aplicacoes java com Swing.

Rafael

G

Sinto muito mas geração automatica de codigo , templates , detecção de codigo errado toda ide tem (até o jEdit) .
Era mais do que obrigação do eclipse ter.
Acho que ele ta empatado com o jEdit.
E dizer que o netbeans é confuso, misericordia! qualquer pessoa que entenda um pouco de java vai usar a ide rapidinho.

I

Estou utilizando o Eclipse com Plugin de WebServices da Systinet e simplemesmente estou achando fantástico.
Já usei o Systinet com outras IDEs e gostei mais do Eclipse mesmo.
Outro detalhe que o Rafael levantou, que realmente deve ser levado em conta é a velocidade de execução da ferramenta em comparação com outras criadas com SWING.

[]'s

Isaías

M

Uso o JBuilder no trabalho e NetBeans em casa e estou bastante satisfeito. Instalei o Eclipse mas nao gostei dele.

Ou seja, me desculpem mas ele nao me convenceu. Como editor de textos ele é muito pesado e como IDE ou ferramenta RAD eh pobre.

public class IDE {

public void opiniao() {

if (this.getIDEName().equalsIgnoreCase(eclipse))

System.out.println(Sou mais o JBuilder);

}

}
Rafael_Steil

Se voces estao procurando ferramenta RAD, entao realmente o Eclipse nao serve… ele eh uma IDE, roda muito mais rapido que qulaquer outro editor, nao importa qual. Aqui no trampo, em um amd 450 com 196 de ram, o jedit eh mais lento que o eclipse… ta certo que o eclipse demora um monte pra abrir, mas eh soh tmb.

Depois, o sistema do eclipse eh de longe muito superior a outros ( principalemente em relacao ao jedit )… se alguem quer ter uma visao rapida do que o Eclipse oferece, eh soh ver a animacao que tem listada em uma noticia… na ta home do guj ainda.

A integracao com CVS, usando as palavras do paulo, eh fantastica, mto bom tmb. Sem falar no suporte a plugins… qtos o jedit tem?? o eclipse tem quase 200.

Rafael

R

Não acho o NetBeans complicado, pelo contrário sua interface é bem intuitiva. Para quem quer trabalhar com Swing ela é muito prática, para trabalhar com web nem se fala, já o eclipse a impresão que tive é que ele fica muito restrito a um simples editor e editor por editor prefiro o GEL ou jEdit que tem ótimos plugins e não complica. Ou seja não tenho experiência com o Eclipse porém a minha primeira impressão com ele não foi muito legal. Sobre o fato de ter pessoas que trabalhando com Jbuider não sabem usar o javac, paciência, a ferramenta não tem culpa. Para trabalhar com EJB acredito que o JBuilder é imbatível, proporciona uma ótima produtividade e é compatível com os melhores servidores de aplicação do mercado.

Umlauf

Acho que o Eclipse “assusta” um pouco à primeira vista pq o conceito dele é bastante diferente da maioria das IDE’s, RAD ou não. Ele é uma IDE “genérica” e “completely platform- and language-neutral” e, talvez por isso, não gere suspiros de paixão logo no primeiro contato, pois não é só sair arrastando o que vc quiser, compilar e pronto, como outras IDE’s.

Eu, iniciante total em Java, nos meus testes de várias ferramentas pra ver qual eu mais me adaptaria, confesso que instalei o Eclipse, não consegui nem escrever um “Hello World” (por pura leiguice, devo confessar :oops: ) e o deixei de lado. Mais tarde resolvi estudá-lo um pouco mais e fui “flechado” hehehe. E esse plugin do Tomcat (acabei de instalar) é do caraleo hein! Muito bom!! :smiley:

Estou usando a versão 2.1M3. :slight_smile:

BTW, sobre o SWT, existe a possibilidade desse padrão tornar-se parte da especificação Java algum dia? Ou nada a ver?

J

Olá!!

Afinal, o que o Eclipse faz que outras IDEs como NetBeans e JBuilber(meu preferido) não fazem ???

urubatan

“gallindo0413”:
Sinto muito mas geração automatica de codigo , templates , detecção de codigo errado toda ide tem (até o jEdit) .
Era mais do que obrigação do eclipse ter.
Acho que ele ta empatado com o jEdit.
E dizer que o netbeans é confuso, misericordia! qualquer pessoa que entenda um pouco de java vai usar a ide rapidinho.

depende do que você entende por detecção de codigo errado, no eclipse você não precisa compilar o codigo para ele te dizer onde estão os erros, as unicas ides que conheço que tem algo parecido são JBuilder e NetBeans, todas as outras só compilando para ela te dizer onde estão os erros :slight_smile:
e outra, nenhuma delas coloca um botão do lado do erro onde você clica nele e ela te diz o que pode ser feito para corrigir, e clicando no menu com as possiveis correções, ela corrige sozinha :slight_smile:
o net beans tem diversas funções de refactoring de codigo que não encontrei até hoje em nenhuma outra IDE o JBuilder tem algo, mas muito pobre prto do eclipse :slight_smile:

os templates tudo bem, todas tem, e a geração automagica de codigo, na maioria das IDEs é uma pocaria, deixa o codigo uma bagunça, no eclipse é muito boa :slight_smile:

mas esta é apenas minha opinião :slight_smile:

urubatan

“jsp_dev”:
Olá!!

Afinal, o que o Eclipse faz que outras IDEs como NetBeans e JBuilber(meu preferido) não fazem ???

seguinte, a diferença basica é que o NetBeans e o JBuilder não são IDEs e sim ferramentas RAD, a edição do código no Net Beans ou no JBuilder nem se comparam com o eclipse, ja o Eclipse não tem um editor de janelas (pelo menos por enquanto :slight_smile:

IvoD

Somente um lembrete
alguem ja fez um programa grafico no jbuilder e depois tentou editar…
hehehehehe da um trabalho danado…
este papo de ficar usando Jbuilder para facilitar a criacao de programas com interface grafica nao ta com nada…
so para ter mais problemas depois… :cry:
use o eclipse e va no hardcode :wink:

Bani

Quanto à detecção de código errado “real time”, o WSAD, que é praticamente uma “cópia” do Eclipse, muitas vezes dá problema.
Ele fala que tem erro, você vai lá e conserta, e não tem como convencê-lo de que você já consertou! O erro continua lá, normalmente até você resolver fechar o WSAD e abrir de novo.
Comigo isso aconteceu várias vezes quando estava criando EJBs. Alguém já teve problemas semelhantes no Eclipse?

Elvis.The.Pelvis

Vamos deixar de ser ridículo. Vamos parar de fanatismo. Se o Delphi fosse ruim, se sua IDE fosse uma droga, se a sua filosofia não prestasse, não vendia tanto. Não tentem me convencer de que um editor de texto é melhor que um editor gráfico. Simplesmente não é. Nunca vai ser. Se você está trabalhando com JBuilder, termine seu projeto com o JBuilder. Agora, querer fazer tela com o JBuilder e terminar o programa com o Eclipse. E se precisar mexer no frame de novo, e no código de novo. Só porque o Eclipse coloca um botãozinho do lado do código errado???

Eu particulamente não gosto muito do JBuilder, prefiro o Netbeans. Mas o uso no meu trabalho sem problemas, utilizo seus recursos, que são bons, mas não fico trocando do JBuilder para o Netbeans só pq o NB dá suporte ao setExtendedState.

Coloquem duas pessoas capacitadas trabalhando, que conheçam a ferramenta e vamos ver quem termina um editorzinho de texto primeiro.

Não sejam como aqueles freaks do linux. O sistema é bom, mas não é a única solução do mundo, que dá graças à deus por existir powerpoint. Já basta os fanáticos religiosos, deixem a computação de fora.

----Odeio Fanatismo----

Elvis.The.Pelvis

Há, IvoD, boa sorte se precisar construir uma aplicação swing complexa no “hardcode”.

anjomal

Eu venho da Programação C/C++ e estou iniciando em JAVA, ja estou dando meus pulos graças a galera aqui do GUJ que ta me dando uma força em relação as dificuldades que tenho de desaprender algumas coisas mais ta tudo legal !!! Vamos, eu não me sinto bem com ferramentas RAD digo ja usei muitoas Visual C++, C++ Builder etc … elas ter dão a impressão que vc não tem o Projeto na mão, gera uma porcariada de código que quando vc quer implementar alguma coisa sua, vc ta ferrado pq o codigo bagunçado e muitas vezes desnecessario pelo menios em IDE’s C++ a ferramenta custuma gerar ums codigo nada haver que so faz sua aplicação ficar grande, eu sou um criador nato gosto de liberdade na criação de meus sistemas, faço parte do grupo de desenvolvedores KDE e na minha opinião, não tenho nenhum problema de produtividade com o hardcode, pelo contrario prefiro, posi quando há um erro seu onde está quando e gerado codigo automatico como vc vai saber ? Amo o LINUX e estou começando a gostar do JAVA mandei ate fazer uma camisa pra mim e estou esperando o GUJ leberar o oficial hehehe !!! mais não sou fanatico, sou realista com o mercado tanto que estou usando JAVA pq C++ tem um problema quanto ao desenvolvimento de GUI’s multiplataforma, senão tinha ficado no LINUX com C++.
Agora cada um tem sua filosofia de trabalho e olha as coisas por de terminado anglo, minha opinião e que as RAD abitolam o programador deixando ele com preguiça de digitar código saindo da filosofia da programação, tenho 21 anos programo desde 14, e sou apaixonado pela programação gosot de controle dos meus codigos, fazer minhas ferramentas compartilhar elas com a comunidade. isso e so um desabafo gostei muito do eclipse que ate procurei um pra editar codigo C++, pq ele tem coisas que nem o KDeveloper tem.

Mais fica aqui o meu parecer.
Desculpe se eu falei besteria e apenas minha opinião nada mais !!!

A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO !!!
Valew Familia GUJ !!!

RodrigoSol

:arrow: Vou ressuscitar esse tópico pra fazer um pequeno relato.

Quando comecei a desenvolver em Java primeiro testei o Jbuilder, achei o Maximo…

Depois, por conta de um curso me tornei fã numero 1 do netbeans…

Experimentei o eclipse… Que dificuldade… Não conseguia achar um botão Build…

Continuei com o netbeans…

De tanto a galera do GUJ falar, tentei de novo o eclipse… Ofereceram na empresa o Jdevelop 10g pra trabalhar… Sabe o que eu disse: ou eclipse ou nada…

Valeu galera do GUJ!

cv1

E como vc acha que o JBuilder foi feito, Elvis? :wink:

Editores visuais sao bons pra te dar o esqueleto minimo necessario pra construir uma aplicacao em Swing. Todo o resto eh codigo, se vc quiser escrever algo que preste… e, mesmo esse topico tendo ido e voltado aqui no GUJ, nao ha muito o que dizer sobre essa situacao, e ela nao parece que esta mudando. :smiley:

F

Não gosto muito da IBM mas para alguns software deles eu tiro o chapéu, o WSAD / Eclipse foi um deles, achei uma Ótima IDE, por mais que não tenha um monte de “fitinhas rosas” tipo JBuilder algo que é bom mesmo vc tem que fazer na mão e não clicar e arrastar algo em alguma ferramenta, se vc procura isso usa o Visual Basic.

dreamspeaker

ahhhhh… o splash do Eclipse é o mais bonito de todos!!!

[Opinião Nada A Ver mode ON]

:smiley:

guscoppi

Acho que esse é um tipo de discussão que não leva a lugar nenhum. Se o cara não gosta do eclipse, fazer o que!? Deixa ele usar JBuilder ou NetBeans.
Tem um amigo meu que prefere Brahma à Skol… o que eu posso fazer?
Concordo com o Elvis quanto ao fanatismo. E concordo com o dreamspeaker tb… a splash do Eclipse é show de bola. hehehehe

Só um comentário. Quando comecei a fuçar no Java, instalei o JBuilder na minha máquina e fiz um programa. Depois tentei, pegar os fontes e compilar ele no javac. Não tinha santo que fazia aquilo funcionar. Acho que o JBuilder deixa vc muito amarrado, mas… se vc quer usar… e sabe usar, manda ve.

jc_oz

Putz galera, como disseram, esse negócio tá parecendo aquela história “Qual o melhor SO?” ou “Qual a melhor distro Linux?”

Eu nem vou dizer aqui qual é minha IDE preferida --> [color=“white”](voz sussurrando baixinho: Eclipse, Eclipse…) :wink: [/color].

Uma coisa muuuuuuuuuito difícil de mudar, é a opinião de outra pessoa, por mais argumentos que vc apresente, isso só acaba gerando discussões intermináveis, claro, existem alguns casos em que a coisa é mais simples, mas, vai tentar convencer o cara de que seu time é melhor do que o dele :smiley:

F

É verdade, vamos discutir algo menos polêmico, qual a religião de vcs?

Umlauf

Eclipsiana 8)

thiagorani

Eclipsiana 8)

Ahahaha. Essa resposta foi nota 10.

Eu uso Eclipse/WSAD, mas prefiro Antartica Original!!! eheheheh

cancao

Eu usei o JBuilder por muito tempo e confesso que todas as features que eram uteis para mim (as usadas para criar aplicações web) eu encontrei legal no Eclipse. Alias, algumas melhores! A ferramenta com a qual minha produtividade se deu melhor foi o Eclipse. Coloca alguns bons plugins que ele fica fantastico! Só senti falta mesmo de um refactoring que se extendesse às jsp’s, algo que o JBuilder tem. Mas, reza a lenda que nas proximas versões isso já vai ser nativo (É verdade mesmo?!).

Até.

Criado 18 de dezembro de 2002
Ultima resposta 23 de jan. de 2004
Respostas 26
Participantes 21