Bom dia Pessoal …
Alguem sabe como fazer com que o arquivo .class
nao seja aberto por nenhum decodificador java …
Valeu…
Bom dia Pessoal …
Alguem sabe como fazer com que o arquivo .class
nao seja aberto por nenhum decodificador java …
Valeu…
Da uma olhada neste tópico do fórum:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=6138&highlight=ofuscadores
[]'s :lol:
bom, eu nao passaria um ofuscador no meu codigo 
Acho que vivemos um dilema:
Como proteger seus fontes em Java ???
Se vc criar um .jar, não adianta pois existe descompiladores que transformam seus .class em .java, ou seja, seus direitos sobre código foi para o espaço.
Umas das formas que tentar proteger seu código é passar um ofuscador, mas nunca testei, vou fazer um teste para ver se presta.
Se alguém souber de um ofuscador bom, manda o link.
Estou precisando de uma ferramenta para fazer isso, proteger meus fontes contra descompiladores e coisas parecidas.
Na minha humilde opinião, essa história de que software deva ser protegido é balela. O código fonte em sí não quer dizer muita coisa. Basta lembrar de algum projeto grande que precisamos dar manutenção em algum momento da nossa carreira de programador e não tem nenhuma documentação. É um parto!
As vezes é mais fácil fazer o que precisa do zero, do que reaproveitar um código que não existe documentação, ou ninguém que possa lhe explicar como é o funcionamento. Ou seja, vc tem que ler o código primeiro pra entender (tentar) o que o programador pensou para depois então, se vc entendeu o que o programador que fez o código pensou quando o fez, analizar se existe algum erro para corrigir, e então partir para a alteração.
Além do mais, os descompiladores não conseguem capturar os nomes de variáveis nas assinaturas de métodos, trazendo algo do tipo (arg1, arg2, …) o que acaba dificultando o entendimento. Outra coisa que os descompiladores se perdem é na hora de montar classes anônimas e classes internas. Ou seja, não dá pra ir muito longe com um código descompilado, a não ser tentar aprender alguma técnica de programação que o programador que fez a aplicação usou (supondo que qem fez o código usa boas práticas de programação
)
[]s, Welington B. Souza
Eu acho que essa questão de proteger o código-fonte é mais uma questão filosófica do que realmente técnica! 
Você vai protegê-lo de que? De alterações? Se o usuário o alterar e parar de funcionar, azar o dele! Ninguém mandou meter a mão! :twisted:
Proteger aquela magnífica rotina que você levou dias para elaborar?
Se alguém precisar de algo parecido, vai pesquisar, e talvez faça algo igual a você, sem sequer olhar o seu código-fonte.
Eu ofusco o código de um programa que estou desenvolvendo com o único intuito de deixá-lo menor, não para dificultar a sua descompilação! Até porque, quem quer realmente ver o código-fonte, não vai se importar em olhá-lo ofuscado mesmo.
A única coisa que me deixaria chateado seria ter criado uma rotina, ela ser usada em outro programa, e não ser creditado por isso. E crédito neste sentido nem é financeiro…é de simplesmente ter meu nome ali, dizendo que fui eu quem fez a rotina.
E só repetindo o que você deve ter lido por aí: só existe uma única forma de proteger efetivamente o código-fonte!! Fazendo compilação nativa! Mas se for fazer isso, vai programar em Java pra que?? Use Delphi ou VB (em caso de plataforma Windows, claro).
Aí tá a grande sacada do OpenSource, vc deixa todo mundo olhar o que vc fez, incentiva a distribuição, não escondendo aquela rotina “genial” que te levou dias para fazer. E se o seu código for realmente bom e útil, vc se tornará conhecido, e passará a valer mais como profissional.
[]s, Welington B. Souza
wbsouza,pena q nem todo mundo pensa como vc…
Muitas vezes é necessário proteger o código sim…
Sabe,tem muita gente q pega o código alheio,se apropria,e depois diz q foi o responsável pela feitura do código…lembre-se q se vc está alocado em um projeto,geralmente,quem colhe os louros(e muitas vezes fracassos tb) é o seu coordenador/gerente de projetos…
acho que nao é bem assim Ironlynx
o unico caso disso foin aquele da SCO… que nao passou de uma mentira pra arrecadar $$$
Concordo como Ironlynx.
Não todo mundo que pensa assim, que opensource é legal e tudo mais, a maioria quer pegar seu código e levar os louros da vitória. Por isso, estou a procura de uma proteção para o meu código.
O fenrir falou de compilação nativa. Como faço isso ??? :roll:
Vou programar em Java porque me dá prazer programar em Java, eu não gosto de Delphi ou VB, são limitados; e Java eu vou precisar para outros projetos que tenho que fazer, essa é a questão. :lol:
Baixei dois ofuscadores : Proguard e JavaGuard.
Qual é o melhor ??? Alguém já usou algum desses ???
Dê uma olhada neste tópico:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=3178&highlight=compila%E7%E3o+nativa
Os poucos testes que fiz, foram decepcionantes. Sem contar que o programa fica um monstro (como o Oziel disse), portabilidade nula, e se você estiver usando Swing, nem tente. Pelo menos da última vez que olhei esse assunto, o Swing não era plenamente suportado.
Agora uma questão interessante: vocês colocam os créditos quando pegam um código pronto? 
galera, posso estar falando uma bobajem, mas me deem suas ideias, me veio a cabeça a possibilidade de usar uma linguagem nativa para compactar o arquivo jar, qdo o programa executa-se ele descompilaria o jar temporariamente em uma pasta oculta do systema e entao chama-lo atraves do prompt, e qdo fechado ele apagaria o programa de la, seria um metodo seguro para uma versao do software apenas para avaliação???
pq demorei uns 2 meses pra termina-lo e ficaria muito injuriado se um engraçadinho roubasse meu fonte 
se nao funciona , deem alguma ideia , plz