[NÃO RESOLVIDO] - Como desenvolver um fórum na "mão"?

11 respostas
felipehts

Bom dia á todos !

Tenho um trabalho de faculdade, no qual devo desenvolver um fórum (não pode ser nada pronto), minha dúvida é referente a estrutura, tipo como devo montar ??? tipo o usuário deve deixar comentário… como vou postar isso ??? usando table do primefaces por exemplo ??? alguém poderia sugerir como deve ser a estrutura, quero apenas ideias de componentes, não precisa de código…vlw ??? (obs: com relação ao banco de dados eu sei, minha dúvida seria realmente a estrutura em java web mesmo) vlw a todos pela ajuda …

11 Respostas

drsmachado

A primeira coisa é entender como funciona um fórum. Vamos pensar em um que contenha apenas uma área (diferente do guj, que possui várias).
Para alguém postar, precisa ser cadastrado, certo? Tem de pensar em uma forma de cadastrar os usuários, efetuar login e logout.
Depois, cada postagem poderá envolver o que, um título e uma descrição, basicamente (anexos, etc não são necessários e você não quer complicar).
Cada postagem permitirá uma série de respostas ou nenhuma (uma relação 1 : N, mas do banco você já sabe, certo?). Quando alguém abrir o tópico, deverá visualizar, além do título e descrição, todas as respostas.

Isso pode ser feito em qualquer tecnologia java, desde jsp + servlet até JSF 2 e Struts 1 ou 2, vRaptor e Mentawai (que estou usando num projeto e é bem tranquilo).

JuniorMaia

Os usuários também vão poder editar seus posts, assim como excluí-los, parta de um principio simples, quando se tem um ideia inicial, o resto se complementa com o tempo.

ssh

tem que se pensar no processo de excluir uma conta tbm, aqui no forum não é permitido, pois assim todos os posts relacionados ao usuario que criou o post, seriam excluidos.

o que eu acho errado, pois tenho alguns emails gastos em outras contas e não posso criar outra. rs

JuniorMaia

ssh:
tem que se pensar no processo de excluir uma conta tbm, aqui no forum não é permitido, pois assim todos os posts relacionados ao usuario que criou o post, seriam excluidos.

o que eu acho errado, pois tenho alguns emails gastos em outras contas e não posso criar outra. rs

isso seria possível se a modelagem do banco tivesse um status de usuário 1 = ativo, 0 = inativo, assim o usuário desativaria a conta e manteria seu post erguido. Também acho que deveria ser assim :stuck_out_tongue_winking_eye:

felipehts

Obrigado a todos pelas dicas… Mas a minha dúvida mesmo seria… ex:
os posts seriam exibidos em uma tabela (componente do JSF) ??? Eu entendo o que precisa…mas não sei como fazer para exibir… ou melhor oq utilizar dentro do JSF… A principal dúvida é : blz o usuário fez o post gravou no banco…etc etc… mas como exibir novamente essa informação (select pelo banco ok…), em qual estrutura do jsf , em um datatable do primefaces ==> http://www.primefaces.org/showcase/ui/datatablePagination.jsf ??? o titulo seria uma linha de uma tabela e o comentário uma outra linha ??? ou cada post uma tabela???

OBS: Quando falo tabela me refiro ao componente do JSF, ou DataTable do primefaces…

Olha o o trecho abaixo que peguei desse fórum:

<!-- Message -->
						<td class="row2" valign="top" id="post_text_1433029">
							<span class="postbody">
                                                          meu post....etc etc
							</span>

<!-- Attachments -->

</td>
					</tr>

Quando vc posta um mensagem e depois volta para visualiza-la, ele é exibida entre tags de html, ou seja incorporam as informações do post em tags. como se editasse o código html a cada novo post… como fazer isso… ???

felipehts

alguém ???

felipehts

UP !

A

Como forma de aprender, eu criei um repositório no git que devo começar hoje a noite, vou criar um Forum em JDF, se você quiser acompanhar e contribuir, me diga:
https://github.com/AndreFroes/MeuForumJSF

felipehts

andre.froes:
Como forma de aprender, eu criei um repositório no git que devo começar hoje a noite, vou criar um Forum em JDF, se você quiser acompanhar e contribuir, me diga:
https://github.com/AndreFroes/MeuForumJSF

bacana, desculpa a ignorância…mas o que seria JDF ??

A

JDF é um erro de digitação, kkkkkkkkkk, é JSF, como no nome do projeto, MeuForumJSF

felipehts

a bacana…vou olhar aqui …hehe vlww

Criado 15 de maio de 2012
Ultima resposta 16 de mai. de 2012
Respostas 11
Participantes 5