Estou querendo mudar meu estilo de criar interface gráfica, porque sempre optei por fazer aplicações com container MDI, e vários JInternalFrames, ou seja somente criava a programação voltada para cada JInternalFrame, o código fica pequeno para cada frame.
Agora estou querendo fazer aplicações baseadas em um único JFrame, dividido em várias áreas, como o Netbeans, Visual Studio, Outlook e etc…
Quero fazer abas, jtrees, panels com redimensionamento, tudo integrado…porém não tenho idéia de como é a metodologia de programação desse estilo de programa, então gostaria que alguém esclarecesse minha mente, pois não axo nada no google, nem materiais explicando essa técnica de interface gráfica.
Péeera.Cuidado com o termo único JFrame.Já não uso JInternalFrame há anos, mas não significa que eu tenho um único JFrame.Eu posso ter um JFrame pai, com muitos outros associados(quando necessário) ou JPanels e JDialogs auxiliando na componentização.
A componentização/dividir em várias áreas não seguinifica que todas pertencem/pertencerão ao mesmo JFrame.Para que vc programa voltado a componentes?A resposta é fácil:para o reuso!Para evitar a reivenção da roda.
Acho que o próprio ViniGodoy já postou sobre isso por aqui, dá uma pesquisada no GUJ.
sou iniciante em java e principalmente em interface gráfica mas passando rápido e lendo o tópico, uma navegada básica encontrei a documentação completa do netbeans, guilherme.dio pode ter alguma coisa lá, segue link: