dina:
Hum…
Tá… hum… tá… heheheehe
Levando em consideração que eu não quero utilizar o padrão DAO…
Fui pegar minhas anotações sobre a aula, segundo meu professor:
A camada Model envolve lógica de negócio inclusive o acesso aos dados. MVC não cita especificamente o acesso aos dados como uma camada, porque se subentende que estes métodos estariam encapsulados pelo Model. A camada Model interage diretamento com a camada Controller para estabelecer, entre outros, a execução das regras de negócio.
A camada View refere-se à lógica de apresentação, interage diretamente com a Camada Controller e indiretamente com a model em uma forma específica. Esta camada é geralmente destinada para efetuar interface de usuário.
Controller ? interação entre as duas anteriores
Processa e responde a eventos, geralmente ações do usuário, e pode invocar alterações no Model. É na camada Controller que é feita a validação dos dados e também é onde os valores postos pelos usuários são filtrados. Também instancia objetos das classes de negócio, invoca seus métodos na ordem desejada e manipula entradas e saídas para os usuários.
E aí… como disse, não to utilizando DAO…
O q meu professor explicou está errado???
Teu professor não falou nada de errado!
O que daria pra se entender:
Models = Você trataria problemas de por exemplo:
- atributo nome no maximo 100 caracteres
- atributo cidade no maximo 60 caracteres
Onde tu poderia tratar uma parte da tua parte de validações de tamanhos de campos!
ou se o cliente está inserindo uma informação partinente aquela informação que deve receber!
View = Somente onde fica tuas views, onde ela vai criar uma instancia das classes controllers e executar o metodo save digamos!
Uma view pode muito bem criar uma instancia de um Model e criar uma instancia de um Controller que salva no bd as informações chamando por exemplo:
meuController.save(meuModel);
mais a parte de view é pra interface do usuário! o que ele irá ver!
Controller = Tua regra de negócio, tua camada de conexao com o bd ja que tu nao vai utilizar o padrao DAO… então tu coloca todas tuas classes sql aqui dentro!
Pra ficar separado em 3 camadas o teu sistema onde a view é numa parte, teus models em outra e teus controladores ali! quando eu precisar ir atras de uma classe sql eu sei que ele ta no meu package controller.
Não sei se foi bem isso que teu professor ensinou, tbm não sei se estou totalmente correto, mas pelo que eu andei lendo e relendo eu entendi por esse meio.!
Da uma olhada ai! =)
http://jonathanssantos.blogspot.com/2009/10/padrao-de-projeto-mvc.html