Não sei NADA de Java, dificuldade para aprender, REVOLTADO!

Olá…

Meu nome é Rodrigo, tenho 25 anos.
Sou técnico em informatica, e atualmente curso o 3º ano de ciencia da computação.

Na faculdade, começamos a aprender programação usando primeiramente Pascal.
Posteriormente nos foi apresentado conceito de orientação a objeto (Muito porcamente / UNIP).

Dai, passamos a aprender Delphi 7.

De 30 alunos, fui o único a conseguir criar um jogo da forca com orientação a objetos, tinha que criar uma classe…

Tive que pedir ajuda até no IRC…

No final das contas consegui fazer funcionar, alteraram os codigos fonte do meu programa, não me pergunte o que fizeram, só sei que tiveram que mexer com ponteiros etc, coisa que ainda nem aprendi.

Acontece que não desejo aprender Delphi…

Estava querendo aprender Java ou C#

Por sorte, meu padrasto é programador ASP, e formado em ciencia da computação tambem, e não sei por que cargas dágua acabei encontrando um livro lacrado no escritorio dele.

O nome do livro é: Java, Como programar.

É a 4º edição…

Comecei a ler o livro do comecinho mesmo…

O livro vem com um CD, porem por estarmos numa versão do java ja mais atual, resolvi baixar pela sun, o pacote que contem o java 1.6 + netbeans…

Instalei como padrão… Next, next, next, finish…

Fui lendo, até que cheguei na parte de fazer o hello world…

QUE LIVRO PORCO!

Ele diz que eu devo criar um arquivo .java

Mas onde?

Ah ok, vou criar pelo Edit do Prompt de comando do DOS e salvar como .java

Ok digitei o codigo do hello world como no livro, e salvei como Welcome1.java

Agora o livro pede para que eu digite pelo prompt, no local onde salvei o arquivo, o seguinte comando.

javac Welcome1.java

Depois o livro diz:

• Apos este comando, o interpretador java entendera que deve carregar o arquivo .class para a classe Welcome1, e depois executa na tela “Hello World”

Acontece que quando digito:

javac Welcome1.java

Tenho como retorno a seguinte mensagem do prompt:

´javac´ is not recognized as an internal ou external command, operable or batchfile.

OU SEJA

O prompt nao entende esse comando…

RESUMINDO:

1- Sou eu que sou burro?
2- O livro não é para iniciantes?
3- A didatica do livro é uma porcaria?
4- Outro.

Des de ja agradeço a colaboração.

Grato pela atençao

Rodrigo

Freelancer, vc precisa configurar o JDK para usar no DOS. Se ele nao achou o javac segue o
que tem nessa thread

http://www.portaljava.com/forum/posts/list/9607.page

Ja configurei…

Ta funcionando…

A questão é…

Se este livro é bom como dizem, então por que não é explicado ao usuario iniciante como se deve instalar o JDK?

Os autores do livro esperam que nós ADIVINHEMOS isso?

DUVIDO que seja possivel uma pessoa ler esse livro do começo ao fim sem empacar de vez em alguma parte…

Não me parece um livro com uma didatica EXTREMAMENTE simples, pra quem nunca viu isso na vida…

Parece mais, um livro pra professores de faculdade que vao ensinar java para alunos…

:frowning:

Realmente, se o livro se propoe para iniciantes, deve explicar como configurar isso, senão o inciante não avança!