não sei onde está o erro,
public class ArrayTeste {
/**
* @param args
*/
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
int [][] a ;
a=new int [10][10];
int x=1;
int y=0;
while (x<10){
x=x+1;
break;
}
while (y<10){
y=y+1;
break;
}
System.out.println(a[x][y]);
}
}
Estou pessistindo para criar array.
Olá gustavo_goszard,
Primeiramente aconselho você a observar como funciona a estrutura de arrays em java, como preenchê-lo e como acessar as posições deste array. Depois verificar como funciona as estrutura de repetição while e para que serve o comando break;
artigo sobre array
No seu código simplesmente você esta´iniciando um array de inteiros multidimensional com 10 posições, ou seja uma matriz 10 por 10
[quote] int [][] a ;
a=new int [10][10]; [/quote]
Seguindo você inicializa 2 variáveis x e y que entram na estrutura de repetição do while porém e executam a ação
[quote]x = x+1;
y = y +1;[/quote]
apenas uma vez pois e break como a própria palavra sugere para a execução restante do laço, ou seja, os valores de x e y serão respectivamente 2 e 1
E por fim você tenta imprimir uma posição do array que está vazia pois você não adicionou nada nesta posição, que seria a posição a[2][1]
Enfim, aconselho que você de uma olhada em tutoriais, que por sinal no portal java tem alguns, sobre os temas acima citados
Valeu
No caso, você indicou que o array é de 10x2, no entanto, você não definiu qual o valor de cada linha e coluna, sacou???
Um exemplo de definição:
int a[][] = {{0,1},{1,1}, {2,1},{3,1}{4,1} etc… sacou??? Depois para imprimir, você deve utilizar a estrutura de repetição FOR ao invés de WHILE e utilize o método a.LENGTH para imprimir todas as informações. Beleza??? Espero ter ajudado, abraços e boa sorte
Olá thundercas,
O array não é de 10 por 2 e sim 10 por 10 acho que deve ter confudido. E para imprimir ele pode utilizar tanto o FOR quanto o WHILE…depende da escolha dele 
10 por 10 ??? Mas nao sao 10 linhas e 2 colunas??? 10 por 10 nao seria array[][][][][][][][][][] ???
thundercas,
Quando o array é iniciado dessa forma:
int[] a = new int[4][4];
Siginifica que eu tenho um array de 4 x 4, ou seja uma matriz 4 x 4 com 16 posições. Da mesma forma com o array 10 por 10 eu tenho uma matriz de 100 posições.
Pense sempre um array multidimensional como uma matriz. Fiz uma imagem exemplo espero qu entenda.

Valeu
Depois de 2 (dois) dias aki no forum já estou o entendendo bem. Consegui executar todos os 45 exercicios bem, só com as dias que vcs me deram, obrigado mesmo.
Legal, você tem razão Camisinha… Obrigado pela dica.