Não sei se isso é problema de configuração?

Estou usando o mesmo editor que é usado na faculdade (ConText) só que transferi para o meu computador os programas que havia feito em aula e que estavam funcionando perfeitamente, mas aqui em casa quando vou rodar os danados aparece essa mensagem:



java.lang.NoClassDefFoundError:NomeDoPrograma

Exception in thread "main"



Isso é algum problema de configuração ???

Você setou as variáveis de ambiente?

Neste caso, parece ser problema de classpath.



Ele deve incluir o diretório corrente, representado por . (ponto).

Ex.

SET CLASSPATH=.



No Windows 95/98/ME isso deve ser corrigido no autoexec.bat e no Windows XP/2000 no painel de controle, em sistema -> avançado -> variáveis de ambiente

Me desculpe isso foi uma falha minha, já devia ter avisado na mensagem anterior. Eu já fiz isso já tenho SET CLASSPATH=. no meu autoexec.bat.

O mais estranho de tudo é q quando mando compilar ele não dá erro nenhum, esse erro só aparece na hora de executar. Não consigo descobrir o q possa ser.

Estou com um problema quase identico ao seu!!! A única diferença é que quando tento compilar dá erro:



C:>javac olamundo.java

error: cannot read: olamundo.java

1 error



C:>java olamundo

Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError:NomeDoPrograma



Se eu descobrir o problema eu te aviso e vc idem tá!

Se alguém souber a solução pra esse problema pelo amor de Deus nos ajude!

Olá MARjava,



Esse seu primeiro erro



C:>javac olamundo.java

error: cannot read: olamundo.java

1 error



Ocorre porque o compilador java não está encontrado o arquivo olamundo.java, verifique se você está na pasta correta onde ele foi salvo e se o nome e extensão estão corretos.



MARjava, os meus programas tb estavam dando esse tipo de erro e oq estava errado era que eu não tinha salvo as letras em caixa alta. Esse seu programa não seria OlaMundo.java.



Ps: Alguém pode me ajudar com o meu erro por favor ???

Você está usando qual versão do Windows?

E sua classe tem declarado algum package?

Galera eu já não sei mais o que fazer!!!

Já tentei todas as possibilidades!

Coloquei todos os arquivos dentro do diretório BIN, verifiquei lá em sistema -> avançado -> variáveis de ambiente (tanto em variáveis de usuário quanto de sistema) se CLASSPATH=. funcionaria em vez de PATH=

c:j2sdk1.4.1_01bin mas só esse funciona mesmo e continua dando o mesmo erro de não encontrar o arquivo. Todos os nomes estão corretos e no mesmo diretório. O programa é esse ai:



class olamundo

{

public static void main ( String args[] )

{

System.out.println( "Olá mundo" );

}

}



Se alguém descobrir me avisa!

MARjava, tente o seguinte:



Copie o seu arquivo olamundo.java para a pasta c:\j2sdk1.4.1_01\bin

Pelo prompt do Dos, vá até esta pasta:

cd \j2sdk1.4.1_01\bin





Execute:

javac olamundo.java



Caso não dê erro, verifique se foi criado um arquivo chamado olamundo.class, se sim execute:



java olamundo



Sinceramente se isso não funcionar é melhor você remover toda sua instalação do JDK e variáveis e começar tudo do zero.

Você falou em "CLASSPATH" ao invés de "PATH". Bom, você precisa de AMBAS para funcionar.

FUNCIONOU!!!



C:>cdj2sdk1.4.1_01bin



c:j2sdk1.4.1_01bin>javac olamundo.java



c:j2sdk1.4.1_01bin>java olamundo

Ola Mundo



Valeu Volnei e Bani pela ajuda! Será que eu não estou sebendo configurar a variável de ambiente direito?!?!?!? Eu uso o windows 2000 se vcs puderem me dá essa força!



Obrigadão



Bem, na verdade com o windows 2000 vc tem que setar a variável classpath como variável do ambiente windows. Clica com o botão direito sobre meu computador, propriedades, advanced, Environment Variables. Clicando ali tu poderás configurar a tua váriável pra carregar sempre quando a máquina for carregada.

[s]s
JULIANO

[quote=“MARjava”]FUNCIONOU!!!



C:>cdj2sdk1.4.1_01bin



c:j2sdk1.4.1_01bin>javac olamundo.java



c:j2sdk1.4.1_01bin>java olamundo

Ola Mundo



Valeu Volnei e Bani pela ajuda! Será que eu não estou sebendo configurar a variável de ambiente direito?!?!?!? Eu uso o windows 2000 se vcs puderem me dá essa força!



Obrigadão



[/quote]