navegaÇÃo com jsf - pÁgina anterior

Boa tarde Amigos,

Espero que todos estejam bem nesse feriado. Senhores, tenho uma dúvida e acho que todos que já desenvolveram algum projeto em JSF já passaram por isso.

Em todas as minhas páginas eu tenho um botão “voltar”. Gostaria de saber como você implementaram isso no projeto de vocês. Vejo que existem algumas maneiras e tentei das seguintes formas:

1 - Para cada botão voltar, criar um metodo no manager-bean e tratar o retorno no faces-config. ( O problema de se utilizar assim é que sempre que clico sobre o botão voltar o JSF tenta submeter o formulario disparando as validações que nesse momento não devem ser checadas )

2 - Criei um arquivo .JS ( Java Script ) que tem uma função chamada goBack. Dentro da função uso somente o comando history.back(). ( O problema é que para usar desse recurso eu não posso utilizar o h:commandButton , pois ele sempre gera o input como submit independentemente do type que eu coloco.

3 - Criar um input text usando html puro. ( O Problema é que não posso usar os bundles criados )

Enfim… como posso ? Alguém me dê uma luz.
Obrigado.

Utilize o atributo immediate=“true” no seu componente de botão/link.

Utilizar history.back() em algumas telas não haverá problemas, noutras você encontra probleminhas chatos com JSF. Acredito que a primeira opção será melhor para a maioria dos casos.

Grande RPonte ,

Muito obrigado pela dica. Hoje irei tentar.
Obrigado.

Eu também sempre chamo o método da página anterior para abrir novamente, tive broclemas com js… flw

Me ajudou muito tambem. Muito Obrigado