Olá, estou desenvolvendo uma aplicação SWING e estou utilizando o Hibernate para persistir os dados. Meu problema é como e qual a melhor maneira de navegar pelos dados de minha tabela. Tenho a intenção de criar botões de navegação(primeiro,próximo,anterior,último,pesquisa).Não estou conseguindo visualizar qual a forma de fazer estas interações.
Abr.
Está combinando Swing com hibernate?
Eu tive sérias dificuldades com isso. E parece que o pessoal dessa discussão também está bem dividido sobre se é ou não bom fazer isso.
Depois que você ficar experiente, escreve um post com a sua opinião também. 
Aqui tentamos usar swing com hibernate, funcionar funciona, mas fica lento, fora o retrabalho e talz…
Mudamos pra JDBC e está tudo uma maravilha, mais simples e leve.
Bom, só uma opinião a mais para vcs pensarem.
[]'s 
Tivemos o mesmo problema por aqui. O hibernate ficava pesado. Tem a ver com a forma que ele gerencia sessões, já que ele espera que os dados sejam instanciados rapidamente, no servidor.
Aqui passamos para o Spring, e tudo funcionou bem melhor.
No cliente em que estou alocado, temos um projeto com 159 entidades mapeadas no Hibernate, sem problema nenhum. Basta configurar o Hibernate direitinho e usar do jeito certo.
159 entidades? Mas isso é pouco! Ou elas tem outros relacionamentos.
Aqui temos tabelas com milhares de entidades, cada uma com diversas propriedades, muitas delas relacionadas em listas…
Pelo jeito você não entendeu:
As entidades são classes persistentes, +/- tabelas (nem sempre).
O banco aqui é legado, então temos tabelas com CENTENAS de propriedades.
É, não tinha entendido mesmo.