Navegar entre os registros

2 respostas
F

Caros amigos…

Estou iniciando em java, fiz um pequeno aplicativo usando o MySQL como BD, tenho um Cadastro de Cidades e criei uns buttons para navegar entre os registro, e estou com os seguintes problemas:

O Button (Próximo registro): Funciona diretinho, mais quando chega no último registro da tabela da um pequeno problema, supomos que o último registro seja o Código nr. 5, e for pressionado umas duas(2) vezes o button proximo registro, para voltar para o registro anterior tera que ser pressionado três vezes duas(2) para voltar ao 5 e uma para voltar para o 4. Acho que ficou claro.

Esse mesmo problema acontece com o button Registro Anterior, quando chega no primeiro registro.

Quanto aos Buttons Último Registro e Primeiro Registro, eu não consegui fazer funcionar, por exemplo se o registro estiver no codigo 3 e for pressionado o button primeiro registro ele teria que retornar para o primeiro registro da tabela, e assim também com o Button do último registro.

Alguém poderia me ajudar?

Francisco Silveira Junior

2 Respostas

J

Oi

fcosilveirajr, o primeiro tu usa o método first() no ResultSet e o último método last() no ResultSet…

Já o problema de anterior e primo, seria bom tu postar o código pra analisarmos. :slight_smile:

T+

F

Segue o código fonte para ser analisado. Espero contar com ajuda de todos para essa nova caminhada. Abraços

Francisco Silveira Junior

.
.
.
    private void preencheCampos(){
        try{
            jTFCodigo.setText( rs.getString(1) );
            jTFCidade.setText(rs.getString(2) );
            jTFUF.setText(rs.getString(3) );

} catch(SQLException e){
            System.out.println("Atenção!!!\nErro ao Conectar ao Banco de Dados" );
            e.printStackTrace();

}    }
.
.
.
    private void btnAnteriorActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
      try{
            if (rs.previous() ) this.preencheCampos();
            System.out.println("Anterior! "+rs.getString(1));
        } catch(SQLException e){
            e.printStackTrace();
        }        
    }

private void btnProximoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
       try{
            if (rs.next() ) this.preencheCampos();
            System.out.println("Proximo! "+rs.getString(1));
        } catch(SQLException e){
            e.printStackTrace();
        } 

}
Criado 12 de outubro de 2004
Ultima resposta 16 de out. de 2004
Respostas 2
Participantes 2