Trabalho em uma empresa de cobrança que possui um sistema desenvolvido em Access acessando bd SQL2000 que está locado em um servidor dentro da própria empresa com 250 acessos simultâneos no máximo.
Esse sistema possui um módulo Call-Center, onde controla-se as ligações do call-center, os acordos que os devedores assumem, os financiamentos desses acordos, enfim a situação do devedor dentro da empresa.
Um módulo jurídico onde controla-se os devedores que vão para o departamento jurídico da empresa por não terem pago ou não terem cumprido o acordo. Esse módulo também controla a situação em que se encontra o processo do inadimplente.
Um módulo financeiro onde controla-se os pagamentos recebidos, pagamentos efetuados às empresas que contrataram o serviço de cobrança, contas a pagar, conta a receber, etc.
Um módulo de gerenciamento onde são efetuados os cadastros dos clientes da empresa, parâmetros de valores a serem cobrados além da dívida (honorários, despesas jurídicas, etc.).
Esse sistema funciona perfeitamente mas… Hoje existe a necessidade de crescimento, e a empresa deseja transformar esse sistema em Access em um sistema para web, onde os advogados podem acessar as todas as informações descritas acima, de qualquer lugar.
A empresa possui uma página hospedada em um provedor e a idéia é criar uma página de login onde o usuário irá se conectar e as indformações do bd SQL 2000 ficarão disponíveis.
Minha experiência com programação Java é quase zero, por isso, baseado no histórico acima, gostaria de saber qual o hardware necessário para que seja criada uma aplicação idêntica à desenvolvida em Access no menor custo possível.
Estava pensando em usar Tomcat / Servlet / JSP / Hibernate.
Eu iniciei em java por aqui : http://vraptor.caelum.com.br/vraptor2-forum/posts/list/272.page
Depois de tudo aqui : http://vraptor.caelum.com.br/vraptor2-forum/posts/list/492.page
java + VRaptor + Hibernate + MySql + (GlassFish ou TomCat) Material da Caelum, tu vai conseguir fazer muita coisa... sem precisar estudar igual um condenado !
30 dias já vai ter feito algo em java !
Usa o NetBeans <--------------------pois nele vem tudo pronto, o Eclipse tu vais ter que se matar para instalar plugins -risos- pessoal vai odiar esta parte…
Se tratando de maquina acho que qualquer 486 serve ! -risos- 4 core 16 mb de cache, 3 gb de ram, hd de 500 mb… acho que vai da legal, fonte boa.
Outra coisa FreeBSD ou Debian no servidor…
Como a minha experiencia em java para web se restringe a jsf e struts recomendaria jsf.
Mas é muito bom analisar os outros frameworks mvc existentes, já ouvi dizer muito vem sobre vraptor mas nunca o usei.
Usar jsp puro vai ser muito trabalhoso e difícil de dar manutenção, pense realmente num framework mvc.
Se tiver um pouco de tempo para estudos (que será necessário de qualquer maneira) procure pelos cursos do javapassion.
Junior, faria mais uma modificação na sua conf, como é um 4 core colocaria 4 gb de ram para tirar proveito de dual channel, caso fosse o i7 seria por múltiplos de 3 gbs, para o "tri channel’ (seja la como se chama).
Fique atento a qualidade do HD, placa mae, enfim, tudo.
Se puder comprar um servidor de verdade melhor, passo por muitos problemas por conta de “servidores” que não passam de desktops mau montados.
Agradeço imensamente as informações que me deram, elas foram importantíssimas para a idéia do projeto.
Pelo que vocês me informaram e pelas pesquisas que fiz acho que o ideal mesmo é JSF, já que JSP não é bom para montar as regras de negócio (pelo que lí na net, foi essa a conclusão que cheguei). O bd continuará sendo o SQL 2000, já que toda a estrutura está pronta e, se necessário (e eu sei que será), as alterações ficarão mais fáceis de serem implementadas, pelo menos eu espero…kkkkk…
Em resumo a “coisa” ficará assim JSF + VRaptor + Hibernate + TomCat e a IDE vai ser Netbeans que, conforme pesquisas e conforme informou o Junior, já vem tudo pronto.
[quote]Mauricio.Snts wrote.:Um módulo jurídico onde controla-se os devedores que vão para o departamento jurídico da empresa por não terem pago ou não terem cumprido o acordo. Esse módulo também controla a situação em que se encontra o processo do inadimplente.
Um módulo financeiro onde controla-se os pagamentos recebidos, pagamentos efetuados às empresas que contrataram o serviço de cobrança, contas a pagar, conta a receber, etc.
Um módulo de gerenciamento onde são efetuados os cadastros dos clientes da empresa, parâmetros de valores a serem cobrados além da dívida (honorários, despesas jurídicas, etc.). [/quote]Quase todas as empresas de Call Center possuem jurídicos que gostam de papel e também de administrar os setores alheios, nesse caso vc. precisa de um ECM/GED para gerenciar os contratos em formato eletrônico no Dpto.Jurídico e um SAC/cobrança controlando os boletos não pagos (são vários os casos de acordo cobrados judicialmente em duplicidade devido ná gestão)
GED/ECM .:
[quote]Em resumo a “coisa” ficará assim JSF + VRaptor + Hibernate + TomCat e a IDE vai ser Netbeans que, conforme pesquisas e conforme informou o Junior, já vem tudo pronto. [/quote] Vc. já se perguntou se o “tudo pronto” vai funcionar, se houver erros na sua aplicação como vai estudar o codigo pastelão do “tudo pronto” e resolver o seu problema.
sds.
Agradeço imensamente as informações que me deram, elas foram importantíssimas para a idéia do projeto.
Pelo que vocês me informaram e pelas pesquisas que fiz acho que o ideal mesmo é JSF, já que JSP não é bom para montar as regras de negócio (pelo que lí na net, foi essa a conclusão que cheguei). O bd continuará sendo o SQL 2000, já que toda a estrutura está pronta e, se necessário (e eu sei que será), as alterações ficarão mais fáceis de serem implementadas, pelo menos eu espero…kkkkk…
Em resumo a “coisa” ficará assim JSF + VRaptor + Hibernate + TomCat e a IDE vai ser Netbeans que, conforme pesquisas e conforme informou o Junior, já vem tudo pronto.
Mais uma vez agradeço a atenção.
[/quote]
JSF é uma coisa, vraptor é outra. Não há como misturar as duas.
Sou um dos grandes defensores do Vraptor aqui no GUJ, mas quer um bom conselho? Não o use para tarefas criticas. Use-o para seu site ou brinquedos em casa, mas não para uma aplicação tão complexa se você não tem uma boa experiência em Java. O Vraptor é muito pelado ainda, e muita coisa que você tem pronto no JSF você precisa fazer na mão no Vraptor.
Digo isso pela experiência que já tenho em implantar Vraptor em um projeto crítico meu. Tive que fazer um fork dele e implementar muita coisa na mão, coisas essas que até já reportei ao pessoal do Vraptor.
Acho que você usando JSF ou até um Struts 2x você estará em boas mãos, como o pessoal aqui já falou.
Gosto muito de vc claro, um profissional sério (não um espinhento fanático virulento)… porém todavia… defendo seu direito de falar até a morte mais discordo veementemente.
Se não usarmos o VRaptor, não vamos afiar a ferramenta. essas porradas que levamos são beneficas para o desenvolvedor, aprender mais e mais…
Gosto muito de vc claro, um profissional sério (não um espinhento fanático virulento)… porém todavia… defendo seu direito de falar até a morte mais discordo veementemente.
Se não usarmos o VRaptor, não vamos afiar a ferramenta. essas porradas que levamos são beneficas para o desenvolvedor, aprender mais e mais…
Abraço.[/quote]
Junior, você tem razão no que falou. É que hoje acordei um pouco chateado que faz tempos que reportei bugs pro pessoal, até enviei códigos com as correções e sugestões, mas até agora os bugs persistem. Novas funcionalidades foram adicionadas e os bugs continuam abertos.
Mas o que você falou tem 100% de apoio meu. Apenas conseguiremos evoluir a ferramenta usando-a e obviamente reportando erros e sugestões.
WilliamSilva, acredito que seguindo as melhores práticas de desenvolvimento de sistemas em Java, o código não será um “codigo pastelão” e, portanto, não será tão difícil resolver um problema.
Garcia-jj, peço desculpas se disse besteira ao unir JSF + VRaptor
Como disse anteriormente, “minha experiência com programação java é quase zero” e eu estou querendo adquirir conhecimento suficiente para convencer a minha diretoria a adotar uma determinada plataforma de desenvolvimento para que esse sistema deixe de ser um sistema desktop e passe a ser um sistema web, lembrando que estou apenas desenvolvendo o projeto.
Gostaria de saber de vocês, que são muito mais experientes do que eu em programação java, quais as tecnologias que voces utilizariam para desenvolver um sistema nos moldes do tópico inicial.
Mauricio.Snts, não há o que pedir desculpas, pois você está em um fórum exatamente para trocar experiências.
Tudo depende muito do que você tem de projeto, necessidades e requisitos, e também o que você pode extrair da equipe. Não adianta nada vocẽ querer implantar JSF se você tem 10 pessoas na sua equipe que não conheçam JSF. Nesse caso a curva de aprendizado vai impactar no seu prazo de entrega do projeto.
Mas pelo pouco que notei vocẽ pode deixar a camada web com JSF ou então com Vraptor. Lembrando que o vraptor é brasileiro e possui uma boa documentação, porém o suporte é um pouco lento e vocẽ conta basicamente com o GUJ para resolver seus problemas. JSF você conta com uma base maior de inúmeros fóruns e um suporte mais rápido, já que há muito mais pessoas utilizando. JSF você escreve muito mais código que no vraptor para tarefas corriqueiras, porém a arquitetura do JSF é muito mais robusta e existe milhões de componentes já prontos. Eu tenho projetos escritos em ambos frameworks, e eles tem satisfeito em quase todas as necessidades.
Para a camada de persistência e negócio aconselho a usar EJB3 e JPA (com Hibernate ou Eclipselink no backend). Assim você tem uma arquitetura bem robusta que pode ir facilmente crescendo conforme houver evoluções da aplicação. Com o JPA além de você manter uma independencia de banco você pode livrar-se de escrever SQL e ficar controlando conexões e transações. Isso tudo o EJB e o JPA podem fazer para vocẽ. A grande vantagem do EJB, se for bem usado, é você deixar o Java cuidar da infra permitindo que você cuide apenas da regra de negócio.
Essa arquitetura que proponho é muito boa tanto em casos médios como grandes. Obvio que sua equipe precisa conhecer o que está fazendo, caso contrário seu código tende a ficar um caos, pois muita gente apenas acha que sabe EJB, mas no fundo trabalha como se fosse uma classe qualquer. Vocẽ pode usar o módulo EJB remoto proporcionando suporte a clusterização, e até mesmo plugar vários modulos web e até clientes swing. Ou então usar um módulo EJB local e possuir algo um pouco mais monolitico.
Porém lembre-se que antes de propor ao seu gerente a usar Java você deve ter garantias de que a equipe vai saber desenvolver bem o projeto. Não aconselho você a fazer um projeto cobaia, pois já tive de dar manutenção nesse tipo de projeto e voc? nem imagina a dor de cabeça que é. Como eu disse acima, a arquitetura que sugeri é muito boa, mas você precisa de conhecimento para por em prática, ou pelo menos um bom arquiteto.
[quote=Tchello] A sim, uma consideração: se for usar JSF e NetBeans [color=darkred]NÃO use aquele visual web pack.[/color]
Esqueça ferramentas de clicar e arrastar.[/quote]
Aprendi FX assim, ahahaha. Não tive tempo de ler a spec, então quando estava em um voo voltando para casa abri o netbeans e fui mexendo para ver o que ele fazia. Cheguei em casa fazendo FX de olho fechado… talvez porque foi um voo de 6h, hahahahahaha.
Grato mais uma vez pela atenção.
Pelo que entendí vc utilizaria JFC (ou VRaptor) + EJB3 e JPA + Hibernate, certo?
Durante minhas pesquisas, fiu informado que JSF + EJB + Hibernate + Jboss permite escalar a aplicacao sempre que necessario e que com JSF eu tenho inumeros componentes disponiveis para ser utilizado em tela, oq vai me render uma boa produtividade, conforme você já me informou. O que vc acha?
Quanto a minha “equipe”… Ainda não tenho!!!
Mas assim que o projeto for aprovado vou precisar contratar pelo menos dois bons programadores Java, mas até lá…