Salve galera do GUJ!
Bem, estou aqui pra pedir um “F1” (ou help se preferirem
).
O negócio é o seguinte:
Eu faço Ciência da Computação, estou no primeiro ano, e eu consegui entrar num esquema novo da faculdade. Um profº meu, e também coordenador do laboratório de informática, vai montar uma “Empresa Júnior” de desenvolvimento de softwares. Até aí tudo bem, montamos o time de programadores (eu to no meio :D). Ele vai nos dar um tipo de aula de 4ª e 6ª feiras de C++. Além disso cada um do time vai pegar uma “matéria” pra estudar separadamente. Eu felizmente, porque eu tava doido pra aprender, peguei Java.
Eu gostaria que vocês me dessem uma força, me indicassem os melhores, e mais copreenssíveis, livros. Por onde devo começar, qual interpretador usar, onde posso downloadar, entre outras coisas do gênero.
Agradeço desde já a paciência e a ajuda de vocês. Espero aprender bem, e logo logo, ao invés de só pedir ajuda, estarei também ajudando aos nossos amigos.
P.S.: Eu postei este tópico no PortalJava também, mas como sou uma pessoa que gosta de ouvir mais e mais conselhos, resolvi postar no GUJ (que me foi muito bem indicado).
Obrigado pela atenção,
Vinicius ‘Overload’
Geralmente esses projetos possuem alguma renda pra material. Seu orientador não tem como conseguir uns livros pra vc não? Ou até a biblioteca mesmo. Pq por mais que vc procure na net existem os livros Deitel, Thinking Java, Core Java, etc. Que são ótimos livros.
Ah sim, claro! Ele disse que se a gente indicar livros, ele pede pra comprar. Eu já peguei o livro do Deitel, a 4ª Edição. Como é livro só pra consulta na faculdade, eu só posso ficar com ele por um dia. Mas meu professor tem ele, e ele vai me emprestar.
Mas mesmo assim, eu gostaria de dicas de quem já mexe com a linguagem, e principalmente de quem aprendeu sozinho, pra que eu possa me espelhar.
Abraços,
Vinicius ‘Overload’
Primeiro, coloque no titulo do tópico algo que dê alusão ao conteudo do mesmo, com certeza td mundo no forum precisa de ajuda. Como seria se todos os tiulos fossem iguais??
Quanto aos livros, o melhor para iniciantes é o do Deitel, que é do estilo, como um professor meu diz, “Aprenda java dormindo”, depois é ir procurando para aperfeiçoar. Se quiser ir pegando uma IDE, pega o JCreator que é bem leve, e depois testa eclipse e netbeans pra escolher o que mais te agrada.
[]'s
Você conhece Orientação a Objeto (OO), seus conceitos básicos como Herança, Polimorfismo, etc. Se não conhece de um tempo de Java, e estude OO, pode parecer chato pq não vai direto mexer em código, mas é essencial esse conhecimento para poder avançar em Java. Muitos gente comete esse erro, na vontade de ver código sendo executado esquece de estudar a teoria envolvida, e ai o que acontece é que esse pessoal normalmente decora como é o uso de uma API, mas não aprende realmente como isso funciona.
Se você já conhece OO esqueça o que eu disse antes
e tenta fazer os exercícios do Deitel, sempre acesse os tópicos desse fórum sem compromisso de sair dele sabendo o que foi discutido, depois pesquise sobre algum termo comentado no tópico que vc achou interessante. Aos poucos vc vai estar entendendo tudo, vc vai ver :).
E aí galera!
Certo, como o amigo mfabiop disse, sobre o OO, eu tinha pensado a mesma coisa. Na verdade uns 3 dias antes de pegar o livro do Deitel eu já estava pesquisando na net sobre assuntos voltados a POO. Li vários artigos. Depois ainda vi que mesmo no livro do Deitel, ele comenta e explica um pouco sobre o assunto. Se souberem me indicar algum livro ou artigo que explique por completo sobre OO, eu agradeceria.
Quanto ao que o fdettoni disse, realmente você abriu uma porta pra mim, todo mundo só me indicou NetBeans e Eclipse. Eu comecei a usar o NetBeans, e realmente ele é muito “pesado”. Vou procurar sobre o JCreator, se me indicar algum link também ficaria grato.
Obrigado pela atenção aí viu galera, quanto ao nome do tópico, eu não sabia o que colocar
. Se tiver como mudar me digam, aí eu penso em algo melhor. ^^x
Abraços.
Não precisa mais me mandar o link do JCreator, eu já axei, e já baixei. Obrigado.