Nem o hello world funfa!

5 respostas
G

ae … baixei o SDK e to kerendo roda mesmo por enkanto no prompt e bloco de notas depois passo pra uma IDE na moral …

mas ae … nem o hello world ta funcionando …

public class HelloWorld { public static void main(String[] args){ System.out.println("Hello world!"); } }

quando eu compilo ele … ele compila na moral nenhuma erro mas na hora de rodar… ele da o seguinte erro…

Exception in Thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: ///samples/HelloWorld

só da isso … aparenta q a main naum está implementada mas ta ae essa coisa …

deem uma aguda ae… flws…

5 Respostas

R

Quando você executa o arquivo .class já compilado, você digita
C:> java HelloWorld

Esse é o modo correto…, não precisa colocar o .class no final.
Também verifique se o classpath está configurado corretamente…
Caso queira configurar via MS-DOS, pode executar o comando
set classpath=.;

Espero ter ajudado.

G

blz … chamando o arquivo corretamente eu to …

só q como configura esse classpath???

BrunoBastosPJ

O que parece é que esse arquivo está em um pacote… Mas não era pra dar esse erro com o código que você colou…

tenta dar o set classpath + eu acho que o comando é assim para você não perder o classpath atual… pelomenos no linux é assim

J

é o seguinte … quando vc executa a sua aplicação no comando “java HelloWorld” possivelmente vc está escrevendo errado … vc tem que escrevr exatamente o nome da sua classe respeitando maiusculas e minusculas … ou seja no seu caso… se vc escrever “java helloWorld” irá gerar exatamente o erro q vc falou …

Cara se vc consegue compilar msm é pq provavelmente o path está configurado … se o seu Sistema opercional é windos … para configurar o seu pach vc vai fazer o seguinte :

1° vc vai até o seu diretorio(pasta) C: e vc vai verificar qual é o nome da tua pasta do java (geramelnte j2sdk1.4.1_01 … existem várias variantes)…

2° abra o bloco de notas e digite :

set path=%path%jc:\sua pasta do java\bin
set classpath=.;%c:\sua pastado java\src

exemplo:

set path=%path%jc:\j2sdk1.4.1_01\bin
set classpath=.;%c:\j2sdk1.4.1_01\src

depois vc salva esse arquivo como nome.bat

ai vc vai gerar um arquivo de lote …
ponha esse arquivo no diretorio ond vc pretende executar sua aplicação e execute o arquivo … é so vc escrever … napasta em que esse arquivo se encontra e que óbviamente vc vai executar sua aplicação … só vc escrever nome

proto se der erro é pq ai tem coisa … ai vc me manda uma mensagem perguntando de novo que eu te mando outros macetes … mas tenho certeza de que vc vai conseguir na primeira dica que eu dei …

xau

G

ae obrigado ae todos vcs…q me ajudaram…

tipo quand eu instalei o sdk aki … de cara eu ja mudei o nome da pasta j2sdk… para “java”, mas naum sabia da existencia do classpath…

dai o class path tava referenciando a uma pasta q naum existia … eu fui meio cabeçaum mesmo … agora instalei dinovo … e de cara rodo o helllo world…

valeus… ae vcs … mas o burrico foi mesmo … que desconfigurei…hehehhe

Criado 5 de dezembro de 2006
Ultima resposta 18 de dez. de 2006
Respostas 5
Participantes 4