.net?

Ae galera ja entrei no forum do MSDN pra obter uma explicação de uma maneira mais clara possivel sobre o que é o .NET, mas não consegui respostas claras suficientes explicando o que é o .NET.

É uma espécie de máquina virtual igual a JVM do JAVA?
Nas respostas que obtive li algo sobre aplicação nativa e .NET, qual a diferença?

Afinal o que é o .NET???

É uma plataforma de desenvolvimento e execução de aplicações, muito semelhante ao Java, inclusive Java e .NET são concorrentes.

Mais detalhes em:

Bacana! Li o tópico contido no site indicado, mas deixa ver se eu entendi uma coisa. Quer dizer que se eu desenvolver uma aplicação pra .NET ela poderá rodar em qualquer sistema operacional que tenha o Framework .NET instalado? Putz se for isso supimpa, mas um mercado para nós programadores.

Mas existe Framework .NET pra Linux, Mac, Solaris, etc… ???

Quer dizer que se eu desenvolver uma aplicação pra .NET ela poderá rodar em qualquer sistema operacional que tenha o Framework .NET instalado?

Sim, mas só existe .NET Framework para Windows.

Existe um projeto chamado Mono, que visa desenvolver um Runtime do .NET Framework para Linux, mas ele anda a passos de tartaruga e está sempre anos luz atras da implementação oficial, isso porque a Microsoft não dá nenhum apoio e já declarou que não tem interesse algum nesse tipo de iniciativa, assim sendo, .NET só pra windows mesmo.

Pagina do projeto Mono e um topico interessante sobre ele:

http://www.mono-project.com/Main_Page

http://www.mhavila.com.br/topicos/java/mono.html

devido a esse motivo que eu prefiro o java…

java e qualquer sistema operacional…

.Net atrelado ao Windows ( M$ )
mesmo esse projeto para linux… e o MAC OS X, e outros sistemas operacionais? não vejo lá grande vantagem… o grande forte do .Net
é/são as suas ferramentas RAD agora manda um programador
fazer uma aplicação sem usar uma ferramenta RAD para .Net…

Sim dei uma olhada na pagina do projeto, mas pelo que vis ele já funciona, lá encontra-se até screenshots do projeto funcionando em MAC e no Linux.
Em que sentido ele encontr-se atrasado em relação ao projeto oficial?

E essa versão que já se encontra disponibilizada para download? Não funciona?

Se o .NET for só pra windows então de que adianta

Pows! É assim que ela se diz concorrente do JAVA?

Sendo assim .NET está muinto atrás do JAVA. Então neste caso nada mudou, eles apenas mudaram a forma de desesnvolvimento e execução de nativa para uma plataforma específica. Mas no final é “6 por meia duzia”, ja que apesar de se trabalhar com uma plataforma especifica em vez de desenvolvivendo nativo, de nada adianta se ela só disponibiliza framework pra windows e não se pode desfrutar da principal vantagem desse tipo de tecnologia que é a portabilidade.

Bem mas mesmo com essas desvantagem o .NET tem mercado, constantemente vejo ofertas de emprego para desenvolvedor .NET, sedo assim desenvolver nos dois ambientes torna-se interessante engorda o seu curriculum e lhe dá mas opções de trabalho. E até existe linguagem destinada aos programadores JAVA que é o J# e até o poderoso C++ que possui sintax semelhante ao JAVA.