Netbeans 5.0 conexao Firebird

Pessoal o negocio é o seguinte:

Estou usando o Netbeans 5.0 e um banco firebird, já conectei com este banco pelo net beans por uma classes, usando o drive tudo normal, dai configurei, só que quando precisei usar o databeses conection do net beans, configuro tudo do jeito que manda o figurino e mesmo assim não me da acesso ao banco, já instalei três versões do firebird diferente, ja recriei a conexão com o database varia veses já vi se foi os pacotes, tentei de tudo, mas não deu certo, por fim testei em outra máquina com o net beans 4.1 o mesmo banco e com a mesma versão do firebird em fim tudo do mesmo jeito só mudando a versão da IDE dai conecta numa boa de primeira. Queria saber se algum sabe de algum bug do net bens 5.0 com o firebird, o ero que dá é o seguinte:

java.lang.UnsatisfiedLinkError: Native Library C:\WINDOWS\system32\jaybird2.dll already loaded in another classloader
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(ClassLoader.java:1716)
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1676)
at java.lang.Runtime.loadLibrary0(Runtime.java:822)
at java.lang.System.loadLibrary(System.java:992)
at org.firebirdsql.gds.impl.jni.JniGDSImpl.initJNIBridge(JniGDSImpl.java:56)
at org.firebirdsql.gds.impl.jni.JniGDSImpl.(JniGDSImpl.java:21)
at org.firebirdsql.gds.impl.jni.LocalGDSFactoryPlugin.getGDS(LocalGDSFactoryPlugin.java:40)
at org.firebirdsql.gds.impl.GDSFactory.getGDSForType(GDSFactory.java:220)
at org.firebirdsql.jca.FBManagedConnectionFactory.getGDS(FBManagedConnectionFactory.java:110)
at org.firebirdsql.jdbc.FBDriver.connect(FBDriver.java:125)
at org.netbeans.modules.db.explorer.DbDriverManager.getConnection(DbDriverManager.java:82)
at org.netbeans.modules.db.explorer.DatabaseConnection$2.run(DatabaseConnection.java:497)
at org.openide.util.RequestProcessor$Task.run(RequestProcessor.java:471)
[catch] at org.openide.util.RequestProcessor$Processor.run(RequestProcessor.java:904)

se algum puder me ajudar agradeço.