NetBeans 5.5

Ola amigos, comecei a usar o NetBeans agora e estou tendo apenas uma dificuldade hehehe

no caso, ele , quando vc “desenha” o form , ele c auto organiza , aumentando o botão automaticamente, ou diminuindo o form e tals

a pergunta eh a seguinte,
TEM COMO EU TIRAR OU DSATIVAR ESSA OPÇÃO ???

desd eja agradço hehe… vlw!!!

Isso eu não sei… mas vc pode ir nas opções dos componetes e setar seus tamanho, ai eles ficam fixos no tamanho que vc escolher.

pois intaum cara
eu ja fiz issu d setar manualmente, mas ele , aparentemente tem uma medida própria, tem objetos q ele aceita, e tem objetos q ele não aceita…

por issu eu queria desativar essa opção, ai eu faria tudo manualmente , mas eu nunca vi alguem q desativou issu, por issu queru saber c tem como neh , desativa-la hehe

seta o layout para null.

EH…

E ONDE SERIA ESSA OPÇÃO DE LAYOUT…

DEU UMA OLHADA, MAS NUM VI NADA PARECEDU :?

Joga um panel em cima do form daí vai no panel e procura a opção Layout nele, seta null e boa, joga os botões e o que mais tú quiser em cima do panel.

Aqui eu consigo setar o tamanho de todos objetos, com os tamanhos que eu quero, de uma verifica, até funciona, mas não há a necessidade de trocar o layout.

tipo… essa do paimnel eh uma boa, mas ele soh funciona para os componentes q eustiverem denro do painel

eu to pecisanu seta o tamanho para o FORM

eu seto um valor de altura, ele num aceita e olta para o valor anterior

issu q num sei o pq.

pensei q tinmha algum componete muito grande e q o tamanhu q eu setava para o FORM “cortava” o componente, mas não era isso
não sei pq acontece issu
ja reiniciei o NETBEANS, crieu um Novo FORM, mas tem hora q ele não aceita o tamanhu setadu :S

eh, pelo jeito num vai ter como neh…

Clica no form com o botão direito e no menu do layout escolhe null que funciona… se não me engano é assim.

Flw