magina… n tem problema nenhum…
n sei se vc jah baixou as duas bibliotecas necessárias p utilização das funções… entaum vou postar des do começo ok… quanto a exemplo de utilização eu só utilizei ela uma vez e do meu jeito neh… entaum n sei se seria um bom exemplo, amis eu vou tentar te passar o que sei ok…
como eu disse, vc precisa baixar duas biblios : JFreeChart e JCommon vc encontra elas aki : http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=15494
depois de vc baixa-las ( elas vem compactadas eh necessário a extração do arquivo para a pasta q vc precisar…) vc vai no netbeans e abre na guia de ferramentas o “gerenciador de bibliotecas”, lah vc clika em “Nova biblioteca” e poe o nome da versão do JFreeChart q vc baixou… no caso da minha eu baixei a versão 1.0.7, entaum o nome da minha biblioteca ficou “JFreeChart-1.0.7”, aós nomea-la vc tem q adcionar os jars respectivos na primeira aba da janela, a aba Classpath, ai vc poe em “Adcionar Jar/pasta” e procura pelo arquivo da jfreechart q vc baixou O ARQUIVO JAR ele eh único no caso dessa biblioteca, apos adciona-lo vc vai na segunda aba, a aba “codigos fonte” e adciona a pasta “source” que tabem esta no arquivo q vc baixou da jfreechart…
para a JCommon vc faz a mesma coisa… cria uma nova biblioteca soh p ela, como p a JFreechart… a unica diferentça q nesse caso vc tera q adcionar os 3 arquivos jars q vem com o pacote… mais o resto eh igual…
tah bem melhor explicado no documento que vem com as biblios… q vc baixa aqui
http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=15494&use_mirror=ufpr&filename=jfreechart-1.0.7-install.pdf&7830283
a utilização tbm eh explicada nesse documento… para importar as clases necessárias vc soh precisa por como no exemplo, dependendo da função q vc for usar…
import org.jfree.chart.*;
eh mais ou menos isso…
quanto a utilização procura na internet direitinho pq tem vários exemplos mostrando, eu mesma fiz o meu programa me baseando neses exemplos e consegui cosntruir gráficos de series temporais…
eh soh procurar po jfreecha e gráficos em java… q vc acha…
desculpa o tamnho do post mais eu tentei explicar tudo q sei… infelizmente tbm estou começando a usar essas biblios agora… heuheue… desculpe qq cosa…