Netbeans 6.0 release candidate 1 Acaba de sair do forno!

Agora sim, nada de Betas… Release Candidate 1 lançado. Aos amantes do Netbeans, confirem em:

http://www.netbeans.org/community/releases/60/index.html

Olá

Na verdade não acaba de sair porque já sabemos desta notícia há alguns dias.

Sugiro ler o blog do Chun e do Manoel Pimentel se quiser ficar em dia com as novidades do Netbeans.

[]s
Luca

Olá

Realmente a notícia é de alguns dias, mas acho que valeu o post.

Testei hoje o NetBeans e ele não deu nenhum problema, nenhum erro, usei ele até para dar uma palestra hoje na semana do meu curso e foi tudo ótimo. Instalei ele INTEIRO e funcionou normalmente. Para aplicações web eu ainda não testei, mas para aplicações desktop (normais ou usando o framework de binding com banco) - o matisse está ainda melhor - e UML funcinou tudo redondinho.

Até mais!

Galera, vocês não estão enganados não!?!? Acho que acaba de sair do forno sim a RC1, pois está lá como disponibilizada em 15/11/2007, acho que é hoje né? Abraços e bora testar.

Olá

Pois é, são tantos sites noticiando a saída hoje que já estou achando que sim. O Chun falou aqui trocentas vezes que já tinha baixado o RC1 a partir dos night builds e que já estava usando etc. e tal. O Manoel Pimentel também falou sobre o RC1. Então eu achei que não estava acabando de sair do forno.

Mas pelo que vejo, realmente está acabando de sair do forno oficial.

[]s
Luca

O NetBeans tá vindo cheio de exemplos, uma interface mais agradável,muitas ferramentas de JSF/JPA inclusas… pois é , estou gostando disso :slight_smile:

Agora o negocio eh testar e sair reportando os problemas…

Eu achei nota 10 o assistente de report de problemas que o 6.0 tem… dois clicks e tah aberto uma issue… sem precisar ficar se acabando… :slight_smile:

O matisse vem com coisas legais… o editor de codigo esta muito bom… o suporte a Java EE continua muito bom…

O que me deixou de cara mesmo foi o Profiler… no 6.0 ele tem UMA PORRADA de recursos a mais… e uteis… integracao com jconsole e jmeter… Heap Walk etc… etc…

vale a pena conferir :wink:

Olá a todos, assim como alguns membros do guj, vinha aguardando o lançamento da nova versão do Netbeans. Acho o Netbeans um ótimo IDE (porém pesado), acredito que esta nova versão facilitará ainda mais o desenvolvimento de aplicações em java.

Um abraço.

Já estou usando.
Corrigiram um bug que havia nos betas anteriores, o de definir (graficamente) os nomes dos cabeçalhos das JTable.

Continua dando alguns NullPointerException enquanto uso, mas isso não atrapalha.

hehe postei a noticia na madrugada que saiu mas o pessoal do GUJ não quis acreditar, veja saiu no BR-Linux tb a noticia http://br-linux.org/linux/foi-lancado-o-primeiro-rc-do-netbeans-6.0

Olá

Postou no GUJ? Qual link?

[]s
Luca

O post foi removido ou moderado, acho que devido o fato da presença do meu blog, desculpa aê pessoal.

Realmente o netbeans é um excelente IDE, mas acho que tantas facilidades podem num futuro nem tão distante deixar os desenvolvedores presos em um determinado IDE.
Ao que me parece a idéia da Sun é criar uma cultura de “Desenvolvimento através de wizards”, ok é mais fácil desenvolver? sim é, mas e o desenvolver que usa apenas esse tipo de IDE ? E se amanhã a empresa adotar um Eclipse, ou qualquer outra IDE. Tenho certeza que esse desenvolver ou equipe irá ter muito problema, ou diria, terá que entender da estrutura de muitos ambientes e web-containers que não precisa com o netbeans, sem falar de algumas configurações de frameworks.
Bom isso me lembra muito o Delphi, a Borland pegou o Pascal enfiou em uma IDE produtiva e criou o Delphi e uma imensa comunidade de desenvolvedores “Delphi” e não Pascal, tanto é que se vc ver a grande maioria deles não sabe progamar em pascal sem o IDE.

Bom nada contra o NetBeans, mas sinceramente, ainda fico com o meu Elipse e todas as dificuldades que ele que ele tem “a falta de wizards” :slight_smile:

Falei! :smiley:

[quote=alexrosa]Realmente o netbeans é um excelente IDE, mas acho que tantas facilidades podem num futuro nem tão distante deixar os desenvolvedores presos em um determinado IDE.
Ao que me parece a idéia da Sun é criar uma cultura de “Desenvolvimento através de wizards”, ok é mais fácil desenvolver? sim é, mas e o desenvolver que usa apenas esse tipo de IDE ? E se amanhã a empresa adotar um Eclipse, ou qualquer outra IDE. Tenho certeza que esse desenvolver ou equipe irá ter muito problema, ou diria, terá que entender da estrutura de muitos ambientes e web-containers que não precisa com o netbeans, sem falar de algumas configurações de frameworks.
Bom isso me lembra muito o Delphi, a Borland pegou o Pascal enfiou em uma IDE produtiva e criou o Delphi e uma imensa comunidade de desenvolvedores “Delphi” e não Pascal, tanto é que se vc ver a grande maioria deles não sabe progamar em pascal sem o IDE.

Bom nada contra o NetBeans, mas sinceramente, ainda fico com o meu Elipse e todas as dificuldades que ele que ele tem “a falta de wizards” :slight_smile:

Falei! :D[/quote]

Acho que o NetBeans está no meio termo.

Nem com tantas “facilidades” (Delphi) nem com tantas “dificuldades” (Eclipse).

O maior problema do Delphi que eu vejo é que ele “força” de certa forma o desenvolvedor utilizar seus componentes prontos com acesso a banco, entre outras coisas, deixando assim o código totalmente estruturado. Não acho que o NetBeans faça isso. Sim, ele possui wizards (da mesma forma que o Eclipse), mas na maioria são wizards de configuração que nada mais fazem do que preparar o ambiente para o desenvolvedor, ao invés do mesmo ter que baixar um plugin-X para poder desenvolver tal tipo de projeto, ou mesmo ter que configurar uma estrutura de diretórios Y para um projeto web por exemplo. Falar que o NetBeans usa wizards para tudo acho que é no mínimo um pouco de ignorância, pois não vejo mal algum neles… Não acho também que alguém que use o NetBeans tenha dificuldades extremas para migrar para o Eclipse, e o contrário tbm não é verdade.

Não uso o Eclipse por três razões: os plugins (mesmo que hj em dia existam wizards para atualizações e inserção de novos plugins), o NetBeans sempre dá suporte as novas tecnologias voltadas a Java antes provavelmente de qualquer IDE e porque trabalho melhor no NetBeans.

Resumindo, cada um usa a IDE que for mais produtivo e se um dia houver a necessidade de migrar para outra, nada que uma semana usando para acostumar com o novo ambiente.

Até mais!

Hum… “força” é um termo meio forte né??? “Facilita” é um termo mais justo :wink:

Tô com ele aqui, no meu Ubuntu.
Finalmente o pessoal da SUN se mexeu para melhorar o bicho.
Viva o benefício da concorrência.
Vamos ver do que o danado é capaz de fazer… :wink:

[quote=davidbuzatto][quote=alexrosa]Realmente o netbeans é um excelente IDE, mas acho que tantas facilidades podem num futuro nem tão distante deixar os desenvolvedores presos em um determinado IDE.

Falei! :D[/quote]

Acho que o NetBeans está no meio termo.

Nem com tantas “facilidades” (Delphi) nem com tantas “dificuldades” (Eclipse).

O maior problema do Delphi que eu vejo é que ele “força” de certa forma o desenvolvedor utilizar seus componentes prontos com acesso a banco, entre outras coisas, deixando assim o código totalmente estruturado. Não acho que o NetBeans faça isso. Sim, ele possui wizards (da mesma forma que o Eclipse), mas na maioria são wizards de configuração que nada mais fazem do que preparar o ambiente para o desenvolvedor, ao invés do mesmo ter que baixar um plugin-X para poder desenvolver tal tipo de projeto, ou mesmo ter que configurar uma estrutura de diretórios Y para um projeto web por exemplo. Falar que o NetBeans usa wizards para tudo acho que é no mínimo um pouco de ignorância, pois não vejo mal algum neles… Não acho também que alguém que use o NetBeans tenha dificuldades extremas para migrar para o Eclipse, e o contrário tbm não é verdade.

Não uso o Eclipse por três razões: os plugins (mesmo que hj em dia existam wizards para atualizações e inserção de novos plugins), o NetBeans sempre dá suporte as novas tecnologias voltadas a Java antes provavelmente de qualquer IDE e porque trabalho melhor no NetBeans.

Resumindo, cada um usa a IDE que for mais produtivo e se um dia houver a necessidade de migrar para outra, nada que uma semana usando para acostumar com o novo ambiente.

Até mais![/quote]Amém

[quote=microfilo][quote=davidbuzatto]
O maior problema do Delphi que eu vejo é que ele “força” de certa forma o desenvolvedor utilizar seus componentes prontos com acesso a banco, entre outras coisas, deixando assim o código totalmente estruturado.
[/quote]

Hum… “força” é um termo meio forte né??? “Facilita” é um termo mais justo :wink:
[/quote]

Por isso usei aspas :smiley:

[quote=Avelino]Tô com ele aqui, no meu Ubuntu.
Finalmente o pessoal da SUN se mexeu para melhorar o bicho.
Viva o benefício da concorrência.
Vamos ver do que o danado é capaz de fazer… :wink: [/quote]

Avelino

tentei instalar no meu ubuntu e tive esse erro /usr/share/themes/Crux/gtk-2.0/gtkrc:37: error: lexical error or unexpected token, expected valid token

você ja viu algo parecido, alguma dica?

valeu…

Tô querendo testar esse NB, mas não quero perder meu tempo:
Quanto de memória vcs possuem?Alguém aí tem 512MB?