Netbeans 6.0 release candidate 1 Acaba de sair do forno!

36 respostas
root_

Agora sim, nada de Betas… Release Candidate 1 lançado. Aos amantes do Netbeans, confirem em:

http://www.netbeans.org/community/releases/60/index.html

36 Respostas

Luca

Olá

Na verdade não acaba de sair porque já sabemos desta notícia há alguns dias.

Sugiro ler o blog do Chun e do Manoel Pimentel se quiser ficar em dia com as novidades do Netbeans.

[]s
Luca

davidbuzatto

Olá

Realmente a notícia é de alguns dias, mas acho que valeu o post.

Testei hoje o NetBeans e ele não deu nenhum problema, nenhum erro, usei ele até para dar uma palestra hoje na semana do meu curso e foi tudo ótimo. Instalei ele INTEIRO e funcionou normalmente. Para aplicações web eu ainda não testei, mas para aplicações desktop (normais ou usando o framework de binding com banco) - o matisse está ainda melhor - e UML funcinou tudo redondinho.

Até mais!

F

Galera, vocês não estão enganados não!?!? Acho que acaba de sair do forno sim a RC1, pois está lá como disponibilizada em 15/11/2007, acho que é hoje né? Abraços e bora testar.

Luca

Olá

Pois é, são tantos sites noticiando a saída hoje que já estou achando que sim. O Chun falou aqui trocentas vezes que já tinha baixado o RC1 a partir dos night builds e que já estava usando etc. e tal. O Manoel Pimentel também falou sobre o RC1. Então eu achei que não estava acabando de sair do forno.

Mas pelo que vejo, realmente está acabando de sair do forno oficial.

[]s
Luca

boaglio

O NetBeans tá vindo cheio de exemplos, uma interface mais agradável,muitas ferramentas de JSF/JPA inclusas… pois é , estou gostando disso :slight_smile:

chun

Agora o negocio eh testar e sair reportando os problemas…

Eu achei nota 10 o assistente de report de problemas que o 6.0 tem… dois clicks e tah aberto uma issue… sem precisar ficar se acabando… :slight_smile:

O matisse vem com coisas legais… o editor de codigo esta muito bom… o suporte a Java EE continua muito bom…

O que me deixou de cara mesmo foi o Profiler… no 6.0 ele tem UMA PORRADA de recursos a mais… e uteis… integracao com jconsole e jmeter… Heap Walk etc… etc…

vale a pena conferir :wink:

Marcio_Nogueira

Olá a todos, assim como alguns membros do guj, vinha aguardando o lançamento da nova versão do Netbeans. Acho o Netbeans um ótimo IDE (porém pesado), acredito que esta nova versão facilitará ainda mais o desenvolvimento de aplicações em java.

Um abraço.

S

Já estou usando.
Corrigiram um bug que havia nos betas anteriores, o de definir (graficamente) os nomes dos cabeçalhos das JTable.

Continua dando alguns NullPointerException enquanto uso, mas isso não atrapalha.

rodrigopmatias

hehe postei a noticia na madrugada que saiu mas o pessoal do GUJ não quis acreditar, veja saiu no BR-Linux tb a noticia http://br-linux.org/linux/foi-lancado-o-primeiro-rc-do-netbeans-6.0

Luca

Olá

Postou no GUJ? Qual link?

[]s
Luca

rodrigopmatias

O post foi removido ou moderado, acho que devido o fato da presença do meu blog, desculpa aê pessoal.

alexrosa

Realmente o netbeans é um excelente IDE, mas acho que tantas facilidades podem num futuro nem tão distante deixar os desenvolvedores presos em um determinado IDE.
Ao que me parece a idéia da Sun é criar uma cultura de “Desenvolvimento através de wizards”, ok é mais fácil desenvolver? sim é, mas e o desenvolver que usa apenas esse tipo de IDE ? E se amanhã a empresa adotar um Eclipse, ou qualquer outra IDE. Tenho certeza que esse desenvolver ou equipe irá ter muito problema, ou diria, terá que entender da estrutura de muitos ambientes e web-containers que não precisa com o netbeans, sem falar de algumas configurações de frameworks.
Bom isso me lembra muito o Delphi, a Borland pegou o Pascal enfiou em uma IDE produtiva e criou o Delphi e uma imensa comunidade de desenvolvedores “Delphi” e não Pascal, tanto é que se vc ver a grande maioria deles não sabe progamar em pascal sem o IDE.

Bom nada contra o NetBeans, mas sinceramente, ainda fico com o meu Elipse e todas as dificuldades que ele que ele tem “a falta de wizards” :slight_smile:

Falei! :smiley:

davidbuzatto

alexrosa:
Realmente o netbeans é um excelente IDE, mas acho que tantas facilidades podem num futuro nem tão distante deixar os desenvolvedores presos em um determinado IDE.
Ao que me parece a idéia da Sun é criar uma cultura de “Desenvolvimento através de wizards”, ok é mais fácil desenvolver? sim é, mas e o desenvolver que usa apenas esse tipo de IDE ? E se amanhã a empresa adotar um Eclipse, ou qualquer outra IDE. Tenho certeza que esse desenvolver ou equipe irá ter muito problema, ou diria, terá que entender da estrutura de muitos ambientes e web-containers que não precisa com o netbeans, sem falar de algumas configurações de frameworks.
Bom isso me lembra muito o Delphi, a Borland pegou o Pascal enfiou em uma IDE produtiva e criou o Delphi e uma imensa comunidade de desenvolvedores “Delphi” e não Pascal, tanto é que se vc ver a grande maioria deles não sabe progamar em pascal sem o IDE.

Bom nada contra o NetBeans, mas sinceramente, ainda fico com o meu Elipse e todas as dificuldades que ele que ele tem “a falta de wizards” :slight_smile:

Falei! :D

Acho que o NetBeans está no meio termo.

Nem com tantas “facilidades” (Delphi) nem com tantas “dificuldades” (Eclipse).

O maior problema do Delphi que eu vejo é que ele “força” de certa forma o desenvolvedor utilizar seus componentes prontos com acesso a banco, entre outras coisas, deixando assim o código totalmente estruturado. Não acho que o NetBeans faça isso. Sim, ele possui wizards (da mesma forma que o Eclipse), mas na maioria são wizards de configuração que nada mais fazem do que preparar o ambiente para o desenvolvedor, ao invés do mesmo ter que baixar um plugin-X para poder desenvolver tal tipo de projeto, ou mesmo ter que configurar uma estrutura de diretórios Y para um projeto web por exemplo. Falar que o NetBeans usa wizards para tudo acho que é no mínimo um pouco de ignorância, pois não vejo mal algum neles… Não acho também que alguém que use o NetBeans tenha dificuldades extremas para migrar para o Eclipse, e o contrário tbm não é verdade.

Não uso o Eclipse por três razões: os plugins (mesmo que hj em dia existam wizards para atualizações e inserção de novos plugins), o NetBeans sempre dá suporte as novas tecnologias voltadas a Java antes provavelmente de qualquer IDE e porque trabalho melhor no NetBeans.

Resumindo, cada um usa a IDE que for mais produtivo e se um dia houver a necessidade de migrar para outra, nada que uma semana usando para acostumar com o novo ambiente.

Até mais!

Rubem_Azenha

Hum… “força” é um termo meio forte né??? “Facilita” é um termo mais justo :wink:

Avelino

Tô com ele aqui, no meu Ubuntu.
Finalmente o pessoal da SUN se mexeu para melhorar o bicho.
Viva o benefício da concorrência.
Vamos ver do que o danado é capaz de fazer… :wink:

Rodrigo.Lima

davidbuzatto:
alexrosa:

Falei! :D

Acho que o NetBeans está no meio termo.

Nem com tantas “facilidades” (Delphi) nem com tantas “dificuldades” (Eclipse).

O maior problema do Delphi que eu vejo é que ele “força” de certa forma o desenvolvedor utilizar seus componentes prontos com acesso a banco, entre outras coisas, deixando assim o código totalmente estruturado. Não acho que o NetBeans faça isso. Sim, ele possui wizards (da mesma forma que o Eclipse), mas na maioria são wizards de configuração que nada mais fazem do que preparar o ambiente para o desenvolvedor, ao invés do mesmo ter que baixar um plugin-X para poder desenvolver tal tipo de projeto, ou mesmo ter que configurar uma estrutura de diretórios Y para um projeto web por exemplo. Falar que o NetBeans usa wizards para tudo acho que é no mínimo um pouco de ignorância, pois não vejo mal algum neles… Não acho também que alguém que use o NetBeans tenha dificuldades extremas para migrar para o Eclipse, e o contrário tbm não é verdade.

Não uso o Eclipse por três razões: os plugins (mesmo que hj em dia existam wizards para atualizações e inserção de novos plugins), o NetBeans sempre dá suporte as novas tecnologias voltadas a Java antes provavelmente de qualquer IDE e porque trabalho melhor no NetBeans.

Resumindo, cada um usa a IDE que for mais produtivo e se um dia houver a necessidade de migrar para outra, nada que uma semana usando para acostumar com o novo ambiente.

Até mais!

Amém

davidbuzatto

microfilo:
davidbuzatto:

O maior problema do Delphi que eu vejo é que ele “força” de certa forma o desenvolvedor utilizar seus componentes prontos com acesso a banco, entre outras coisas, deixando assim o código totalmente estruturado.

Hum… “força” é um termo meio forte né??? “Facilita” é um termo mais justo :wink:

Por isso usei aspas :smiley:

afamorim

Avelino:

Avelino

tentei instalar no meu ubuntu e tive esse erro /usr/share/themes/Crux/gtk-2.0/gtkrc:37: error: lexical error or unexpected token, expected valid token

você ja viu algo parecido, alguma dica?

valeu…

Ironlynx

Tô querendo testar esse NB, mas não quero perder meu tempo:
Quanto de memória vcs possuem?Alguém aí tem 512MB?

afamorim

Meu velho, com 512 hoje são poucas as IDES que vão lhe atender…
O netbeans vai lhe dar dor de cabeça.

o eclipse por exemplo so se for sem os plugins senão vira lenda tambem,

Quanto mais recurso uma ide possui, mais funcionalidades vai carregar na memória, é matemática não mágica que de jeito.

joede.fadel

tenho 512 trabalhando em dual e ateh agora o netbeans 6, por enquanto ele naum deu nenhum problema soh eh um pouco lento pra abri

davidbuzatto

Ironlynx:
Tô querendo testar esse NB, mas não quero perder meu tempo:
Quanto de memória vcs possuem?Alguém aí tem 512MB?

Olá!

Então, como disseram acho que 512 vai ser pouco. O NetBeans 6 realmente é bem demorado na primeira carga, mas vc pode optar por instalar apenas os módulos que realmente usa creio que o tempo de carga e o peso do mesmo seja diminuído. Baixe a versão completa que na instalação ele pergunta quais módulos vc deseja instalar. Eu instalei ele quase que completo (para testar), só tirei da lista o C++ e os servidores (menos o tomcat). No meu caso, estou rodando com 1gb de ram, e meu processador não é dual. Quando sair a versão final eu acho que vou fazer duas instalações do mesmo. Uma para trabalhar só com SE e uma para Web. Não sei se isso é viável, mas creio que vá deixar ele mais leve.

Até mais!

Java_Vinicius_Machin

afamorim:
Meu velho, com 512 hoje são poucas as IDES que vão lhe atender…
O netbeans vai lhe dar dor de cabeça.

o eclipse por exemplo so se for sem os plugins senão vira lenda tambem,

Quanto mais recurso uma ide possui, mais funcionalidades vai carregar na memória, é matemática não mágica que de jeito.

Aqui com 1GB e linux (sem GNOME, só no Wmaker) não dá pra usar o Matisse corretamente. O NB como sempre “dança” na memória. :?

Avelino

afamorim:
Avelino:

Avelino

tentei instalar no meu ubuntu e tive esse erro /usr/share/themes/Crux/gtk-2.0/gtkrc:37: error: lexical error or unexpected token, expected valid token

você ja viu algo parecido, alguma dica?

valeu…

Não, nenhuma.
Mas pelo que vi do seu erro, parece ser algo referente ao tema.
Vou mudar o meu aqui pra ver o que ocorre…

afamorim

Rapaz, tava pesquisando e descobri que isso ocorre com quem usa java 1.5, vou mudar a versão que uso na minha maquina p/ teste e posto o resultado.

Eu to usando aquelas firulas do ubuntu de interface grafica, pode ser que isso esteja afetando.

S

Aqui, no trabalho, são 2GB e funciona legal.
Mas, com os 512MB de casa, fica lento mesmo.

chun

ao afamorim e ao schuenemann

http://www.go-java.com/blog/2007/10/18/1192733412039.html

http://www.go-java.com/blog/2007/10/25/1193339444303.html

S

Já uso a versão mais “light” (só uso pra JSE), mas vou testar as configurações.
Obs: Copia o nome, que é mais fácil :mrgreen:

ivo_costa

Eu instalei no meu notebook velho o netbeans SE (o mais simples pra java) pra ver o que aconteçe, demorou pra carregar mais consegui fazer uma tela com uma table, abas, vários botões, programei uns eventos…

Configuração: 256 Ram, pentium III 850Mhz

OBs.: eu uso um windows que foi personalizado por um grupo chines, russo, coreano, norte americano ou outra nacionalidade (só sei que os caras são bons). Esse windows vem totalmente capado o intalador dele é uns 100mb e sobe usando 20mb de ram.

Flw!

chun

o cara me dizer que com 1 gb de ram o matisse nao roda… eh pra acabar hein ?

ivo_costa

Concerteza com 1gb roda e com 512 dá pra fazer várias coisas (não aplicações de grande porte), só se o pc estiver com spyware ou estiver com o vista cheio de recursos.

S

Mesmo com 2 GB (Win XP), às vezes demora para abrir o .form de uma classe com tabela, alguns botões, labels… Mas algo que demora BASTANTE é renomear variáveis do .form quando este já está grandinho.

O

o RC2 está disponível.

http://www.netbeans.org/community/releases/60/index.html

root_

Agora o RC2, mais acho que ainda n compensa o DL, pelo menos no meu caso!

R

Estou migrando do eclipse para o netbeans, e realmente parece muito bom.
Mas o editor esta muito dificil de se acostumar.

Abaixo segue as teclas de atalho que eu mais uso no eclipse, existe algo semelhante no netbeans

ctrl+o = ajusta os imports
ctrl+shift+F5 = muda entre as abas do editor
ctrl+shift+F6 = muda entre as abas do editor
ctrl+shift+R = procura um arquivo qualquer
ctrl+shift+T = procurar uma classe
ctrl+k = procura um texto

W

Abaixo segue as teclas de atalho que eu mais uso no eclipse, existe algo semelhante no netbeans
Sim vc. pode configurar o editor do NBeans p/ usar os mesmos atalhos do Eclipse…

Criado 14 de novembro de 2007
Ultima resposta 22 de nov. de 2007
Respostas 36
Participantes 21