netBeans 6.0

21 respostas
leohunther

Fala gente boa, sempre usei o Eclipse mas agora com a saida do netBeans 6.0 to querendo aprender netBeans 6.0.
Mas não consigo colocar aquivos no classpath como no eclipse, gostaria de fazer como no eclipse:
criava uma pasta que vai com o dist do meu aplicativo, dentro dela eu coloco todos os .jar que eu uso, e coloco eles no classpath pelo project, assim se eu precisar do projeto em outro lugar eles tão na pasta do projeto.
No NetBeans eu não cosigo fazer assim.
Baixei uns tutoriais do site do netbeans, mas no tutorial eu tenho que criar outro projeto pra poder configurar o classpath, e ai cria um método acrostic, não queria fazer assim não. Não dá pra fazer como no eclipse? Clica com o direito escolhe o .jar e pronto.

Grato qualquer ajuda, vou insistir pra tentar aprender NetBeans.

21 Respostas

roberiomatos

Kara assim, independente de onde vc coloque seus .jar, quando vc coloca pro netbeans “CONSTRUIR PROJETO” ele copia todos os .jar que vc adicionou ao projeto para dentro do dist se for 1 aplicação Desktop ou para o build se for 1 aplicação web, então não se preoculpe em onde vc ta salvando seus .jar, pois quando vc mandar construir ele copia todos os .jar pra vc

blz?
qualquer duvida sobre netbeans so falar =)

Ps.: I Love NetBeans =)

netShot

roberiomataos…

Desculpe mudar um pouco o rumo do assunto, mas, tem como eu incluir os arquivos do jasper no meu projeto pelo netbeans e usá-los sem ter que usar o caminho completo ?

wamarra

netShot:
roberiomataos…

Desculpe mudar um pouco o rumo do assunto, mas, tem como eu incluir os arquivos do jasper no meu projeto pelo netbeans e usá-los sem ter que usar o caminho completo ?

Olá,

Tem sim, eh só acessar as properties do seu projeto --> Libraries --> Add Library --> Manage Libraries --> New Library, defina um nome para a sua Library --> OK --> Add JAR/Folder, ai eh só procurar pelos JARs do Jasper que deseja utilizar. Vlw!?

T+

naursouto

roberiomatos,

estou utilizando o netbeans 6 no linux ja a algum tempo sem problemas, mas quando tentei utilizar no vista, ele trava sempre…

vcs estao conseguindo rodar normal???

Desde já obrigado

andersondamasio

To usando ele no Windows XP e ele ta travando também…
mas só quando se vai abrir páginas jsp e as vezes quando eu uso Ctrl+space nelas também.
Fora isso a IDE está muito boa.

NetBeans 6.0
http://www.netbeans.org/

wamarra

naursouto:
roberiomatos,

estou utilizando o netbeans 6 no linux ja a algum tempo sem problemas, mas quando tentei utilizar no vista, ele trava sempre…

vcs estao conseguindo rodar normal???

Desde já obrigado

Não seria os recursos da sua máquina… Uma vez que o vista eh pesado e netbeans também. Ou pode está sendo bloqueado por algum Firewall, dê uma olhada nisso. :idea:

Abraços

andersondamasio

Se caso você quizer adicionar um jar direto no classpath da aplicação faça como na imagem a seguir

paulohbmetal

leohunther:
Fala gente boa, sempre usei o Eclipse mas agora com a saida do netBeans 6.0 to querendo aprender netBeans 6.0.
Mas não consigo colocar aquivos no classpath como no eclipse, gostaria de fazer como no eclipse:
criava uma pasta que vai com o dist do meu aplicativo, dentro dela eu coloco todos os .jar que eu uso, e coloco eles no classpath pelo project, assim se eu precisar do projeto em outro lugar eles tão na pasta do projeto.
No NetBeans eu não cosigo fazer assim.
Baixei uns tutoriais do site do netbeans, mas no tutorial eu tenho que criar outro projeto pra poder configurar o classpath, e ai cria um método acrostic, não queria fazer assim não. Não dá pra fazer como no eclipse? Clica com o direito escolhe o .jar e pronto.

Grato qualquer ajuda, vou insistir pra tentar aprender NetBeans.

Fala aí Leo, blz? Seguinte cara, tem uma maneira muito simples de fazer isso. Clique com o botão direito em seu projeto na aba Projects(projetos)->Properties(Propriedades)->Libraries(Bibliotecas)->Add Jar/Folder.

Aí, como nosso colega já disse, quando vc fizer o build do projeto o Netbeans vai organizar isso pra vc, colocando suas bibliotecas no devido lugar.

Bom, qualquer coisa, posta aí…

A Paz!

naursouto

Wesley Marra:

Não seria os recursos da sua máquina… Uma vez que o vista eh pesado e netbeans também. Ou pode está sendo bloqueado por algum Firewall, dê uma olhada nisso. :idea:

Abraços

Olá Wesley,

Acho que acabei passando uma idéia errada… não é que toda a IDE trava sempre… estou tendo exatamente os mesmos problemas que o Anderson citou. Está travando sempre nas JSP’S quando teclo Ctrl+Space.
Cheguei mesmo a pensar que poderia ser o meu note, mas a configuração dele é similar ao micro que rodo linux, só que com mais memória.

Pelo menos já fico mais tranquilo sabendo que é algum probleminha ainda com JSP x Windows.

[]'s

roberiomatos

Galera é o seguinte, o netBeans 6.0 realmente da umas “travadinhas” quando vc aperta o Ctrl + Espaço, em um seminário que estive em novembro aki em fortaleza conversei com 1 engenheiro q participa do desenvolvimento do netBeans 6.0 e questionei esse problema da “travadinha”, e ele respondeu q é 1 pequeno bug q vai ser corrigido nas atualizações seguintes… (so deus sabe quando…)
então pro povo q quer programar em java utilizando o netBeans eu aconselho usar o 5.5.1, pois uso ele a 1 bom tempo e não da essas “travadinhas”, pelo menos ate sair mais atualizações pro netBeans 6.0.

=)

leohunther

Fala dinovo aí gente boa!
roberiomatos,andersondamasio e paulohbmetal; Fiz isso ai que o vocês disseram e deu certinho.
Grato a todos que ajudaram!

Gostei que o netBeans já cria pra você a pasta lib, para desktop. É tranquilinho, maneiro.
Agora to com um probleminha, no eclipse eu tinha uns problemas quando criava .jar, mas depois conheci o plugin net.jar e meus problemas se acabaram-se.
No netBeans to com o mesmo problema: quando eu vou executar o .jar que criou no dist, ele executa legal pelo windows, mas como eu uso umas classes que não tem no JRE, como swingX por exemplo. Acontece que o .jar só executa no mesmo diretório que está o lib. Se eu tiver que levar o .jar pra outro lugar tenho que levar o lib também. Bem, pensei em simplismente criar outro jar com o pasta lib dentro, aí meu problema seria resolvido. Mas cria um outro, que é: se eu tiver uns 40 .jar’s na pasta lib, mas desses .jar eu só usar umas ou duas classes de cada. Se eu fizer o .jar que executa com todos esses dentro, eu vou estar importando um monte de coisa que não to usando.
No plugin do eclipse ele só coloca entro do .jar as classes das bibliotecas que ele ta usando e não todas.
No netBeans tem plugin pra isso, ou tem uma forma de criar um jar com as classes de outros .jar sem ter que levar os .jar inteiros, ou seja, usar a classe JXFrame do .jar swingLabs.1.9.1.jar e quando eu criar o .jar dentro desse .jar a classe JXFrame, não o swingLabs todo.
Valeu gente, tamos aí !

dicabeca

so um OBS esse netBeans é o MELHOR!!!

leohunther

Engraçado também goste dessa versão por isso que to querendo aprender ela.
Comecei a achar estranho que a sun ta dando mais moral pro NetBeans, no site dá sun de cara já tem dois links pro NetBeans. Fora a quantidade de plugins do NetBeans.

davidbuzatto

leohunther:
Fala dinovo aí gente boa!
roberiomatos,andersondamasio e paulohbmetal; Fiz isso ai que o vocês disseram e deu certinho.
Grato a todos que ajudaram!

Gostei que o netBeans já cria pra você a pasta lib, para desktop. É tranquilinho, maneiro.
Agora to com um probleminha, no eclipse eu tinha uns problemas quando criava .jar, mas depois conheci o plugin net.jar e meus problemas se acabaram-se.
No netBeans to com o mesmo problema: quando eu vou executar o .jar que criou no dist, ele executa legal pelo windows, mas como eu uso umas classes que não tem no JRE, como swingX por exemplo. Acontece que o .jar só executa no mesmo diretório que está o lib. Se eu tiver que levar o .jar pra outro lugar tenho que levar o lib também. Bem, pensei em simplismente criar outro jar com o pasta lib dentro, aí meu problema seria resolvido. Mas cria um outro, que é: se eu tiver uns 40 .jar’s na pasta lib, mas desses .jar eu só usar umas ou duas classes de cada. Se eu fizer o .jar que executa com todos esses dentro, eu vou estar importando um monte de coisa que não to usando.
No plugin do eclipse ele só coloca entro do .jar as classes das bibliotecas que ele ta usando e não todas.
No netBeans tem plugin pra isso, ou tem uma forma de criar um jar com as classes de outros .jar sem ter que levar os .jar inteiros, ou seja, usar a classe JXFrame do .jar swingLabs.1.9.1.jar e quando eu criar o .jar dentro desse .jar a classe JXFrame, não o swingLabs todo.
Valeu gente, tamos aí !

Mas porque isso? Vc num vai precisar importar só o JXFrame, mas todas as classes que ele usa (se houverem).
Crie seu dist com os .jars completos, como tudo que precisa para não dar problema.

davidbuzatto

Gosto do NetBeans, mas não concordo…
Isso sim é IDE http://www.jetbrains.com/. :slight_smile:

leohunther

Po! Beleza! Tudo bem assim mesmo. Mesmo considerando que o pacote jdesktop do swing tem 1M. E meu programa vou importar um monte de classe sem estar usando. Mas de qualquer forma se você ta usando swingX a idéia é usar tudo que você precisa do mesmo .jar. É que no eclipse eu fazia diferente.

Mas se falando de swing é melhor importar tudo mesmo.
Eu provalvelmente vou usar grande parte do que ta lá.

Mas da mesma forma não sei como criar a lib dentro do .jar .
Pode me ensinar?
Eu acho um problema bem sério pra java desktop, você ter que ficar carregando uma pasta pra onde você lavar o programa. Podendo só levar o .jar e tudo dentro dele. Sem falar que fica menor tudo compactado.
Valeu, grato!

W

[quote] Gosto do NetBeans, mas não concordo…
Isso sim é IDE http://www.jetbrains.com/.[/quote] + 1.
Já viu o suporte que elá tem para Ruby, iBATIS, SGBD, JSF, Struts2 (beta), Tomcat, JBoss,etc…etc… e mais uma infinidade de plugins.Agora se é para copiar pelo menos que tenha alguns atrativos a mais. O Nbeans está no caminho certo mais não pode ficar acomodado.

davidbuzatto

leohunther:
Po! Beleza! Tudo bem assim mesmo. Mesmo considerando que o pacote jdesktop do swing tem 1M. E meu programa vou importar um monte de classe sem estar usando. Mas de qualquer forma se você ta usando swingX a idéia é usar tudo que você precisa do mesmo .jar. É que no eclipse eu fazia diferente.

Mas se falando de swing é melhor importar tudo mesmo.
Eu provalvelmente vou usar grande parte do que ta lá.

Mas da mesma forma não sei como criar a lib dentro do .jar .
Pode me ensinar?
Eu acho um problema bem sério pra java desktop, você ter que ficar carregando uma pasta pra onde você lavar o programa. Podendo só levar o .jar e tudo dentro dele. Sem falar que fica menor tudo compactado.
Valeu, grato!

Um .jar não carrega .jars que estão dentro dele. Tem que ser como o NetBeans faz.
Vc acha 1 mb muito grande? Eu tenho aplicações web que depois de empacotadas ficavam com quase 20mb, e quase todo esse tamanho são os .jars (hibernate, spring, jasperreports, jsf e todas as dependencias dos mesmos…).
Não acho que 1mb seja problema.

leohunther

Eu só citei que é 1mb, não é grande não.

Mas um jar carrega outros jars dentro dele sim, se não eu vou ter que ficar levando uma pasta cheia de .jars todas as vezes que eu tiver que instalar um aplicativo.
Eu sei que pra web isso é interessante, mas pra deskto? Ficar levando pasta lib fora do .jar não tem sintido.
Mas fácil levar dentro do .jar
Eu creio que de pra fazer isso via comando jar do JDK ( vou testar aqui). Mas o ideal era o IDE já fazer pra você.
Valeu

leohunther

po. Ia testar mas essa IDE ai é paga, não vou testar não : (

roberiomatos

Gosto do NetBeans, mas não concordo…
Isso sim é IDE http://www.jetbrains.com/. :slight_smile:

Baixando a versão trial pra conferir… (nunca tinha ouvido falar…)

O problema de aplicação desktop não é justamente isso… vc ter q ficar levando arquivos de um computador para outro… xD
axo q vc deveria migrar esse sistema pra web… muito melhor ^^

Criado 9 de janeiro de 2008
Ultima resposta 10 de jan. de 2008
Respostas 21
Participantes 10