Vi muitos comentários, logo depois do lançamento do Netbenas 6, sobre a sua melhora de desempenho.
Estou utilizando o Netbeans 6 a um bom tempo, no Ubuntu 7.10 (Gusty), e siceramente até hoje não consegui perceber esta melhora.
O editor de código é muito lento e o Matisse demora pra carregar as propriedades quando clico num componente, e estes são só alguns exemplos.
Não sei se a melhora de desempenho ocorreu mais em outros pontos ou plugins do NetBenas, mas pelo menos no que uso, realmente não percebi.
O que gostaria de saber mesmo é se mais alguém têm tidos problemas com o desempenho, ou se sabem se isto é um problema de NetBeans + Ubuntu, ou ainda se existe alguma dica pra melhorar este desempenho.
entao cara,
eu vi o netbeans funcionar bem mesmo em um computador com no minimo 1GB de memoria, funciono que era uma maravilha.
Quais as conf do seu pc?
pintofree
veio, o netbeans tem um desempenho notavel com relação ao windows X Linux, isso claro comparando os 2 no mesmo pc. testa ai o netbeans no windows no seu pra ver, se ficar mais lerdo que no seu ubuntu algum problema ta acontecendo com seu ubuntu
D
djemacao
andreymb:
Vi muitos comentários, logo depois do lançamento do Netbenas 6, sobre a sua melhora de desempenho.
Estou utilizando o Netbeans 6 a um bom tempo, no Ubuntu 7.10 (Gusty), e siceramente até hoje não consegui perceber esta melhora.
O editor de código é muito lento e o Matisse demora pra carregar as propriedades quando clico num componente, e estes são só alguns exemplos.
Não sei se a melhora de desempenho ocorreu mais em outros pontos ou plugins do NetBenas, mas pelo menos no que uso, realmente não percebi.
O que gostaria de saber mesmo é se mais alguém têm tidos problemas com o desempenho, ou se sabem se isto é um problema de NetBeans + Ubuntu, ou ainda se existe alguma dica pra melhorar este desempenho.
Valeu!
Tem umas lendas por ai. Realmente, dependendo do que for fazer, o NetBeans 6 deixa sua máquina no chão. Precisa de processador muito bom e 1GB de RAM. Se for usar o Visual Web, menos de 2GB você vai sofrer. Isso claro, se fizer uma boa otimização.
Se usar menos de 1GB, trabalhe com o NetBeans 5.5, que também é muito bom e baixe o 6 apenas para os pontos específicos que deseja trabalhar. Isso melhora consideravelmente o desempenho.
Abraço e boa sorte
Dieval_Guizelini
A melhor forma é ter recurso de máquina mesmo,
mas caso você queira dar uma “encolhida” no netbeans, dê uma olhada no arquivo etc/netbeans.conf localizado abaixo do diretório de instalação do netbeans.
Remova o glassfish, se você não precisar dele.
aumente a memória, caso você disponha.
Existe alguns links para otimizações, mas você pode ir nos pluggins e remover o que você não utilize.
Existe um post no blogger de alguém aqui no guj que dá detalhes maiores sobre esse assunto, mas eu não achei…
nos foruns do netbeans.org também tem dicas a respeito.
fw
A
andreymb
Bem, quanto a configuração de hardware, acho que minha máquia está razoável:
AMD Sempron™ Processor 3000+
1 GB de Ram
Também desativei e desinstalei todos os plugins/módulos que não uso. Deixei só a parte dedicada a aplicações desktop.
Além disso, já alterei o netbeans.conf, colocando 512MB de heap e também aumentei o tamanho inicial da heap.
Vou dar uma olhada nesses links que o Dieval Guizelini, pra ver se tem mais alguma coisa que eu possa fazer, mas acho que vou acabar concordando que isso é uma lenda.
Obs: Não sei porque tem auto-completar no NetBeans. Até ele exibir a lista dá tempo de escrever duas vezes o que você está querendo. Muito lento.
A
andreymb
Só pra constar, não sou desses defensores de IDE que idolatram o eclipse e tudo mais. Acho que ambas as IDEs possuem muitas coisa boas. Mas penso que a Sun perde muito simplesmente ignorando o SWT, sendo que é evidente o melhor desempenho. Acho que há muito já deveria estar incluído no JDK.
Ah, e a bola fora do Eclipse foi ter deixado de lado o VEP. pena mesmo…
na hora de fazer o download do netbeans , vc pode fazer o download separadamente para oq vc precisa mesmo , para javaEE , javaME , javaSE entre outras partes…
derrepente baixa o netbeans feito para o que vc trabalha …
Uma das maneira que podemos usar para deixar o NetBeans mais rapido é essa: abram o arquivo C:\Arquivos de Programas\NetBeans\etc\conf[b]netbeans.clusters[/b] dentro do Wordpad.
Basta colocar um # nos módulos que não queremos carregar junto com o programa, assim ele ficará mais rápido.
Aqui o arquivo ficou assim:
Fizemos esse procedimento aqui na Faculdade e o programa está abrindo bem mais rápido!
Abraços
Daniel_Lima
andreymb:
Valeu!
Cara eu acho que deve ter algum problema com os pacotes deb do Java no Ubuntu. Eu tinha aqui no meu notebook e era lerdo pra caramba. Depois desisti dos problemas que o Ubuntu tava dando (essa versão 7.10 pelo menos pra mim veio cheia de problemas) e instalei o Mandriva 2008. Rapaz, só alegria. O sistema é muito rápido, e não sei que mágica eles fizeram com os pacotes do java que no Mandriva é muito mais rápido, nem se compara. Pra você ter uma idéia, o JBoss inicia no Mandriva em 15 segundos em média, e no Ubuntu demorava uns 40 segundos em média. O Netbeans também é bem mais rápido no Mandriva do que no Ubuntu, não calculei o tempo, mas é nítida a diferença.
Então fica a dica, talvez seja algum problema com os pacotes disponibilizados pelo Ubuntu para instalação do Java, talvez se você desinstalar os debs e instalar o do site da Sun direto melhore o desempenho. Ah, e minha máquina é um Turion 64 X2 com 1 Giga de RAM, nem é tão diferente da sua.
RenataFA
Bem, estou usando o NB 6.0 no Windows XP e no Linux (Slack). Antes eu usava o 5.5. Achei que ficou mais bonitinho, mas nunca mais rápido. Na minha opinião tá na msma velocidade que antes.
O que achei bem estranho no NB 6.0 foi que já por várias vezes ele travou minha máquina simplesmente por estar aberto, msm sem eu estar usando. Ou seja, eu abro, faço algo, deixo ele parado, a sensação que tenho é que ele vai carregando a memória e nunca libera, pq chega uma hora que trava tudo. Isso ocorre sempre que abro telas com muitos componentes (desenvolvo desktop).
Eu só instalei o que eu uso no NB 6.0, e minha máquina é razoável tb… um P4 com 1G. No outro NB isso não acontecia (claro que tinham outros bugs, enfim, esse pelo menos não tinha).
sei q o post é velhinho, mas ainda não consegui resolver.
RenataFA, li q pra vc tranca o NB qdo abre uma tela cheia de components, pra mim tambem acontece, isto ja acontecia desde o NB 5.5, foi qdo eu troquei para o 6, aprincipio melhorou mas depois, começou novamente, pra abrir uma tela demora muito.
vc ja achou alguma solução para o netbeans ?, não estou procurando soluções como trocar para o eclipse.
RenataFA
bruxel:
sei q o post é velhinho, mas ainda não consegui resolver.
RenataFA, li q pra vc tranca o NB qdo abre uma tela cheia de components, pra mim tambem acontece, isto ja acontecia desde o NB 5.5, foi qdo eu troquei para o 6, aprincipio melhorou mas depois, começou novamente, pra abrir uma tela demora muito.
vc ja achou alguma solução para o netbeans ?, não estou procurando soluções como trocar para o eclipse.
VELHINHO?! Tem quase 3 anos!!!
Eu já nem uso mais essa versão de NB, nem meu computador é mais o mesmo e nem tenho mais esse problema.
Atualize seu NB, se ainda está usando o 6 vc está desatualizadaço! rs
bruxel
eu to usando o 6.8, e ainda da o problema,
vc tem alguma ideia ?
RenataFA
Tb uso esse dai e não tenho nenhum problema.
Troquei de máquina tb, vai ver foi isso, esse é melhor.
bruxel
acho, q resolvi,
tava usando o netbeans 6.8 FULL, baixei a versao somente SE, parece q ta funcionando bem,
vou seguir o conselho de um blog q achei, e não lembro onde.
usar sempre a versão do netbeans para o meu objetivo e nunca mais a versão FULL.
no caso poderei ter varias instalações do netbeans.