Olá pessoal, estou com uma dificuldade na criação do jar de minha aplicação pelo netbeans.
O arquivo manifest, mesmo setando a minha classe principal, não possui a linha Main-Class: Principal.class. O projeto está configurado corretamente.
O problema está acontecendo a partir da versão 6, na 5 funcionava. É como se um template estivesse errado. O arquivo project.properties na linha que define a classe principal também já verifiquei e está correto “main.class=visao.swingbean.professores.MenuCadastros”.
Se alguém descobrir algo, por favor, estou precisando.
Obrigado.
Qual o tipo de projeto você está utilizando?
Estou com o NB 6.1 beta e tudo está funcionando corretamente para projetos do tipo Java Application. Por exemplo, para projetos do tipo Java Class Library realmente não deve gerar.
Outra consideração, esta entrada no manifest apenas é inserida em tempo de build…
opa Anibal… blz?
tenho a versao: NetBeans IDE 6.0 (Build 200711261600)!
nao tenho esse problema… fiz diversos testes e funcionou!
ja tentou dar um clean and rebuild?
as vezes ele nao ta pegando novamente…
Outro dia tive um problema similar, mas com a geração de arquivo WAR.
Como estou estudando o livor Desenvolvendo aplicações web com netbeans ide 6 do autor Edson, perguntei a ele que me ensinou o seguinte:
Se eu abrir um projeto da versão anterior do NetBeans ou de outra instalação, o programa pode ter deixado “rastros” que devem ser apagados ou comentados. No meu caso, eu tava usando o NetBeans 6 pra aprender, mudei pro 6.1 assim que comprei o livro e aconteceu esse “pau”. O Ant pegava arquivos ou melhor, tentava pegar arquivos na antiga instalação feita, num lugar que não existia mais.
Então, entrei na janela Files em nbproject/private/private.properties e descobri que ele continha o seguinte:
libs.jsf12-support.classpath.libfile.1=C:\NetBeans 6.0\visualweb1\modules…
Esse código era do antigo. Eu comentei todos, pq em project.properties, fora da pasta private, continha a mesma, mas com o caminho diferente. Acho que isso é um bug de importação que não apaga o caminho anterior, sei lá.
Olá Anibal…belz
Pode ter acontecido o que o nosso amigo postou anteriormente…do caso de ter algum lixo de referência enválida da versão anterior usada do netbeans…
então caso tenha desenvolvido o seu projeto em uma versão anterior tenta jogar o src da sua aplicação em uma nova aplicação nessa nova versão que está usando…
…
Se for este o problema pode dar certo.
Valei Anderson, e pessoal, muito obrigado pelas idéias.
De fato, as aplicações novas estão corretas, funcionam perfeitamente. Como o meu projeto foi herdado de uma versão 6 Mxxx então havia o problema. Busquei no arquivo de propriedades do projeto e não encontrei o problema. O que fiz foi recriar o projeto e transferir todos os arquivos necessários para o novo projeto e … funcionou.
Obrigado a todos e principalmente fiquei muito feliz de ver o Anderson ajudando este velho professor, muito obrigado.
Um complemento: nunca use a IDE para gerar arquivos JAR, WAR ou o que for, exceto para teste de desenvolvedor. Utilize ant, maven, rake, o que quer que seja para erar um WAR/JAR/EAR/HAR/SAR de verdade (que vai pra QA ou produção)
Não importa. Você deve poder gerar o artefato sem IDE. Se ele permite que você utilize este buildfile em linha de comando é isso que deve fazer ao gerar um.
Gerar artefatos para produção pela IDE é implorar para (1) não ter um processo determinístico, (2) se amarrar eternamente ao fornecedor e (3) não conseguir fazer coisas básicas como continuous interation.